Proposta do Programa

O programa de pós graduação em Nanociências e Materiais Avançados (PPG-NMA) iniciou suas atividades em 2007, justamente um ano depois do início das atividades de ensino da Universidade Federal do ABC. O curso foi concebido de acordo com o projeto pedagógico da UFABC e, por isso, com caráter inter e multidisciplinar. O projeto proposto visava dar ao aluno uma formação interdisciplinar e ao mesmo tempo ser adequado às demandas do setor produtivo da região. A UFABC está localizada na região do ABC, importante polo industrial da grande São Paulo e do Brasil e desde o início, o curso tem sido bastante procurado por candidatos vinculados a indústrias locais. Porém, o PPG-NMA tem se mostrado atrativo também para os mais diversos candidatos estrangeiros e candidatos com perfil estritamente acadêmico. Como o curso foi um dos pioneiros da UFABC, teve ao longo dos anos uma evolução muito positiva em relação a diversidade de linhas de pesquisa de seu corpo docente, requisito importante dentro da proposta de interdisciplinaridade. A robusta contribuição do PPG-NMA para o padrão de excelência em nível internacional que a UFABC conquistou é inquestionável. Hoje o curso conta com duas grandes linhas de pesquisa, Nanociên-cia e Materiais Funcionais Avançados, que abrangem os mais diversos projetos científico-tecnológicos tais como síntese, caracterização e aplicação de nanoestruturas metálicas, orgânicas e de semicondutores, desenvolvimento de materiais condutores e magnéticos, desenvolvimento e caracterização de materais recicláveis e biodegradáveis, desenvolvimento e caracterização de materiais cerâmicos, síntese caracterização e aplicação de polímeros, desenvolvimento de materiais para reparação tecidual, fotônica e fotoquímica aplicada à nanociência e materiais, desenvolvimento de sensores e biosensores, desenvolvimento e caracterização de catalisadores associados a nanoestruturas, desenvolvimento de materiais destinados à captação e conversão de energia solar, desenvolvimento de nanoestruturas para ação biológica, nanotoxicologia, nanomedicina, cálculos teóricos tais como dinâmica molecular e cálculos quânticos aplicados a nanociência e materiais, entre outras. Ao se inserir em um dos grupos de pesquisa liderados por docentes do PPG-NMA, o aluno tem a oportunidade de aprender as mais avançadas técnicas tais como espectroscopia de absorção de luz UV-visível, de luz circularmente polarizada, microscopia de força atômica, ressonância paramagnética eletrônica, microscopia eletrônica de varredura, análise termogravimétrica, calorimetria, fluorescência resolvida no tempo, difração de raio-X, espalhamento de luz estático e dinâmico, cultura celular, purificação de proteínas, produção de lipossomos e de vesículas unilamelares gigantes, crescimento de filmes finos, cálculos teóricos computacionais, entre outras. As disciplinas obrigatórias e eletivas estão estruturadas para propiciar ao aluno uma formação interdisciplinar abrangente, de tal forma que, independentemente da especificidade do projeto desenvolvido durante o período de Mestrado ou Doutorado, o aluno adquira uma visão ampla da Ciência e seja capaz de atuar em equipes multidisciplinares, uma característica de profissional cada vez mais cobiçada pelo mercado de trabalho. Além da formação de alto nível, ampla e abrangente, o aluno do PPG-NMA encontra no ambiente acadêmico da UFABC amplas oportunidades de internacionalização, de contato com o setor produtivo, registro softwares, depósito de patentes e empreendedorismo. A obrigatoriedade de um período de estágio docente propicia também um base para os interessados na docência. Dessa forma, o PPG-NMA se apresenta como um curso moderno, dinâmico, de alto valor científico-tecnológico e de inserção social.