Nano recebe discentes da Escola de Ciência Ilum do CNPEM

Na última segunda-feira, 7 de outubro, nosso programa de Pós-graduação recebeu com entusiasmo a visita dos alunos da Ilum – Escola de Ciência, que vieram conhecer as instalações e as oportunidades oferecidas pela nosso nosso programa. A visita foi marcada por uma palestra sobre as principais linhas de pesquisa da Nano, sua estrutura inovadora e suas possibilidades acadêmicas, com foco nos cursos de graduação (pós-BI) e pós-graduação.

A Ilum, pertencente ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), oferece um bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação com abordagem interdisciplinar, formando cientistas prontos para atuar em pesquisa, seja em universidades, laboratórios públicos ou privados, ou até mesmo no empreendedorismo científico. Essa abordagem tem muita interface com o que a UFABC promove, com seu modelo interdisciplinar e forte incentivo à formação em diversas áreas do conhecimento, integrando ciência e inovação tecnológica.

Além da palestra principal e outras com diversos docentes permanentes do programa, os visitantes realizaram um tour pelos laboratórios de pesquisa da Nano, onde conheceram nossas iniciativas em ciência e tecnologia, podendo observar de perto como a interdisciplinaridade é fundamental para o avanço da ciência. Essa troca de experiências permitiu aos alunos da Ilum visualizar como a UFABC, com sua infraestrutura de ponta e corpo docente qualificado, pode contribuir para suas futuras trajetórias acadêmicas e profissionais.

A visita reforçou o compromisso de ambas as instituições em promover a formação de excelência de cientistas no Brasil, consolidando a parceria entre a UFABC e a Ilum na missão de desenvolver e incentivar a ciência e a tecnologia no país.