José Antonio Souza

jose-antonio-souza

José Antonio Souza

Linha de pesquisa
Materiais Funcionais Avançados

contato
joseantonio.souza@ufabc.edu.br

Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/1170276374555216

Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo

Dr. José A. Souza possui graduação em Física pela Universidade  de São Paulo (1999), mestrado (2002) e doutorado (2006) em  Física também pela Universidade de São Paulo. Em 2006-2007  realizou um programa de pós-doutorado na Montana State  University – EUA. Atualmente é Professor Adjunto IV na  Universidade Federal do ABC. Estudou materiais que apresentam  efeitos como magnetorresistência colossal, supercondutividade,  transição magnética, transição de fase metal-isolante e  acoplamento magneto-elétrico. Atualmente, atua na área de Física  da Matéria Condensada, com ênfase em Síntese e estudo das  Propriedades Estruturais, Magnéticas e de Transporte Elétrico em micro/nanoestruturados hierárquicas. Dr. Souza também desenvolve pesquisa na área de materiais magnetoelétrico (spintrônica) e multiferróicos nanoestruturados (nanopartículas, nanofios e nanotubos) com o objetivo de obter um melhor entendimento acerca da natureza do ferromagnetismo e da ferroeletricidade. Nos últimos anos Dr. Souza publicou mais de 30 artigos científicos em revistas conceituadas e de alto fator de impacto.

Prof. Souza possui bolsa de produtividade em pesquisa desde 2009 e coordenou o projeto na qual criou o Laboratório Multiusuário de Medidas de Propriedades Físicas com a aquisição do equipamento “Physical Property Measurement System” (PPMS-EverCool system com todos os opcionais). Esse laboratório integra a Central Multiusuário da UFABC. Outra notável experiência foi ter sido o primeiro coordenador do curso de Bacharelado em Física da UFABC, no período de 2009 a 2011. Durante essa coordenação, deu-se a aprovação do projeto pedagógico do curso pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFABC (2010) e seu reconhecimento pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC. Durante a avaliação, recebeu nota máxima como coordenador em todos os quesitos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Dr. Souza coordenou 2 auxílios regulares Fapesp, três projetos do CNPq (universal) e um pró-equipamentos da CAPES.

Prof. José Antonio Souza coordena o grupo de Pesquisa em Nanomateriais Semicondutores e Magnéticos (grupo PeNSeM ) composto por alunos de iniciação científica, mestrandos e doutorandos além de pesquisadores colaboradores. O principal objetivo do grupo é sintetizar e estudar as propriedades físicas como função de parâmetros termodinâmicos como temperatura, campo magnético e pressão em diversos materiais de interesse de pesquisa básica e tecnológico. Leia mais na página do grupo PeNSeM.