Docentes_PPG-NMA

Total de orientações concluídas


Número total de itens: 298

2021

1.   Aline Nunes Santos. SBR funcionalizado e sua interação com a sílica para aplicação em pneus. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
2.   Andressa Vidal Muller. Solar Energy Conversion Assisted by Ruthenium(II) and Rhenium(I) Coordination Compounds. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: André Sarto Polo.
3.   André Baroni Jermolovicius. Efeitos da composição, temperatura e tempo de sinterização híbrida com micro-ondas na microestrutura e propriedades de uma porcelana translúcida. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
4.   André Giudici Táboas. Estudo e das propriedades magnetorreológicas de nanocompósitos de matriz termorrígida reforçados com grafeno e nanotubos de carbono para aplicações em estruturas aeroespaciais.. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
5.   Diógenes Gaudencio da Silva Fernandes. Caracterização e estudos da atividade antimicrobiana de nanopartículas de cloreto de prata sintetizadas utilizando extrato vegetal de Stryphnodendron adstringens (Martius) Coville (barbatimão). Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Wanius José Garcia da Silva.
6.   Gabriel Clint Gonçalves. Estudo da tenacificação por têmpera química em vidros aluminoborossilicatos com óxido de lantânio. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
7.   Giovanna Loisa Theodoro. ESTUDO DE CORROSÃO DE CHAPAS DE AÇO COM REVESTIMENTOS ELETROGALVANIZADOS PARA APLICAÇÃO AUTOMOTIVA. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Daniel Zanetti de Florio.
8.   Guilherme Medina Lira Lourenti. Estudo da influência de incorporação de CNC nas propriedades mecânicas e reológicas de TPU disperso em água. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
9.   Helio Calixto. Produção e caracterização de vidros silicatos com terras raras, visando materiais com alta resistência mecânica. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
10.   Jefferson Faria de Souza. COMPARAÇÃO ENTRE O REFINO DE PETRÓLEO DO BRASIL E EUA. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Sergio Brochsztain.
11.   Jefferson Thadeu Dias de Oliveira. Desenvolvimento de processo de selagem para a liga AZ31B anodizada. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Supervisor: Renato Altobelli Antunes.
12.   João Gabriel Franceschinelli Rizzi. Impacto das condições de processamento nas interações entre sílica e sbr funcionalizados. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
13.   Julia Gomes Amorim. Funcionalização de Tecido de Algodão com Cera de Carnaúba por Radiação UV. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
14.   Juliana Soares da Silva de Oliveira. Revisão bibliográfica de vidros bioativos dopados com nanocristais magnéticos visando a regeneração óssea e o tratamento de câncer por hipertermia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2021.
Orientador: Juliana Marchi.
15.   Juliane Nogueira Batista Dias Pelin. Estudo da auto-organização de estruturas hierárquicas de peptídeos em solução em presença de nanopartículas metálicas. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
16.   Jéssica Veridiana Franco. Impregnação de eugenol em poli(L-ácido láctico) e policarbonato por CO2 supercrítico. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
17.   Kharime Feres Carvalho. Proposta tecnológica de economia circular na indústria têxtil. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
18.   Luana Pereira Refundini. Estabilidade de fluidos dilatantes híbridos à base de polietilenoglicol, sílica e montmorilonita. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
19.   Luccas Correa Teruel de Jesus. Compósitos derivados de materiais vítreos com propriedades piezoelétricas para regeneração tecidual óssea: revisão bibliográfica e possível aplicação laboratorial. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Juliana Marchi.
20.   Marina Borges Lugoboni. Encapsulamento de Bacillus amyloliquefaciens em matriz de alginato de cálcio e sua aplicação no controle de doenças fúngicas de plantas. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
21.   Otavio Luciano Nalini Molla. Estudo da adesão de géis de copolímero em bloco. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
22.   Rafaela Reis Ferreira. FILMES BIODEGRADÁVEIS CONTENDO NANOCELULOSE E NANOCAPSULAS DE ÓLEOS ESSENCIAIS PARA EMBALAGENS ATIVAS. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
23.   Rute Dal Col. AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA MORINGA OLEIFERA COMO COAGULANTE NATURAL DE MATÉRIA ORGÂNICA EM ÁGUA. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
24.   Sueli Aparecida de Oliveira. MEMBRANAS BIODEGRADÁVEIS DE PBAT, TIO2 E MORINGA OLEIFERA LAM, PARA MICROFILTRAÇÃO DE ÁGUA BRUTA. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
25.   Tamyres Nassa Lima. Impregnação assistida por CO2 supercrítico de Extrato de Gengibre (Zingiber officinale var. Roscoe) como ativo em adesivos de silicone para pele. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
26.   Thiago Nunes Viana. Caracterização estrutural e reológica de hidrogéis de ácido acrílico/pluronic F127 para impressão 3D. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
27.   Tiago Nascimento dos Santos. Produção e caracterização de vidros silicatos com terras raras, visando materiais com alta resistência mecânica. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
28.   Victor Nieto Carmona. Desenvolvimento de nanocompósitos flexíveis diéletricos para aplicações em músculos artificais. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Danilo Justino Carastan.

2020

1.   Adriana Gomes Verdi. EMBALAGEM BIODEGRADÁVEL BACTERICIDA E ANTIFÚNGICA PARA MORANGO À BASE DE PBAT E PÓ DE SEMENTE MORINGA OLEIFERA. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
2.   Adson Batista. Estágio no laboratório de polímeros ambientalmente amigáveis. (Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
3.   Alexandra Turmina Petreca. Nanocompósitos condutores iônicos ?exíveis para aplicação em dispositivos eletrocrômicos e baterias de íons Lítio (Coorientação do Programa Bolsista de Verão do CNPEM). Orientação de outra natureza - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, CNPEM. 2020.
Orientadores: Flavio Leandro de Souza, Rubia Figueredo Gouveia.
4.   Ana Paula Stelzer de Oliveira. Interações interfaciais de nanoceluloses e polímeros hidrofóbicos: uma investigação em nível atômico-molecular por microscopia de força atômica (Orientação no Programa Bolsista de Verão do CNPEM). Orientação de outra natureza - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, . 2020.
Orientador: Rubia Figueredo Gouveia.
5.   Armando Arquimedes Pezo Lopez. Estudo do transporte em materiais topológicos. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientadores: Adalberto Fazzio, Adalberto Fazzio.
6.   Barbra Poly-Anna Vera Melo. Síntese e caracterização de novos materiais híbridos a base de 1,4,5,8 naftalenodiimida e fosfonato de zinco. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Sergio Brochsztain.
7.   Bianca Dias de Carvalho. Hidrogel de fibroína de seda e poli(ácido acrílico) para adsorção e degradação de pesticidas organofosforados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
8.   Bruna Castanheira. SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE NOVOS MATERIAIS À BASE DE SÍLICAS MESOPOROSAS PARA DEGRADAÇÃO FOTOCATALÍTICA DE CONTAMINANTES DE INTERESSE EMERGENTE. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Supervisor: Sergio Brochsztain.
9.   Camila de Oliveira Viani. EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE TENACIFICANTE NO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE ADESIVOS BASE EPÓXI. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Supervisor: Demetrio Jackson dos Santos.
10.   Catherine Soares Gallis. Inclusão de nanopartículas peptídicas em modelos de membrana celular para construção de biossensores de pesticidas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
11.   Clara Rodrigues Bauli. AVALIAÇÃO DE DIFERENTES FASES DISPERSAS EM HIDROGÉIS NANOCOMPÓSITOS DE CMC PARA RETENÇÃO DE ÁGUA E LIBERAÇÃO CONTROLADA DE FERTILIZANTES. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
12.   Clovis Ananias da Silva. . Universidade Federal do ABC, STC Silicones Ltda. 2020.
Supervisor: Wendel Andrade Alves.
13.   Daniel Alves Heinze. Influência da concentração de sílica, energia de dispersão e presença de umidade na estabilidade de fluidos dilatantes. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
14.   Daniel Ricardo Argumedo. Characterization of bull sperm motility using optical tweezers. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Antonio Alvaro Ranha Neves.
15.   Diego Moreira Lima. Material de interface térmica flexível a base de nanofolhas de nitreto de boro e hidrogel de rede dupla. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
16.   Douglas José Baquião Ribeiro. Bulk materials with Intrinsic Intermediate Band: data study and applicability to solar energy conversion. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABCb. 2020.
Orientador: Gustavo Martini Dalpian.
17.   Elisa Silva Freire Aguilar. Filmes biodegradáveis de amido funcionalizados com óleo essencial de canela via Pickering Emulsion. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
18.   Felipe Araujo de Lima. Estudo de Nanopartículas Luminescentes de Perovskitas de Haletos CsPbX3, X = Cl, Br e I.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Jose Antonio Souza.
19.   Felipe Menossi e Silva. Levitação Acústica na instrumentação científica (LeviAc). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Antonio Alvaro Ranha Neves.
20.   FERNANDO TAKASHI DA ROCHA ARITA. FILMES FINOS DE SULFETO DE ANTIMÔNIO: DEPOSIÇÃO POR EVAPORAÇÃO TÉRMICA RÁPIDA E SIMULAÇÃO DE CÉLULAS SOLARES. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Andre Santarosa Ferlauto.
21.   Gabriel Batista Veloso. Desenvolvimento de Instrumentação de baixo custo, utilizando Arduino, para acompanhamento de reações em fluxo por espalhamento de raios X a baixos e médio ângulos.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Jose Fernando Queiruga Rey.
22.   Gabriel Diego Lemes. Obtenção de aerogéis de (nano)celulose por metodologia freeze-drying para remoção de cobre (II) de águas residuais.. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
23.   Gabriela Cesaro. DESENVOLVIMENTO DE BIOCOMPÓSITOS BIODEGRADÁVEIS DE AMIDO TERMOPLÁSTICO REFORÇADOS COM FIBRAS DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
24.   Giovana Gusmão Paiva. Preparação de compostos de coordenação para sistemas de conversão de energia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: André Sarto Polo.
25.   Giovanni Floriano de Lima. AVALIAÇÃO DE DIFERENTES FASES DISPERSAS EM HIDROGÉIS NANOCOMPÓSITOS DE CMC PARA RETENÇÃO DE ÁGUA E LIBERAÇÃO CONTROLADA DE FERTILIZANTES. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
26.   Guilherme Ribeiro Portugal. NaTaO3 perovskite structural and electronic properties: a theoretical approach from infinite surfaces to nanostructures.. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientadores: Sydney Ferreira Santos, Jeverson Teodoro Arantes Junior.
27.   Gustavo Afonso De Castro. Fissuração em faróis de policarbonato: um estudo de caso. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
28.   Helder Moreira Brag. Síntese, Propriedades Ópticas e Funcionalização de Quantum Dots de Perovskita de Haletos CsPbX3. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Jose Antonio Souza.
29.   Hugo Gajardoni de Lemos. Investigation of nanocomposite electrodes for dye-sensitized solar cells. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Sydney Ferreira Santos.
30.   Isabela Trindade Coutinho. IMPREGNAÇÃO DE POLÍMEROS COM DOIS COMPOSTOS ASSISTIDA POR CO2 SUPERCRÍTICO: ESTUDO DOS FENÔMENOS ESPECÍFICOS À IMPREGNAÇÃO DUPLA. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2020.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
31.   Isabella Neves Sato. Desenvolvimento de membranas poliméricas rotofiadas a base de PVA e quitosana revestidas com óleo de copaíba para aplicações em engenharia de tecidos. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Juliana Marchi.
32.   Isabella Raschiatore. Estudo da estabilidade coloidal de nanopartículas de sílica funcionalizadas com peptídeos zwiteriônico. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
33.   Isaque Lopes Campello. Use of Python tools in the development of a program for low and medium angle X-Ray data modeling (SAXS/WAXS). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Jose Fernando Queiruga Rey.
34.   João Henrique Quintino Palhares. Effect of doping in tantalum oxide-based resistive switching devices (Memristors). Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Andre Santarosa Ferlauto.
35.   Juliana Martins da Silva. Adesivos baseados em fontes renováveis (Orientação de estágio de nível superior). Orientação de outra natureza - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, . 2020.
Orientador: Rubia Figueredo Gouveia.
36.   Júlia Batista Grillo Prado. Avaliação do efeito das nanoestruturas de celulose aplicadas como reforço em nanocompósitos biodegradáveis. Iniciação Científica - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Rubia Figueredo Gouveia.
37.   Júlia Rocha Gouveia. DESENVOLVIMENTO DE ADESIVO POLIURETANO TERMOPLÁSTICO A PARTIR DE LIGNINA KRAFT INDUSTRIAL. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
38.   Karen Cristina Kai. . Faculdade de Medicina de Jundiaí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Supervisor: Juliana Marchi.
39.   Katia DUJARRIC. Investigation of solubility and speciation of drugs in supercritical CO2 by in-situ infrared spectroscopy. (Physical Chemistry) - Université de Bordeaux, . 2020.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
40.   Laura Ramos de Paula. Desenvolvimento de revestimento à base de cério sobre o aço inoxidável AISI 304. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
41.   Leandro Antônio de Oliveira. Estudo do comportamento de corrosão associado à fadiga da liga de magnésio AZ31B. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
42.   Leonardo Oliveira. Structural, electronic, and magnetic properties of (Nd, Pr)2CoFeO6 as new disordered double perovskite compounds. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Jose Antonio Souza.
43.   Luara Carneiro Gobbo. Investigação de propriedades térmicas e mecânicas de poliuretano termoplástico de origem renovável. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
44.   Matheus Mendes de Oliveira. Influence of processing on electrical and mechanical properties of epoxy nanocomposites filled with carbon nanoparticles. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
45.   Mauricio Maruo Kato. Recuperação de dióxido de titânio da água de lavagem de tanques da indústria de tintas. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
46.   Nataly Messina Pecelin. Produção de Filmes Finos de Óxido de Nióbio e de Oxido de Cerio. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Andre Santarosa Ferlauto.
47.   Nataly Messina Pecelin. Filmes finos de óxido de cério dopados com Platina. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Andre Santarosa Ferlauto.
48.   Otávio Augusto Leitão dos Santos. Caracterização bioquímica e Biofísica de uma Monooxigenase Lítica de Polissacarídeos de inseto e de uma Feruloil-CoA Sintetase com potencial biotecnológico (Bolsa CAPES). Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Wanius José Garcia da Silva.
49.   Pedro Henrique Correa Foramilio. Síntese e caracterização por difração de raios X de membranas cerâmicas aplicadas à produção de gás de síntese (Syngas).. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Jose Fernando Queiruga Rey.
50.   Pedro Henrique Thiayamiti Santos. Modelagem computacional de interfaces metal-água. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Luana Sucupira Pedroza.
51.   Rafael Mascarenhas de Almeida. Catálise de oxidação da água promovida por nanobastões de óxido de zinco funcionalizados com nanopartículas de óxido-hidróxido de ferro(II) e L-glicina. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
52.   RAFAEL TAKATOSHI SABANAI. TRATAMENTO POR AQUECIMENTO JOULE EM COMPÓSITOS POLIMÉRICOS CONDUTORES PRODUZIDOS POR IMPRESSÃO 3D. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Jose Fernando Queiruga Rey.
53.   Rennan Felix da Silva Barbosa. DESENVOLVIMENTO DE FILMES POLIMÉRICOS BIODEGRADÁVEIS ATIVOS CONTENDO CÁPSULAS DE ÓLEO ESSENCIAL E NANOESTRUTURAS DE CELULOSE. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
54.   Samantha Costa. Sintese e Caracterização de Vidros Bioativos Mesoporosos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Juliana Marchi.
55.   Sandra Valeria Vassiliades. Porfirinas monofuncionalizadas com L,L-difenilalanina para potencial aplicação em terapia fotodinâmica. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
56.   Tamyres Nassa Lima. Impregnação assistida por CO2 supercrítico de Extrato de Gengibre (Zingiber officinale var. Roscoe) como ativo em adesivos de silicone para pele. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
57.   Thiago de Pontes Buzelli. Aprendizado de máquina (machine learning) para índices eletrônicos de moléculas anticancerígenas. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Pedro Alves da Silva Autreto.
58.   Thiago Nunes Viana. Impressão 4D de hidrogéis pH-responsivos de poli(ácido acrílico)/F127 e diagramas de processamento. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
59.   Yasmin Montero Quispe. Filmes biodegradáveis ativos de poli(butileno adipato-co-tereftalato) contendo cápsulas de PLA e óleo essencial de canela. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.

2019

1.   Akiko Moura Hanashiro. Análise da dissolução e bioatividade de biovidros baseados no sistema SiO2-CaO-P2O5 incorporados com prata. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Juliana Marchi.
2.   Aline Lima Carneiro. NANOCOMPÓSITOS DE POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE COM CELULOSE NANOESTRUTURADA. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
3.   Aline Nunes Santos. SBR funcionalizados e interações com a sílica. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
4.   Amanda Martins Nacas. ESTUDO DO EFEITO DE CATALISADORES SUSTENTÁVEIS NAS PROPRIEDADES DE ADESIVOS DE POLIURETANO. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
5.   Américo Tomás da Costa. Estudo do comportamento de tribocorrosão do aço inoxidável 316L com tratamento superficial de passivação. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
6.   Ana Beatriz Fracaro. Nanocompósitos de PBAT e nanocristais de celulose: exploração morfológica, mecânica e biodegradação. Iniciação Científica - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Rubia Figueredo Gouveia.
7.   Andre Silva Carvalheiro. Síntese e caracterização de ligas Ti-Fe-Nb. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Sydney Ferreira Santos.
8.   André Luiz Martins de Freitas. . Universidade Federal do ABC, . 2019.
Supervisor: Flavio Leandro de Souza.
9.   André Luiz Martins de Freitas. Desenvolvimento de nanoestruturas de material inorgânico para conversão e armazenamento de energia solar.. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
10.   Anna Cláudia Morashashi. Formação de biofilme sobre filme polimérico biodegradável: contribuição para o desenvolvimento de tecnologia mitigadora do processo de eutrofização. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Supervisor: Derval dos Santos Rosa.
11.   ARIANE STEPHANIE FERNANDES. Celulose nanofibrilada: efeito do pH e do número de ciclos de microfluidização. Orientação de outra natureza - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, . 2019.
Orientador: Juliana da Silva Bernardes.
12.   Arianne Ritter Gorski. Síntese de epóxi a partir de lignina kraft. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
13.   Bruna Niccoli Ramirez. Sintese de Nanoestruturas de óxidos terra rara-níquel. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Márcia Tsuyama Escote.
14.   Bruna Santana Marangoni. REFRATOMETRIA ÓPTICA POR MODULAÇÃO DE TEMPERATURA: UMA ALTERNATIVA PARA A ANÁLISE DA CINÉTICA DE CURA DE POLIURETANO A PARTIR DE LIGNINA OXIPROPILADA. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
15.   Bruna Tosco. ESTUDO DA MORFOLOGIA E ESTRUTURA DE FILMES FINOS AUTOMONTADOS A BASE DE PERILENODIIMIDAS E NAFTALENODIIMIDAS. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Jose Fernando Queiruga Rey.
16.   Bruno Focassio. Investigações das propriedades eletrônicas de perovskitas h??bridas através de técnicas de simulação ab initio. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Cedric Rocha Leão.
17.   Caio Carignati Lemos. Estudo de nanocompósitos híbridos de polietileno de baixa densidade. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
18.   Carla Cristina Decandio. Formação de hidrogéis híbridos com poli(etileno glicol) biconjugadas com peptídeo amiloidogênico-silanizados. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2019.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
19.   Cleber Camaratti Machado. AVALIAÇÃO MICROESTRUTURAL E MECÂNICA DOS AÇOS TRIP-780 E AÇOS DP-780 SOLDADOS POR RESISTÊNCIA A PONTO. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Supervisor: Renato Altobelli Antunes.
20.   Cynthia Marina Rivaldo Gómez. Nanoestruturas Hierárquicas e aplicações. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Jose Antonio Souza.
21.   César Augusto Costa Santos. Estudo do perfil de composição química de filmes finos de poliuretano aplicados como adesivo em superfície de alumínio nativo. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
22.   Daniel Belchior Rocha. Desenvolvimento de compósitos híbridos para aplicação na indústria automotiva utilizando matriz polimérica reciclada e fibras naturais. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
23.   Daniel Oliveira. Simulações computacionais ab initio de interfaces água-metal. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Luana Sucupira Pedroza.
24.   Ellen Akemi Ascariz Uyema. Obtenção de filmes finos cerâmicos para coating em metais. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Alexandre José de Castro Lanfredi.
25.   Enzo Armani. Estabilidade e transporte térmicos de nanoscrolls híbridos de carbono e nitreto de boro. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Pedro Alves da Silva Autreto.
26.   Erika Cristina da Silva. VIABILIDADE DA MEOR (RECUPERAÇÃO AVANÇADA DO PETRÓLEO POR MÉTODOS MICROBIOLÓGICOS) NO BRASIL. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Supervisor: Sergio Brochsztain.
27.   Fanny Nascimento Costa. . Universidade Federal do ABC, . 2019.
Supervisor: Fabio Furlan Ferreira.
28.   Felippe Mariano Colombari. . Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientadores: Adalberto Fazzio, Adalberto Fazzio.
29.   Fernanda Scaquetti. Obtenção e caracterização de arcabouços de poli(álcool)vinílico associado com óleos vegetais de copaíba e semente de uva para bioengenharia de tecidos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Juliana Marchi.
30.   Filipe da Silva Santos. Vidros bioativos 58S doadores de NO: síntese, funcionalização e caracterização. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Juliana Marchi.
31.   FRANCISCO DE PAULA VITOR DE MELLO JUNIOR. INVESTIGAÇÃO DO EFEITO DA DENSIDADE DE CORRENTE DO PROCESSO DE ANODIZAÇÃO DA LIGA DE MAGNÉSIO AZ31B SOLUBILIZADA SOBRE SEU COMPORTAMENTO DE CORROSÃO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
32.   Gabriel Gouveia Barbosa. Estudo teórico da interface de heteroestruturas do tipo ABO3. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
33.   Gabriel Rocha Lima. Estudo das propriedades mecânicas de novas nanoestruturas de carbono ultra fortes e elásticas. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Pedro Alves da Silva Autreto.
34.   Gabriel Rodrigues Martos. Sensores eletroquímicos baseados em papel pirolisado para aplicações biológicas a longo prazo. Iniciação Científica - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, . 2019.
Orientador: Renato Sousa Lima.
35.   Gabriela Bertoni dos Santos. Influence of polypropylene resins composition in the processability and performance of PP caps. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
36.   Gabriele Polezi. Preparo e Caracterização de Materiais Híbridos de Nanocelulose e Materiais Condutores. Iniciação Científica - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Juliana da Silva Bernardes.
37.   Geomar Feitosa. Fotossíntese de nanopartículas de brometo de prata (AgBr) assistidas por proteína e suas propriedades fotocatalíticas. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Wanius José Garcia da Silva.
38.   Giorgio Marques Milani. Rede polimérica interpenetrada de poli(ácido acrílico) e polipirrol para aplicação em músculos artificiais. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
39.   Giovanni Floriano de Lima. Desenvolvimento de hidrogéis superabsorventes para liberação controlada de nutrientes encapsulados. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
40.   Giulia Maria Rodrigues Alvares. Obtenção de fibras de poli(acrilonitrila-co-acetato de vinila) funcionais utilizando-se o processo de eletrofiação. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Roosevelt Droppa Junior.
41.   Guilherme Sombrio. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Supervisor: Jose Antonio Souza.
42.   Gustavo Carpentieri Sorrentino. ?Síntese e caracterização de nanofios de SnO2 puros e dopados para aplicações em nanodispositivos eletrônicos?. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Alexandre José de Castro Lanfredi.
43.   Gustavo Mello de Omena. Celulose nanocristalina de fibra de Viscose funcionalizada com organosilano. (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
44.   Gustavo Pinheiro. Fotossíntese de nanopartículas de iodeto de prata assistidas por proteína (Bolsa IC Institucional UFABC). (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Bolsa Institucional UFABC. 2019.
Orientador: Wanius José Garcia da Silva.
45.   Henrique Kuhnen Savi. Propriedades balísticas de discos de grafeno e nitreto de boro hexagonal. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Pedro Alves da Silva Autreto.
46.   Henrique Takaaki Tamoto. Efeitos do teor de Al2O3 e da relação B2O3/SiO2 em vidro boroaluminossilicato contendo lantânio na molhabilidade e características ópticas e mecânicas de biocompósito de alumina infiltrada com vidro. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
47.   Isis Pelegrini de Andrade Fukumoto de Souza. . Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Supervisor: Flavio Leandro de Souza.
48.   Joyce Cavalcante da Silva. Nanocompósitos verdes para aplicação em eletrônica flexível (Supervisão no programa bolsita de verão do CNPEM). Orientação de outra natureza - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, . 2019.
Orientador: Rubia Figueredo Gouveia.
49.   João Pedro Vieira Garlippe. Preparação, caracterização estrutural e magnética de nanopartículas de óxido de ferro incorporadas em polímeros inteligentes para liberação controlada de fármacos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
50.   JULIANA BERTO SANCHEZ. TRATAMENTO TÉRMICO EM TEMPERATURA INTERCRÍTICA DE AÇO HIPOEUTETOIDE SAE1045. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Sydney Ferreira Santos.
51.   Jéssica Cristina Costa de Castro. Estudo da Descarbonetação e seus Efeitos na Resistência à Corrosão e à Fadiga do Aço Mola SAE 9254. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientadores: Sydney Ferreira Santos, Renato Altobelli Antunes.
52.   JÉSSICA VERIDIANA FRANCO. ESTUDO DA CAPTAÇÃO DE FOSFATO EM ÁGUAS RESIDUAIS UTILIZANDO COMPÓSITOS BIODEGRADÁVEIS CONTENDO DIFERENTES NANOARGILAS. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
53.   Júlia Christina Batista Silva & Julia Rodrigues da Costa. Impregnação do ácido acetilsalicílico em Polietileno de baixa densidade e Poli(L-ácido láctico) por imersão e por impregnacão assistida por scCO2 para desenvolvimento de sistemas de liberação de fármaco. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
54.   Karen Cristina Bedin. . Universidade Federal do ABC, . 2019.
Supervisor: Flavio Leandro de Souza.
55.   Kelly Cristina de Lira Lixandrão. . Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Supervisor: Fabio Furlan Ferreira.
56.   Kevin Willian Gonçalves. Estudo e Implementação da técnica de ?Spray Pyrolysis ? para obtenção de óxidos cerâmicos. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Alexandre José de Castro Lanfredi.
57.   Larissa Canuto de Paulo. Desenvolvimento de embalagens ativas com óleo essencial nanoencapsulado. (Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
58.   Larissa de Souza Paulo. REFRATOMETRIA ÓPTICA POR MODULAÇÃO DE TEMPERATURA: UMA ALTERNATIVA PARA A ANÁLISE DA CINÉTICA DE CURA DE POLIURETANO A PARTIR DE LIGNINA OXIPROPILADA. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
59.   Laura Zukas Andreotti. Influência da distância focal usada no tratamento de texturização com feixe de laser sobre o comportamento de corrosão de um aço inoxidável austenítico para aplicações biomédicas. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
60.   Leticia Rodrigues Cuebas Hernandes. MICROPARTÍCULAS ANTIFÚNGICAS DE ALGINATO DE CÁLCIO CONTENDO BACILLUS AMYLOLIQUEFACIENS PARA O CONTROLE BIOLÓGICO DE FITOPATÓGENOS. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundep - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa. 2019.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
61.   Letícia Fonseca Balcewicz. Hidrogéis termorresponsivos a base de nanocelulose e poli(etilenoglicol) metil éter metacrilado: síntese e propiedades físico-químicas. Orientação de outra natureza - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, . 2019.
Orientador: Juliana da Silva Bernardes.
62.   Lilian Cristina Soares Silva. O efeito do uso de compósitos biodegradáveis em solos contaminados com gasolina. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
63.   Luan de Moraes Pereira. Implementação de modelos constitutivos específicos para análises mecânicas utilizando a metodologia de elementos finitos via ABAQUS. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Cedric Rocha Leão.
64.   Luana dos Santos Andrade. Aplicação de sílicas mesoporosas funcionalizadas com imidas aromáticas para adsorção e fotodegradação de asfaltenos. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Sergio Brochsztain.
65.   Lucas de ALexandri Dantas Hech. Interface entre Polidimetilsiloxano e Grafeno sob Tensão: Uma abordagem teórica.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
66.   Lucas Polimante Souto. Células Solares a base de Perovskitas Híbridas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: André Sarto Polo.
67.   Lucas Silva de Melo & Renan Oliveira Zadre. Evolução das propriedades mecânica e da morfologia da espuma de entressolas de tênis de corrida. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
68.   Luis Antonio Ccopa Ybarra. . Universidade Federal do ABC, . 2019.
Supervisor: Humberto Naoyuki Yoshimura.
69.   Lívia Salles Martins. Nanocompósitos poliméricos porosos (Orientação de estágio de nível superior). Orientação de outra natureza - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, . 2019.
Orientador: Rubia Figueredo Gouveia.
70.   Marcella Alvisi Reis. Síntese e caracterização de nanoestruturas de ouro e porfirinas funcionalizadas com L, L-difenilalanina para terapia fotodinâmica. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2019.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
71.   Marcella Santiago. Compósitos poliméricos a base de PVA associados ao óleo de copaíba processados por rotofiação. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Juliana Marchi.
72.   Marcos Vinicius Lorevice. . Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Supervisor: Rubia Figueredo Gouveia.
73.   Maria Gabrielli Maciel Gonçalo. Desenvolvimento de aerogéis por liofilização (frezze-dry) utilizando amido de milho e agentes de crosslinking ambientalemente amigável. (Ensino Médio) - Escola Técnica Estadual Lauro Gomes, . 2019.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
74.   Mariana Neri Pastorelli. Preparação de compostos polipiridínicos de Ru(II) para investigação de transporte lateral de buracos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: André Sarto Polo.
75.   Mariana Ramos de Morais. Avaliação de um método para detecção e determinação da concentração de proteínas em insumos agroindustriais. (Ensino Médio) - Escola Técnica Estadual Lauro Gomes, Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
76.   Matheus Azevedo Silva Pessôa. Standing-wave ultrasonic scattering and trapping of air microbubbles. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Antonio Alvaro Ranha Neves.
77.   Matheus Medeiros. Novos vidros bioativos doadores de NO: estudo da funcionalização e liberação controlada do NO+ em solução simuladora de fluído corpóreo. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Juliana Marchi.
78.   Matheus Nunes Chaves. Estudo das propriedades eletrocrômicas de nanopartículas de hidróxido de níquel estabilizadas com peptídeos. Iniciação Científica - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
79.   Matheus Rodrigues de Amorim Medina. Efeito Daniels nas propriedades mecânicas de nanocordas de carbono e nitreto de boro. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Pedro Alves da Silva Autreto.
80.   Mayra Fagundes Costa. Biossensor impedimétrico baseado em microeletrodos interdigitados para detecção de Leishmania sp utilizando matriz de fibroína na imobilização do antígeno. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
81.   Michelle da Silva Liberato. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Supervisor: Wendel Andrade Alves.
82.   Michelle Garcia. Impressão 3D por extrusão de hidrogéis de alginato para produzir scaffolds para engenharia tecidual. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
83.   NATHALIA SARTORI FERREIRA DA SILVA. DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE REVESTIMENTOS DE ÓXIDO DE GRAFENO SOBRE A LIGA DE MAGNÉSIO AZ91D. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
84.   Nathalie Minako Ito. EFEITOS DO ENVELHECIMENTO SUPERFICIAL DE ALUMÍNIO E DA RELAÇÃO NCO:OH DE POLIURETANO NA ADESÃO EM EMBALAGENS FLEXÍVEIS LAMINADAS. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
85.   Nathan do Valle Fraga. Avaliação do efeito do teor de amilose em compatibilizante de amido usado nos compósitos de fibras naturais e polímeo reciclado. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
86.   Nicole Boghosian Patricio. Obtenção de filmes finos cerâmicos para coating em metais. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Alexandre José de Castro Lanfredi.
87.   Paloma Vieira dos Santos. Investigação do efeito de tratamentos de silanização sobre o comportamento de corrosão da liga de magnésio AZ91D. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
88.   Paula Pereira Janusonis. Estudo da influência do óxido de grafeno multicamada (m-GO) na morfologia e nos comportamentos reológico e mecânico de copolímeros em bloco SEBS. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
89.   Pedro Lupinetti Cunha e Barbara Lupinetti Vido. Biorremediação de solos contaminados por glifosato com auxílio de compósito de PLA com fibra de algodão. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
90.   Rafael Dainese. Estudo das propriedades mecânicas de compósitos reforçados carga natural. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
91.   Rafael dos Santos Pereira. Efeito de parâmetros de usinagem sobre o comportamento de corrosão do aço inoxidável AISI 304. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
92.   Rafael Perez Ferreira. Estudo do comportamento de corrosão do aço inoxidável cirúrgico ISO 5832-1 em meio que simula reação inflamatória. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
93.   Rafael Ulian Lopes. ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE ATRITO DE UM AÇO 4140 UTILIZADO EM MOTORES À COMBUSTÃO COM PRESENÇA DE ADITIVOS REDUTORES DE ATRITO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
94.   Raissa Lohanna Gomes Quintino Correa. Síntese e Caracterização de Micelas de Pluronic P123/F127 Como Carreadores de Ciprofibrato. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
95.   Raquel Burato Nascimento. ESTUDO DE METODOLOGIA PARA DETERMINAÇÃO DE ÍNDICE DE HIDROXILA VISANDO CONTROLE DE PROCESSO DE SÍNTESE DE ÁLCOOIS GRAXOS ETOXILADOS. (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
96.   Renata Deliberato Aspasio. DESENVOLVIMENTO DE VIDROS BIOATIVOS CONTENDO ÓXIDO DE HÓLMIO E NANOPARTÍCULAS DE ÓXIDO DE FERRO SINTETIZADOS PELO MÉTODO SOL-GEL VISANDO TRATAMENTO DE CÂNCER POR HIPERTERMIA E BRAQUITERAPIA.. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Juliana Marchi.
97.   Renato de Miranda Wirthmann. Estudo e Implementação da técnica de ?Spray Pyrolysis ? para obtenção de óxidos cerâmicos. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Alexandre José de Castro Lanfredi.
98.   Rennan Felix da Silva Barbosa. Produção de membranas biodegradáveis para remoção de cromo em águas contaminadas. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
99.   Rennan Felix da Silva Barbosa. Estágio no laboratório de polímeros ambientalmente amigáveis. (Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
100.   Rodrigo Kenji de Oliveira. Estudo do efeito de tratamentos térmicos de recozimento sobre o comportamento de corrosão-fadiga do aço inoxidável ASTM F-139. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
101.   Rodrigo Mantovani Ronchi. Estudo teórico e experimental do nanocompósito de poliuretano termoplástico reforçado com MXenes.. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientadores: Sydney Ferreira Santos, Jeverson Teodoro Arantes Junior.
102.   Roger Borges. ESTUDO DA BIOATIVIDADE DE VIDROS BICOMPATI?VEIS COM PROPRIEDADES SUPERPARAMAGNE?TICAS PARA APLICAC?O?ES EM TRATAMENTO DE CA?NCER POR HIPERTERMIA. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Juliana Marchi.
103.   Rogério Ramos de Sousa Junior. Géis dielétricos nanoestruturados à base de copolímero em bloco para aplicação em músculos artificiais. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
104.   Sarah Iskandar. Tenacification of poly(acrylic acid) hydrogel by hyperbranched polyglycerol for tissue engineering: influence of polyglycerol as a macromolecular crosslinker. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
105.   Suellen Nayara Boff. Estudo de propriedades mecânicas de adesivos de poliuretano com nitreto de boro nanoestruturado em embalagens flexíveis. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
106.   Telma Zambanini. INCORPORAÇÃO DE VIDROS BIOCOMPATÍVEIS E FÁRMACO EM MATRIZ DE HIDROGEL COMO AUXILIAR NO TRATAMENTO DE CÂNCER ÓSSEO, VISANDO PROMOVER A REPARAÇÃO ÓSSEA. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2019.
Orientador: Juliana Marchi.
107.   Thais Sayuri Iguma. SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE COPOLÍMEROS TRIBLOCO PCL-PEG-PCL VISANDO POTENCIAL APLICAÇÃO ENQUANTO BIOMATERIAL. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Juliana Marchi.
108.   Thayane da Silva Candido. Estudo de propriedades mecânicas de adesivos de poliuretano com nitreto de boro nanoestruturado em embalagens flexíveis. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
109.   Thiago de Pontes Buzelli. Aprendizado de máquina (machine learning) para índices eletrônicos de moléculas anticancerígenas. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Pedro Alves da Silva Autreto.
110.   Thiago Nunes Viana. Impressão 4D de hidrogéis pH-responsivos de poli(ácido acrílico). (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
111.   Vinícius Araujo Braz. Preparação de Líquidos Iônicos com Aminoácidos para Aplicações em Síntese de Nanoestruturas. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
112.   Wallace Sena Garcia Pereira. Peptídeos modelo beta-amilóide conjugados ao polietilenoglicol para aplicação como catalisador em reações aldólicas em meio aquoso. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
113.   Wendel Magalhães Wierzba. Síntese e caracterização do ligante 4,4-diformil-2,2-bipiridina e seu uso em alguns complexos de Ru(II). (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: André Sarto Polo.

2018

1.   AILA COSSOVAN ALVES. Estudo da formação de pites no aço inoxidável AISI 304 em soluções contendo cloreto. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
2.   Alana Gabrieli de Souza. Isolamento e modificações de nanoestruturas de celulose a partir de resíduos de eucalipto e suas incorporações em poli(butileno adipato-co-tereftalato). Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
3.   Alana Gabrielli de Souza. Preparação e caracterização de nanoestruturas de celulose a partir do resíduo da indústria de papel por hidrólise ácida. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
4.   Aline Cristina Augusto. Estudo e caracterização da composição química de uma mangueira de borracha aplicada na indústria automobilística para incremento de propriedades mecânicas específicas. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
5.   Alvaro David Torrez Baptista. Propriedades estruturais e eletrônicas do ZnO nanoporoso sob deformação biaxial.. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
6.   Anderson Santos Soares. Desenvolvimento de dispersões dilatantes utilizando diferentes nanopartículas como fase dispersa. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
7.   André Luiz Jabur Aumada. Obtenção e caracterização de arcabouços tridimensionais á base de quitosana e óleo de semente de uva para bioengenharia de pele. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Juliana Marchi.
8.   Anelyse Arata. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Supervisor: Juliana Marchi.
9.   Antonio Claudio Michejevs Padilha. . Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientadores: Adalberto Fazzio, Adalberto Fazzio.
10.   Aryane Tofanello de Souza. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Supervisor: Flavio Leandro de Souza.
11.   Beatriz Fantatto Anholon. Otimização de pré-tratamentos de resíduos de eucalipto por rota química. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
12.   Beatriz Ferreira e Déborah Mendes dos Santos. Caracterização mecânica e dielétrica de nanocompósitos de SEBS com óxido de grafeno. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
13.   Bianca de Sousa Barros e Stephany Faro. ESTUDO DO EFEITO DO TRATAMENTO DE PASSIVAÇÃO EM ÁCIDO NÍTRICO SOBRE O COMPORTAMENTO DE CORROSÃO E ATRITO DO AÇO INOXIDÁVEL AISI 304. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
14.   Bruna Lopes Batista e Gabriela Abdul Ghani. Efeito da incorporação de celulose nanofibrilada nas propriedades de compósitos de poliuretano termoplástico. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
15.   Bruno Focassio. Investigações das propriedades eletrônicas de perovskitas híbridas através de técnicas de simulação ab-initio. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Cedric Rocha Leão.
16.   Bruno Henrique dos Santos. Caracterização e estudo da biodegradação de Compósitos de amido termoplástico reforçado com bagaço de cana. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
17.   Bruno Henrique dos Santos. Influência do talco na degradação ambiental de copolímeros de polipropileno recilado. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
18.   Camila Boldrini Nascimento. Estudo do comportamento de corrosão do aço ASTM F1586 revestido por uma camada de polipirrol e hidroxiapatita para próteses ortopédicas. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
19.   Carla Carolina Silva Bandeira. Influência dos solventes na morfologia de nanoestruturas de L,L difenilalanina. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
20.   Carlos Augusto Mera Costa. Spintronic transitor: discovery and characterization of topological insulators. Tese (Doutorado em Doutorado em Física - Departamento de Física dos Materiais e Mecânica) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientadores: Adalberto Fazzio, Adalberto Fazzio.
21.   Carolina Martão. Propriedades mecânicas e envelhecimento higrotérmico de compósitos de polipropileno reciclado reforçados com fibra de coco. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
22.   Cauê Guimarães Meneguelo e Murillo Mendes Martinho. Estudo da microestrutura e tratamentos térmicos em aço mola SAE 9254. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Sydney Ferreira Santos.
23.   Cauê Machado Bueno e Leonardo Toshio Takeshige Leite. Desenvolvimento de nanocompósitos de policarbonato com grafeno. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
24.   Clara Rodrigues Bauli. Incorporação de nanoestruturas de celulose ao poli(butileno adipato co-tereftalato) (PBAT) com utilização de surfactantes. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
25.   Cristina Gomes da Silva. . Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Supervisor: Derval dos Santos Rosa.
26.   César Augusto Díaz Pomar. Origem de magnetismo em nanoestruturas. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Jose Antonio Souza.
27.   Daniel Alves Heinze. Efeito de nanopartículas nas propriedades elétricas e mecânicas de copolímeros em bloco de SEBS. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
28.   Daniel Ayarroio Seixas. Influência da adição de carbetos refratários na microestrutura, propriedades mecânicas e resistência à oxidação do cermet NbC-Ni. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientadores: Humberto Naoyuki Yoshimura, Sydney Ferreira Santos.
29.   Daniel Negrão Rodrigues. Efeitos da relação NCO:OH na adesão prática de poliuretano em embalagens flexíveis. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
30.   DANIELLA LIE IGUI. USO DE HIDROGÉIS DE ALGINATO E NANOCELULOSE CATIÔNICA PARA LIBERAÇÃO CONTROLADA DE FÁRMACOS. Orientação de outra natureza - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, . 2018.
Orientador: Juliana da Silva Bernardes.
31.   Dereck Nills Ferreira Muche. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Supervisor: Flavio Leandro de Souza.
32.   Dnane Vieira Almeida. Expressão periplasmática, purificação e caracterização da bioquímica inorgânica de uma enzima oxidativa do inseto Bombyx mori (bicho-da-seda) (FAPESP No. 2018/13500-5). Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Wanius José Garcia da Silva.
33.   Eduardo de Oliveira Mendonça. Nanocompósitos poliméricos utilizando nanocelulose (Orientação de estágio de nível superior). Orientação de outra natureza - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, . 2018.
Orientador: Rubia Figueredo Gouveia.
34.   Elaine Teixeira Veiga. Desenvolvimento de células solares a base de perovskitas. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: André Sarto Polo.
35.   Enrique Arias Arciniegas. Preparação e Caracterização de Fibras Eletrofiadas de Poliamida 6 e Quitosana. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
36.   Enzo Armani. Dinâmica Molecular Reativa atomística do lançamento balístico de nanotubos híbridos de carbono e nitreto de boro. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Pedro Alves da Silva Autreto.
37.   Esther Miranda. Caracterização de membranas poliméricas secas e liofilizadas para aplicação em engenharia de tecidos.. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Juliana Marchi.
38.   Ewerton Luiz Santos Pereira. Estudo do Efeito da Distância Focal sobre o Comportamento de Corrosão de um Aço Inoxidável Martensítico Submetido a Tratamento Superficial de Texturização com Feixe de Laser. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
39.   Felipe Menossi e Silva. COnstrução de um Levitador Acústico (COLA). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Antonio Alvaro Ranha Neves.
40.   Felipe Perrotti Pereira. Análise de Intumescimento e Degradação de arcabouços para bioengenharia formados por blendas de colágeno e quitosana associados a polímeros sintéticos e óleos vegetais.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2018.
Orientador: Juliana Marchi.
41.   FERNANDA DO PRADO VIEIRA. ESTUDO DO USO DE AÇOS AVANÇADOS DE ALTA RESISTÊNCIA EM COMPONENTES ESTRUTURAIS AUTOMOTIVOS. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Sydney Ferreira Santos.
42.   Gabriel Clint Gonçalves. Estudo de têmpera química em vidro boroaluminossilicato contendo óxido de lantânio. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
43.   Gabriela Pereira Leite. Síntese de eletrólito sólido híbrido para aplicação em dispositivos eletroquímicos. (Graduando em bacharelado em ciência e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
44.   Gabrielle Luana Jimenez. Desenvolvimento de substratos nanoestruturados para SERS para uso em biópsia líquida. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Fundação Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
45.   Giovana Bonano. Espectroscopia de impedância em semicondutores. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Jose Antonio Souza.
46.   Giulia de Avellar Nóvoa. Construção de dispositivos via nanoestruturas de óxidos eletronicamente correlacionados. (Graduando em Bacharel em ciência e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Márcia Tsuyama Escote.
47.   Giulia Piagentini. Caracterização biológica in vitro de biovidros de sistema SiO2-CaO-P2O5 dopados com holmio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Juliana Marchi.
48.   Guilherme Rodrigues Quartarolo. Síntese de LaOFeP por rota química de Sol-Gel. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Alexandre José de Castro Lanfredi.
49.   Henrique Cesar Ferreira. Determinação de celulose, hemicelulose, e lignina em fibra de coco sem e com tratamento alcalino e seu uso em compósitos de PP reciclado. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
50.   Isabela Coutinho. FABRICAÇÃO DE MICROTUBOS DE ÓXIDO DE ALUMÍNIO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Jose Antonio Souza.
51.   Isadora Tairinne de Sena Bastos. Caracterização estrutural de candidatos a protótipos de novos fármacos derivados N-acilidrazônicos. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Supervisor: Fabio Furlan Ferreira.
52.   Isis Sousa. Obtenção e caracterização de arcabouços obtidos à partir de colágeno e quitosana associados com polímeros sintéticos ou óleo vegetal de copaíba para aplicação no reparo de cartilagem. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Juliana Marchi.
53.   Janaína de Lima Rocha. ANÁLISE DE INFLUÊNCIA DE NITRETAÇÃO ELETROQUÍMICA NAS PROPRIEDADES DE CORROSÃO DO AÇO INOXIDÁVEL AISI 304. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
54.   Joana de Barros Sacramento. Desenvolvimento de Géis Condutores de Copolímeros em Bloco. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
55.   José Gustavo Cardillo Santiago. CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO ELETROQUÍMICO, QUÍMCA DE SUPERFÍCIE E NANODUREZA DE RECOBRIMENTO AMORFO DE CARBONO TIPO DIAMANTE (DLC). (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
56.   José Ricardo Nunes de Macedo. Obtenção e caracterização de compósitos biodegradáveis de PLA reforçados com macro, micro e nano estruturas de celulose de resíduo de algodão. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
57.   Julia Frata Mamud. Síntese, caracterização e investigação das atividades fotoquímica, fotofísica e captador de radical de compostos polipiridínicos de rênio(I). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: André Sarto Polo.
58.   Juliana Marli & Aline Amorim. Modulação da porosidade de hidrogéis de poli(ácido acrílico). (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
59.   Julio Harada. Extrusão de filme soprado de PBAT/PLA contendo negro de fumo, composto orgânico e cinza de cascas de arroz para aplicações na área agrícola. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
60.   Karen Mayumi Higa. Método baseado em microemulsificação: estudo de fatores intervenientes e aumento da frequência analítica. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Campinas, . 2018.
Orientador: Renato Sousa Lima.
61.   Karen Regina da Silva Santos. Estudo da eficiência de modificadores reológicos naturais para a indústria de tintas. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
62.   Lara Tavares dos Santos. Efeito estabilizante da lignina Kraft em PBAT durante envelhecimento térmico e hidrotérmico. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
63.   Laura Camilo. Preparação e Caracterização de Hidrogéis de Fibroína para Imobilização de Epítopos de Leishmania Infantum e seu uso em detecção. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
64.   Leonardo Dalseno Antonino. REFRATOMETRIA ÓTICA COM MODULAÇÃO DE TEMPERATURA APLICADA NA CARACTERIZAÇÃO TÉRMICA DE EVA ADITIVADO COM NITRETO DE BORO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
65.   Leticia de Freitas Santos. Síntese e caracterização estrutural de cocristais de rutina para aplicações em protetores solares e cremes antioxidantes. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
66.   Leticia Marques Caviola Foaini. Cinética de formação de nanoestruturas de peptídeos de L,L difenilalanina preparados por dissolução em ácido acético. Iniciação Científica - Fundação Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
67.   Letícia Oliveira Brito. ESTUDO DAS PROPRIEDADES SEMICONDUTORAS DO FILME PASSIVO FORMADO SOBRE A LIGA ZIRCALOY-4 EM SOLUÇÃO À BASE DE HIDRÓXIDO DE LÍTIO E SUA RELAÇÃO COM A RESISTÊNCIA À CORROSÃO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
68.   Lucas Barboza Moreira Pinheiro. Estudo de formas polimórficas de matérias-primas de ritonavir e lopinavir com o uso da difração de raios X por pó e do método de Rietveld. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
69.   Lucas Barroca. e caracterização físico-química de polímeros triblocos de PCL-PEG-PCL. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Juliana Marchi.
70.   Luís Marcelo Garcia da Silva. Obtenção e caracterização de nanocompósitos de polianilina/negro de fumo. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
71.   Matheus Azevedo Silva Pessôa. Implosão de bolHa para obsErvação da Luz emItida: sOnolumineScência (HELIOS). (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Antonio Alvaro Ranha Neves.
72.   Mayara Fernandes. Estudo da correlação entre sensitização e corrosão por pite do aço inoxidável AISI 304. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
73.   Mickaela Ester Barros Barreto. Seleção de agentes porógenos para produção de membrana polimérica microporosa para filtração de água. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
74.   Murilo Camargo Constantino. Hidrogeis de rede dupla de poli(ácido acrílico) contendo nanomicelas de pluronic F127: influência dos tipos de reticulação. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
75.   Paula Pereira Janusonis. O CO2 supercrítico como agente espumante de polipropileno. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
76.   Priscila Golçaves da Costa. Fabricação de dispositivos flexíveis. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Murilo Santhiago.
77.   Rafael Andrade Garcia de Oliveira. Estudo e aplicação de Síntese Hidrotermal por Microondas para obtenção de óxidos nanoestruturados. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Alexandre José de Castro Lanfredi.
78.   Raphael Alvim. . Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Supervisor: Gustavo Martini Dalpian.
79.   Regiane Cristina Ferreira dos Santos. Investigação do efeito da deformação na resistência à corrosão associada a fadiga do aço inoxidável austenítico NBR ISO 5832 para uso biomédico. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
80.   Renan Ferreira Menegassi de Souza. Estudo de compósitos de amido com rejeitos de resíduos da industrias texteis. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
81.   Renan Ferreira Menegassi de Souza. Biocompósito de amido termoplástico reforçado com fibra de viscose. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
82.   Rennan Felix da Silva Barbosa. Avaliação do potencial adsorvente de nanoestruturas de celulose para remoção de íons de metais pesados de águas contaminadas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
83.   Ricardo Alexandrino Guimarães de Oliveira. . Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Supervisor: Renato Sousa Lima.
84.   Rick Rodrigues Toder. NANOCELULOSE DE RESÍDUOS DE EUCALIPTO: ISOLAMENTO ÁCIDO COM MODIFICAÇÃO POR SURFACTANTES. (Graduando em Bacharelado em Ciëncia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
85.   Roger Borges. Estudo da nucleação de fases magnéticas em vidros biocompatíveis contendo terras raras para aplicações em tratamento de câncer por braquiterapia e hipertermia.. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Juliana Marchi.
86.   Sabrina Gonçalves de Macedo Carvalho. CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DE SINTERIZAÇÃO DE SINTERIZAÇÃO SEM PRESSÃO ASSISTIDA POR CAMPO ELÉTRICO DE ZIRCONIA TETRAGONAL ESTABILIZADA COM ÍTRIA. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear - Materiais) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Reginaldo Muccillo.
87.   Samira Costa. Estudo de propriedades óticas de guias de onda de nanoestruturas de peptídeos de L,L difenilalanina. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Fundação Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
88.   Silvano Leal dos Santos. INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS DE TRATAMENTOS TÉRMICOS E TERMOMECÂNICOS NA MICROESTRUTURA E PROPRIEDADES MECÂNICAS DO AÇO-MOLA SAE 9254. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Sydney Ferreira Santos.
89.   Simeão Lopes Ferreira. Preparação e caracterização de argila organofilica visando seu uso na indústria de tintas. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
90.   Stefany Tiemi Setogutti. ESTUDO DE CASO SOBRE DEFORMAÇÃO DA CAPA PLÁSTICA DA COLUNA DE CAMINHÕES. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
91.   Talita Angélica dos Santos. Preparo, caracterização e estudo da biodegradação de nanobiocompósitos de amido termoplástico e celulose bacteriana. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
92.   Tamiye Simone Goia. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Supervisor: Sydney Ferreira Santos.
93.   Thiago Nunes Viana. Impressão 3D de hidrogeis de Poly(ácido acrílico)/F127. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
94.   Thyaná Mesquita Gomes dos Santos. Estudo das propriedadesfotoeletroquímicas de filmesfinos de óxido de tungstênio. (Graduando em bacharelado em ciência e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
95.   Vinicius Gomes de Paula. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Supervisor: Jose Antonio Souza.
96.   Vitória Alves de Araujo Dimas. Caracterização estrutural e elétrica de cerâmicas a base de zircônia. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Juliana Marchi.
97.   Yan Alexssander Celima de Avo. Análise de medidas de difração de raios X no espaço recíproco por meio de simulações. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Roosevelt Droppa Junior.
98.   Yuri Araujo Soares dos Santos. Nanodispositivos Baseados em Nanofios de SnO2. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Alexandre José de Castro Lanfredi.


(*) Relatório criado com produções desde 2018 até 2021
Data de processamento: 07/03/2022 13:53:14