Descoberta de Materiais Computacionais é o tema do Colóquio da Nano de 13 de outubro às 17 horas
A ciência de materiais computacional representa uma abordagem fundamental na descoberta e no projeto de novos materiais. Por meio de métodos computacionais avançados, é possível prever a estabilidade, transições estruturais e propriedades eletrônicas de materiais antes mesmo de sua síntese experimental. Este é o tema central do próximo Colóquio da Nano, que contará com a apresentação do Dr. Carlos Maciel de Oliveira Bastos.
Em sua palestra, o Dr. Bastos discutirá a previsão teórica e a posterior realização experimental de novos materiais, abordando especificamente o desenvolvimento de monocamadas metálicas 2D, como o ouro, e de classes emergentes de alótropos de carbono entrelaçados, denominados diamondiynes. O estudo desses materiais revelou propriedades singulares com potencial de aplicação em nanoeletrônica, optoeletrônica e sistemas mecânicos avançados.
Sobre o Palestrante
O Dr. Carlos Maciel O. Bastos é bacharel em Física pela UFSCar, com mestrado e doutorado obtidos no IFSC-USP. Sua área de atuação abrange uma série de técnicas computacionais, desde métodos eficazes como k.p e tight-binding, até métodos ab initio como a teoria do funcional da densidade (DFT) e a dinâmica molecular (MD). O Dr. Bastos é desenvolvedor dos pacotes de software WANTIBEXOS e STB-Suite, e também da interface SIESTA-MLIP, utilizada para o treinamento de campos de força com aprendizado de máquina. Suas pesquisas focam em materiais semicondutores, materiais 2D, materiais para aplicações em células solares e alótropos de carbono.
Informações do Evento
Data: 13 de outubro (sexta-feira)
Horário: 17h00
Local: Presencial – Campus SA – Auditório 801 – Bloco B – 8º andar
Para obtenção do certificado, é necessário realizar a inscrição prévia em https://doity.com.br/coloquios-da-nano-2025-10-13-carlos. O check-in é mandatório e deve ser efetuado até 10 minutos antes do início do colóquio.