Perguntas Frequentes

Processos seletivos
Matrículas
Alunos estrangeiros
Programa de assistência ao docente
Auxílios/prestação de contas

Processos Seletivos

Como posso entrar em contato com um provável orientador?
Envie um email ao provável orientador e solicite o agendamento de horário para conversar com o mesmo. Você pode encontrar o email do professor na página do curso ou na página principal da UFABC.

Posso ir à Secretaria da Pós-Graduação para me inscrever no processo seletivo?
Não. As inscrições somente podem ser efetuadas por meio eletrônico (que está disponível no edital).

Gostaria de saber mais sobre os cursos.
Sugerimos que leia todas as informações disponíveis na página do curso, inclusive os documentos oficiais e páginas secundárias. Caso ainda haja dúvidas, escreva para o email da coordenação, disponível na página do curso (consulte aqui a lista de páginas dos cursos) ou envie uma mensagem para o email: cursos.pos@ufabc.edu.br

Quais são os horários das disciplinas?
As disciplinas são oferecidas em horário diurno.

Ainda não conclui todos os créditos em disciplinas do curso de graduação. Posso me inscrever no processo seletivo?
Sim, mas no momento da matrícula no curso é necessário apresentar um certificado oficial de conclusão de curso em nível de graduação.

A UFABC oferece moradias estudantis?
Não. Porém há diversas repúblicas de estudantes próximas à universidade.

As disciplinas serão ministradas em que língua?
Língua Portuguesa. Algumas disciplinas poderão ser oferecidas em inglês. Essa decisão cabe ao docente responsável pela disciplina

Se os cursos de pós-graduação são gratuitos, para que serve a bolsa?
A bolsa serve como ajuda de custo para a realização de pesquisas.

Qual é o valor da bolsa de estudo?
O valor da bolsa institucional oferecida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFABC é de R$ 1.425,00 e R$ 2.090,00 mensais, para o mestrado e doutorado, respectivamente.

Os cursos oferecem bolsas de estudo?
Os cursos oferecem bolsas de estudo institucionais. O número de bolsas é limitado e depende de diversos fatores. É aconselhável entrar em contato com possíveis orientadores para elaborar um projeto de pesquisa e submeter uma solicitação de bolsa à FAPESP.

Quanto custa o curso de pós-graduação?
O curso e o processo seletivo são gratuitos.

Trabalho em meio expediente. Posso me inscrever no programa?
Sim. Entretanto, encontrará mais dificuldades em conciliar, do ponto de vista de tempo, as atividades da pós-graduação com o trabalho e não poderá receber uma bolsa de estudo.

É preciso ter um projeto ou um aceite prévio de um orientador para participar do processo seletivo?
É necessário verificar a exigência do edital do processo seletivo e as normas do curso de interesse, entrando em contato com possíveis orientadores para verificar sobre sua disponibilidade para orientação e a existência de projetos de pesquisa nas áreas desejadas.

Em quanto tempo devo concluir o mestrado/doutorado?
As informações constam nas normas dos cursos. As disciplinas são ministradas em regime quadrimestral.

Posso ser aceito se não há orientadores na linha de pesquisa que me interessa?
Não. Recomendamos que os candidatos se informem sobre as linhas de pesquisa de cada orientador. Os contatos dos docentes da UFABC estão disponíveis na página do curso desejado e na página principal da UFABC.

Quantas entradas os cursos têm por ano? Quais são as datas?
O calendário da pós-graduação permite processo seletivo até três vezes por ano, ficando a critério da coordenação de cada curso definir quantos ingressos serão ofertados por ano. Acesse a página do curso de interesse para obter esta informação (consulte aqui a lista de páginas dos cursos).

Quando abre o processo seletivo para a pós-graduação?
As datas são definidas pelas coordenações dos programas de pós-graduação. Você deve acessar a página do curso de interesse (consulte aqui a lista de páginas dos cursos) e acompanhar as informações referentes aos processos seletivos. Você também pode consultar os processos seletivos em andamento aqui.

Quais são os procedimentos do processo seletivo para ingresso em curso de mestrado ou doutorado?
Esses procedimentos serão divulgados no edital de processo seletivo de cada curso.

Posso me matricular em 2 cursos de mestrado e/ou doutorado na UFABC ou em outra instituição pública?
Não é possível estar vinculado a 2 vagas públicas. O aluno deverá escolher uma delas em até 5 dias úteis, após a publicação da lista de aprovados, comunicando sua escolha para a(s) instituição(ções).

Matrículas

Como solicito o trancamento no curso?
Leia atentamente as normas do seu curso e o Regimento dos Cursos de Pós-graduação (em especial o art. 19). Em seguida, preencha o requerimento próprio com justificativa, anuência do seu orientador e protocole na secretaria. O pedido é analisado pela coordenação e, se deferido, segue para referenda na Comissão de Pós-graduação – CPG. Sendo aprovado, será publicado no Boletim de Serviços da UFABC. Lembre-se de protocolar seu retorno ao curso.

Se eu desistir do curso devo protocolar meu pedido de desistência na secretaria?
Sim. Emita uma carta de justificativa, assine e solicite a anuência do seu orientador no corpo da carta. Junte-a ao requerimento acadêmico e protocole na secretaria.

Preciso renovar matrícula todo quadrimestre?
Sim. O discente deverá seguir o procedimento de matrícula para veteranos para escolher as disciplinas e efetuar a matrícula. Se não houver disciplina de interesse ou tiver concluído os créditos, deverá escolher elaboração de dissertação/tese para estar vinculado ao curso.
O discente deverá estar atendo às exigências das normas do curso em que está vinculado e ao Regimento dos Cursos de Pós-graduação (sobretudo ao art. 18, V) para que não seja desligado por falta de renovação de matrícula.

Os documentos entregues para participar do processo seletivo serão utilizados para minha matrícula?
Não. Os documentos do processo seletivo são arquivados para auditoria futura. O discente deve apresentar todos os documentos listados no procedimento para ingressantes (cópia simples e originais) para serem autenticados na secretaria.

Discente ingressante precisa apresentar documentos pessoais e acadêmicos novamente se já tiver sido aluno especial?
Sim. Os prontuários dos alunos especiais são encerrados a cada final de quadrimestre. O discente ingressante deve apresentar todos os documentos listados no procedimento para ingressantes.

Egresso da graduação ou do mestrado da UFABC precisa apresentar os documentos de ingressantes?
Sim. Todos deverão apresentar os documentos listados no procedimento para ingressantes, pois os documentos devem ser atualizados para ingresso no nível em que o aluno foi aprovado no processo seletivo.

Alunos estrangeiros

Atenção

  • trazer a via original e uma cópia simples dos documentos a seguir;
  • local de entrega dos documentos: Campus Santo André – Av. dos Estados, 5001 – Bloco B, 4º andar.;
  • verificar na página do curso no qual está se matriculando, se não são solicitados, ALÉM DESTES, outros documentos.

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA DE ALUNOS ESTRANGEIROS

1. Cédula de identidade do país de origem;

2. RNE

O Registro Nacional de Estrangeiros é o documento que no Brasil atesta a identidade de indivíduos não brasileiros com residência temporária ou permanente no território da federação. A emissão desse documento é de responsabilidade da Polícia Federal do Brasil. Como o RNE demora algum tempo para ser emitido, o aluno estrangeiro deverá entregar o Protocolo de Emissão do RNE para a Universidade o mais rápido possível. Sem o RNE válido não há possibilidade de serem emitidos Certificados e Diplomas. Também é necessário solicitar na Polícia Federal o extrato da consulta de dados de identificação, emitido pelo Sistema Nacional de Cadastramento de Registro de Estrangeiros – SINCRE – para apresentar à universidade acompanhado do RNE.

COMO SOLICITAR O RNE:
(i) acessar www.dpf.gov.br;
(ii) na seção “Serviços” (no menu à esquerda), clicar em “Estrangeiro”;
(iii) clicar no item “4. Requerer registro e emissão/renovação de Cédula de Identidade de Estrangeiro” e seguir as instruções desse item.
3. passaporte com visto para estudante;
4. CPF – O Cadastro de Pessoa Física é um banco de dados gerenciado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB que armazena informações cadastrais de contribuintes obrigados à inscrição no CPF, ou de cidadãos que se inscreveram voluntariamente. Para sua emissão é necessário apresentar um documento de identificação válido no seu país de origem (ex.: Certidão de Nascimento) ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiro), ou Passaporte, ou Protocolo RNE em que constem seus dados cadastrais. Para a emissão deste documento, solicitar orientação da Polícia Federal do Brasil quando for dar entrada no RNE.
5. certidão de nascimento ou casamento;
6. comprovante de residência atualizado com CEP (a ser entregue na Universidade após conseguir uma residência fixa no Brasil; CEP é o Código de Endereçamento Postal, existente em contas de água, luz, telefone fixo ou celular, e outros);
7. 1 foto 3×4;
8. diploma de graduação (frente e verso), reconhecido pelo MEC, ou certificado de conclusão de graduação; os diplomas de graduação no exterior devem ser apresentados com visto consular brasileiro de autenticação, exceto nos casos amparados por acordos diplomáticos específicos (verifique nas observações abaixo informações sobre revalidação de diplomas de graduação estrangeiros);
9. histórico escolar de graduação com visto consular brasileiro de autenticação, exceto nos casos amparados por acordos diplomáticos específicos;
10. diploma de mestrado (frente e verso) ou certificado de conclusão de mestrado (somente para alunos de doutorado);
11. histórico escolar de mestrado (somente para alunos de doutorado).

 


OBSERVAÇÕES:

1) Alunos com diplomação no exterior devem providenciar a revalidação do seu diploma. O protocolo de revalidação deve ser entregue no 2º quadrimestre de curso na secretaria como comprovação de andamento (informações sobre revalidação de diploma de graduação estrangeiro).

2) Os alunos estrangeiros devem defender a dissertação/tese antes da data de vencimento do seu RNE. A perda desse prazo impossibilitará a emissão do diploma.

Programa de Assistência ao Docente

http://propg.ufabc.edu.br/f-a-q-programa-assistencia-ao-docente/

Auxílios/prestação de contas

nano.ufabc.edu.br/servicos