SisNano – National System Laboratories in Nanotechnologies

sismano_img_01O SisNano (Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia), instituído em 2013, é uma das principais ações da Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN). Ele é composto por um sistema de laboratórios direcionados à pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) em nanociências e nanotecnologia, tendo como característica essencial o caráter multiusuário e de acesso aberto. Formado por laboratórios especializados e multiusuários, tem como premissa básica a promoção do acesso às instalações à comunidade científica do país. A estrutura administrativa e técnica-científica é definida no organograma abaixo:

sismano_img_02

Em sua concepção, foram instituídas duas categorias de laboratórios: os Laboratórios Estratégicos, vinculados diretamente ao Governo Federal e que têm o compromisso de disponibilizar, no mínimo, 50% do tempo de uso dos equipamentos para usuários externos; e os Laboratórios Associados, vinculados a outros Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT), e que devem disponibilizar, pelo menos, 15% do tempo de uso dos equipamentos para usuários externos. Das 50 propostas incialmente submetidas, 26 foram selecionadas. A UFABC, desde o início, faz parte desse sistema e criou o Complexo Laboratorial Nanotecnológico (CLN/UFABC), composto pelas Centrais Experimentais Multiusuários, o Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados, além de ter um espaço de ~228 m2 no Bloco Zeta. A proposta inicial foi submetida pelo professor Wendel Andrade Alves, que também foi o primeiro coordenador na UFABC. Ainda em 2013, a Pró-Reitoria de Pesquisa indicou os professores Fabio Furlan Ferreira e Alexandre José de Castro Lanfredi para serem, respectivamente, o novo coordenador e vice-coordenador. Em junho de 2016 houve uma alteração na vice-coordenação do CLN/UFABC, passando o professor Adalberto Fazzio a desempenhar essa função. Por ser um projeto de caráter institucional, todos os docentes da UFABC interessados podem fazer parte do SisNano.

sismano_img_03

Com os recursos iniciais, totalizando R$ 1.000.000,00, 96% foram destinados à aquisição de equipamentos de grande porte, 2% para custeio e 2% para bolsas de Apoio Técnico. Foram adquiridos um difratômetro de raios X por policristais, com fonte de molibdênio, equipado com um forno para realização de medidas em temperaturas até 1500 °C  e um fluorímetro com resolução temporal. Mais informações no site SisNano.

Apresentação Completa CLN-UFABC