Docentes_PPG-NMA

Wanius Jose Garcia da Silva

Possui graduação em Física Teórico-Experimental (1998), Mestrado em Física Básica - Física Atômica e Molecular (2001) e Doutorado em Física Biomolecular (2005) (com período sanduíche no Centro de Investigações Biológicas, CIB/CSIC, Madrid, Espanha) todos pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP). Realizou Pós-Doutoramento no IFSC/USP (2006-2007) e no Laboratório de Física dos Sólidos (LPS) da Universidade de Paris-Sud (Orsay/França) (2008-2009). Desde 2010 é docente da Física no Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Atualmente é Professor Associado Nível II. Foi Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da UFABC (2019-2020). Fundador e Coordenador do Laboratório de Biofísica Molecular: Interface Física-Biologia (L603 - Bloco L - UFABC). Possui experiência na área de Física, Matéria Condensada, Matéria Mole, Interface Física-Biologia e Biofísica atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: nanopartículas assistidas por proteínas e outras moléculas orgânicas com aplicações tecnológicas, biomassa, estrutura, estabilidade e função de proteínas e outras biomoléculas. Para análises dos Sistemas Biológicos e interface Física-Biologia emprega as seguintes técnicas experimentais: espalhamento de raios X a baixos ângulos (SAXS), espalhamento dinâmico de luz (DLS), micro difração de raios X (DRX), espectroscopia de dicroísmo circular (CD), espectroscopia de fluorescência, calorimetria de titulação isotérmica (ITC), calorimetria diferencial de varredura (DSC) e microscopia eletrônica de transmissão (MET). É orientador de Mestrado e Doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados e Biotecnociência ambos da UFABC. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6535261865044902 (01/02/2022)
  • Rótulo/Grupo: Professor Permanente
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados, 5001 Bairro Bangu 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (011) 49968352 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Física
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2021-Atual. Sintese de nanomateriais hibridos organico-inorganico para aplicacoes em condutores superionicos, fotocatalise e agentes antimicrobianos (PQ-2020, Processo CNPq No 305816/2020-9)
      Descrição: Nosso grupo de pesquisa vem se dedicando ao estudo da fotossíntese verde rápida de nanopartículas (NPs) de haletos de prata assistidas por proteínas, peptídeos e outras moléculas orgânicas. Estas NPs de haletos de prata mostram grande potencial para aplicações tecnológicas na área de funcionalização de superfícies de NPs, condutores superiônicos de estado sólido, fotocatálise e agentes antimicrobianos. Recentemente, nosso grupo de pesquisa relatou pela primeira vez a síntese ultrarrápida de NPs de iodeto de prata (AgI) assistidas por proteína com potencial para aplicação em eletrólito de estado sólido. O produto da síntese mostrou-se um sistema híbrido orgânico-inorgânico termicamente estável com condutividade superiônica de ? ~ 1,7 x 10-4 S/cm a 25 °C e ? ~ 0,14 S/cm a 170 °C. Nossos resultados também mostraram que a transição da fase ? para a fase ?/? foi drasticamente suprimida até 41 °C no processo de resfriamento das NPs de AgI revestidas com proteínas. Este é o primeiro estudo mostrando a difusão de íons Ag+ da superfície de NPs de AgI através de uma matriz de proteína. Em uma primeira parte do projeto, nosso objetivo é realizar a fotossíntese de NPs de AgI assistidas por peptídeos (ao invés de proteínas) de diferentes tamanhos e sequências com a finalidade de modificar a composição e diminuir a espessura da coroa orgânica de revestimento, e assim, melhorar significativamente a condutividade superiônica do nanomaterial hibrido orgânico-inorgânico. Em uma segunda etapa do projeto, nosso objetivo é estudar o efeito sinérgico das atividades antimicrobianas das NPs de cloreto de prata (AgCl) e do antibiótico gentamicina ambos na presença de lectinas (proteínas que se ligam aos carboidratos da membrana celular) contra linhagens bacterianas patogênicas multirresistentes. Nossos resultados preliminares mostram a fotossíntese de NPs de AgCl recobertas por lectinas purificadas de sementes de Dioclea violacea e Canavalia ensiformis. Todas as NPs sintetizadas durante este projeto serão caracterizadas por técnicas físicas e bioquímicas. Os objetivos deste projeto de pesquisa estão na fronteira dos estudos que tangem as propriedades de condução superiônica e antimicrobiana das NPs de AgI e NPs de AgCl, respectivamente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wanius José Garcia da Silva - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Wanius Jose Garcia da Silva.
    2. 2018-2021. Fotobiosintese ultrarrapida de nanoparticulas de iodeto de prata recobertas por proteina com fase superionica a temperatura ambiente (CNPq, PQ-2017, Processo No 305740/2017-2)
      Descrição: As nanopartículas são formadas por aglomerados compostos de poucos a centenas de átomos. Especificamente, a prata metálica é capaz de associar-se com haletos para formar nanopartículas hibridas como as nanopartículas de cloreto de prata, brometo de prata e iodeto de prata. Os métodos tradicionais para a síntese de nanopartículas são usualmente métodos físicos ou químicos que podem ser caros ou resultarem em produtos nocivos devido ao emprego de solventes tóxicos que podem, inclusive, serem adsorvidos na superfície das nanopartículas. Portanto, uma busca de procedimentos alternativos para a obtenção de nanopartículas é necessária, e as rotas de sínteses verde assistidas por moléculas biológicas com potencial redutor vêm ganhando grande destaque. O presente projeto visa desenvolver uma metodologia de fotobiosíntese ultrarrápida de nanopartículas de iodeto de prata empregando proteína como agente redutor e estabilizante. O iodeto de prata é um notável composto devido a sua fase alfa superiônica e alta condutividade de íons de prata. A temperatura ambiente o iodeto de prata encontra-se na fase beta/gama pobremente condutora, porém acima de 147 oC sofre uma transição para a fase alfa que apresenta propriedades de condutividade superiônica. Nossos resultados preliminares mostram a fotobiosíntese de nanopartículas de iodeto de prata, recobertas de proteína, com diâmetro médio de 15 nm em tempos de sínteses inferiores a cinco minutos. Além disso, diferentemente do material massivo, resultados preliminares de calorimetria de varredura diferencial mostram que no processo de resfriamento a fase ? com condutividade superiônica das nossas nanopartículas de iodeto de prata recobertas por proteína sobrevive até a temperatura ambiente. Para um estudo mais aprofundado as nanopartículas de iodeto de prata recobertas por proteína, obtidas por fotobiosíntese, serão caracterizadas por técnicas Físicas como espectroscopia de absorção, espalhamento dinâmico de luz, espalhamento de raios X a baixos ângulos, espalhamento de luz eletroforético, microscopia eletrônica de transmissão, difração de raios X, calorimetria de varredura diferencial e condutividade iônica. Os objetivos deste projeto de pesquisa estão na fronteira dos estudos que tangem as propriedades de condução superiônica e as nanopartículas de iodeto de prata fotobiosintetizadas podem ter aplicações biotecnológicas promissoras, como também, aplicações em outros campos incluindo nanobaterias e dispositivos eletroquímicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wanius José Garcia da Silva - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Wanius Jose Garcia da Silva.
    3. 2018-Atual. Quimica bio-inorganica de monooxigenases liticas de polissacarideos de insetos (Projeto Universal, Processo CNPq No 422132/2018-7)
      Descrição: As monooxigenases líticas de polissacarídeos (LPMOs) formam uma classe de metaloenzimas (dependentes de Cu+2) recentemente descobertas que se ligam a regiões cristalinas de polissacarídeos e realizam a sua clivagem através de mecanismo de oxidação. Quatro famílias dessas enzimas foram identificadas as quais podem oxidar diferentes polissacarídeos como celulose, quitina e amido. Essas metaloenzimas oxidativas atuam facilitando a ação de outras enzimas hidrolíticas aumentando a eficiência de degradação de diferentes polissacarídeos. Neste contexto, as LPMOs são enzimas com grande potencial para aplicações tecnológicas, especialmente como complementos em coquetéis lignocelulósicos para a degradação da biomassa e produção de etanol de segunda geração. Neste projeto de pesquisa, nós propomos estudar as LPMOs dos insetos Coptotermes gestroi, Drosophila yakuba e Bombyx mori. As metaloenzimas de insetos serão clonadas, produzidas em bactéria e purificadas através de métodos cromatográficos. As atividades enzimáticas (especificidades) serão estudadas em diferentes polissacarídeos. A termodinâmica de interação das LPMOs com íons metálicos será estudada por espectroscopia de fluorescência e calorimetria de titulação isotérmica (ITC). As estruturas secundária e terciária das LPMOs serão estudadas por espectroscopia de dicroísmo circular (CD), espalhamento dinâmico de luz (DLS) e espalhamento de raios X a baixos ângulos (SAXS). As estruturas tridimensionais das LPMOs serão determinadas por difração de raios X (XRD, cristalografia de proteínas). Os resultados oriundos deste projeto de pesquisa permitirão uma melhor compreensão do modo de ação das LPMOs de insetos e do papel de íons metálicos (química bio-inorgânica) no mecanismo catalítico dessas enzimas. Essas LPMOs de insetos possuem grande potencial como suplementos em coquetéis lignocelulósicos comerciais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wanius José Garcia da Silva - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Wanius Jose Garcia da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (0)

        Lista de colaborações

        • Colaborações endôgenas (3)
          • Wanius José Garcia da Silva ⇔ Fabio Furlan Ferreira (3.0)
            1. TOFANELLO, ARYANE ; ARAUJO, JUSCEMÁCIA N. ; NANTES-CARDOSO, ISELI L. ; FERREIRA, FABIO F. ; SOUZA, JOSÉ A. ; LIM, DAE-WOON ; KITAGAWA, HIROSHI ; Garcia, Wanius. Ultrafast fabrication of thermally stable protein-coated silver iodide nanoparticles for solid-state superionic conductors. COLLOIDS AND SURFACES B-BIOINTERFACES. v. 176, p. 47-54, issn: 0927-7765, 2019.
              [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
              Qualis: A1
            2. CRUZ, GEOMAR F. ; TOFANELLO, ARYANE ; ARAÚJO, JUSCEMÁCIA N. ; NANTES-CARDOSO, ISELI L. ; FERREIRA, FABIO F. ; Garcia, Wanius. Fast One-Pot Photosynthesis of Plasmonic Protein-Coated Silver/Silver Bromide Nanoparticles with Efficient Photocatalytic Performance. Journal of Inorganic and Organometallic Polymers and Materials. v. 28, p. 2056-2062, issn: 1574-1443, 2018.
              [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
              Qualis: Não identificado (JOURNAL OF INORGANIC AND ORGANOMETALLIC POLYMERS AND MATERIALS)
            3. ARAÚJO, JUSCEMÁCIA N. ; TOFANELLO, ARYANE ; SATO, JULIANA A. P. ; CRUZ, LUCIANO S. ; NANTES-CARDOSO, ISELI L. ; FERREIRA, FABIO F. ; BATISTA, BRUNO L. ; Garcia, Wanius. Rapid Synthesis via Green Route of Plasmonic Protein-Coated Silver/Silver Chloride Nanoparticles with Controlled Contents of Metallic Silver and Application for Dye Remediation. Journal of Inorganic and Organometallic Polymers and Materials. v. 28, p. 2812-2818, issn: 1574-1443, 2018.
              [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
              Qualis: Não identificado (JOURNAL OF INORGANIC AND ORGANOMETALLIC POLYMERS AND MATERIALS)

          • Wanius José Garcia da Silva ⇔ Iseli Lourenço Nantes-Cardoso (2.0)
            1. CRUZ, GEOMAR F. ; TOFANELLO, ARYANE ; ARAÚJO, JUSCEMÁCIA N. ; NANTES-CARDOSO, ISELI L. ; FERREIRA, FABIO F. ; Garcia, Wanius. Fast One-Pot Photosynthesis of Plasmonic Protein-Coated Silver/Silver Bromide Nanoparticles with Efficient Photocatalytic Performance. Journal of Inorganic and Organometallic Polymers and Materials. v. 28, p. 2056-2062, issn: 1574-1443, 2018.
              [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
              Qualis: Não identificado (JOURNAL OF INORGANIC AND ORGANOMETALLIC POLYMERS AND MATERIALS)
            2. ARAÚJO, JUSCEMÁCIA N. ; TOFANELLO, ARYANE ; SATO, JULIANA A. P. ; CRUZ, LUCIANO S. ; NANTES-CARDOSO, ISELI L. ; FERREIRA, FABIO F. ; BATISTA, BRUNO L. ; Garcia, Wanius. Rapid Synthesis via Green Route of Plasmonic Protein-Coated Silver/Silver Chloride Nanoparticles with Controlled Contents of Metallic Silver and Application for Dye Remediation. Journal of Inorganic and Organometallic Polymers and Materials. v. 28, p. 2812-2818, issn: 1574-1443, 2018.
              [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
              Qualis: Não identificado (JOURNAL OF INORGANIC AND ORGANOMETALLIC POLYMERS AND MATERIALS)

          • Wanius José Garcia da Silva ⇔ Jose Antonio Souza (1.0)
            1. TOFANELLO, ARYANE ; ARAUJO, JUSCEMÁCIA N. ; NANTES-CARDOSO, ISELI L. ; FERREIRA, FABIO F. ; SOUZA, JOSÉ A. ; LIM, DAE-WOON ; KITAGAWA, HIROSHI ; Garcia, Wanius. Ultrafast fabrication of thermally stable protein-coated silver iodide nanoparticles for solid-state superionic conductors. COLLOIDS AND SURFACES B-BIOINTERFACES. v. 176, p. 47-54, issn: 0927-7765, 2019.
              [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
              Qualis: A1




        (*) Relatório criado com produções desde 2018 até 2021
        Data de processamento: 07/03/2022 13:53:12