Docentes_PPG-NMA

Derval dos Santos Rosa

Bacharel (1984) e Licenciado (2002) em Química, Mestre em Química/Ciências (1988) e Doutorado em Engenharia Química (1996) pela UNICAMP. Pós-Doutoramento pela University of Brighton (2015). Atuou como Coordenador de Projeto, Gerente de Secção e de Divisão no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebrás (1986-2001). Professor Titular da Universidade São Francisco (1996-2008) e Professor Associado da Universidade Federal do ABC (UFABC) (2009-atual). Foi Coordenador do Bacharedo em Ciência e Tecnologia (2009), Pró-reitor Adjunto de Graduação (2009-2010) e Pró-reitor de Graduação (2011-2014) na UFABC. Foi Presidente do Colégio de Pró-reitores do Brasil (Coordenadou diversos projetos de pesquisa (fomentados por CPqD-Telebrás, CNPq, FAPESP, CAPES e diversas empresas) e e foi responsável por transferência de algumas tecnologia desenvolvidas para Empresas Nacionais. Atua como revisor de diversos periódicos, entre eles: Polímeros: Ciência e Tecnologia, Matéria, Materials Research, Nature, Polymer Physics, Journal of Applied Polymer Science, Polymer (Guildford), European Polymer Journal, Carbohydrate Polymers, Polymer Testing, Industrial Crops and Products, Journal of Thermal Analysis and Calorimetry, Composites Science and Technology, Journal of Molecular Liquids, Journal of Cleaner Production. Assessor Ad-Hoc da FAPESP, CNPq, FINEP, CAPES, da Área - Engenharias II da CAPES (2018) e algumas Universidades Brasileiras. Participação de alguns conselhos Editoriais de revistas internacionais. Conselheiro (diversos mandatos) e Diretor da ABPol (2017-2019). Já proferiu várias palestras plenárias/Keynotes/Mesa redonda como convidado. Orientou dezenas de trabalhos finais de graduação/ iniciação científica/dissertações/tese e outros trabalhos. Possui mais de uma centena de artigos publicados em revistas internacionais de bom impacto.Tenho filhos nascidos em 1988, 1991 e 2002 #ParentsinScience (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0103007276004318 (08/02/2022)
  • Rótulo/Grupo: Professor Permanente
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Avenida dos Estados, 5001 - Bloco A - Sala 732-1 Câmpus Santo André (Bloco A - Torre I) Santa Teresinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49967983
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Química
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2021-Atual. Acordo de Cooperacao em Pesquisa Entre a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a University of Waterloo
      Descrição: O presente Acordo de Cooperação tem como objetivo fundamental estabelecer uma cooperação acadêmica, científica e cultural entre as duas Instituições. Através de suas futuras ações de mobilidade e cooperação, ambas as instituições se esforçarão para construir uma parceria estratégica no futuro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Derval dos Santos Rosa - Coordenador / Sushanta Mitra - Integrante.
      Membro: Derval dos Santos Rosa.
    2. 2019-2019. Evaluation of different processing methods of natural fiber composites using starch as a natural coupling agent
      Descrição: O crescimento do uso de materiais poliméricos do último século levou ao surgimento de graves impactos ambientais como o acúmulo de resíduos pós-uso. Os compósitos de fibras naturais entram como uma alternativa quando associados a matrizes de polímeros reciclados ou biodegradáveis. Os compósitos produzidos podem possuir propriedades de aplicação superiores ao polímero original desde que possua uma alta interação entre o reforço e a matriz, porém fibras naturais e os materiais poliméricos utilizados para este fim tentem a ser incompatíveis. Dessa forma, processos de modificação para a melhora desta interface tem sido o foco de pesquisa em diversos trabalhos da literatura. Neste projeto é proposta a visita do Prof. Dr. Marek Szostak, da Poznan University of technology (Polônia), com grande expertise em materiais compósitos e seus processamentos, para a avaliação e a validação, através da definição de um mecanismo, da nova metodologia de compatibilização na interface utilizando goma de amido como agente compatibilizante desenvolvida pelo Laboratório de Polímeros Ambientalmente Amigáveis da UFABC. Com a expertise do prof. Marek é esperada a realização de pequenas adaptações na metodologia para a produção em larga escala destes compósitos visando a sua aplicação comercial. Nesta visita também será concluído o acordo de cooperação entre a UFABC e a Poznan University of Technology, permitindo a troca de conhecimento na pesquisa e educação entre as instituições. (AU). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Derval dos Santos Rosa - Coordenador / Marek Szostak - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Derval dos Santos Rosa.
    3. 2019-2019. Avaliacao do efeito de compatibilizacao da goma de amido em compositos de fibras naturais e matrizes polimericas
      Descrição: O crescimento do uso de materiais poliméricos do último século levou ao surgimento de graves impactos ambientais como o acúmulo de resíduos pos-uso. Os compósitos de fibras naturais entram como uma alternativa quando associados a matrizes de polímeros reciclados ou biodegradáveis. Os compósitos produzidos podem possuir propriedades de aplicação superiores ao polímero original desde que possua uma alta interação entre o reforço e a matriz, porém fibras naturais e os materiais poliméricos utilizados para este fim tentem a ser incompatíveis. Dessa forma, processos de modificação para a melhora desta interface tem sido o foco de pesquisa em diversos trabalhos da literatura. Neste projeto é proposta a visita do Prof, Dr, Marek Szostak, da Poznan University of Technology (Polônia), com grande expertise em materiais compósitos e seus processamentos, para a avaliação e a validação, através da definição de um mecanismo, da nova metodologia de compatibilização na interface utilizando goma de amido como agente compatibilizante desenvolvida pelo Laboratório de Polimeros Ambientalmente Amigáveis da UFABC. Com a expertise do prof. Marek é esperada a realização de pequenas adaptações na metodologia para a produção em larga escala destes compósitos visando a sua aplicação comercial. Nesta visita também será concluído o acordo de cooperação entre a UFABC e a Poznan University of Technology, permitindo a troca de conhecimento na pesquisa e educação entre as instituições.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Derval dos Santos Rosa - Coordenador / Marek Szostak - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Derval dos Santos Rosa.
    4. 2019-2019. Evolucao da dispersao de nanoestruturas de celulose mofificadas aplicadas em bionanocompositos
      Descrição: Os materiais biodegradáveis estão dentre as estratégias viáveis utilizadas no exterior para minimizar problemas ocasionados pelo descarte inadequado de resíduos plásticos. O uso de nanoestruturas de celulose tem se destacado como elemento de reforço neste tipo de material devido as suas propriedades intrínsecas. No entanto, ainda existe uma grande necessidade de elucidar o seu efeito nas principais propriedades de bionanocompósitos. Nesta perspectiva, pretende-se realizar uma pesquisa (por meio de um estágio de sessenta dias), em colaboração com o Grupo de Pesquisa coordenado pelo Prof. Dr. Vijaya K. Rangari do Center for Advanced Materials (TCAM), Materials Science and Engineering Department, da Tuskegee University, Tuskegee (AL, USA). O grupo de pesquisa, coordenado pelo Prof. Rangari, possui uma grande experiência em processos de obtenção e caracterização de bionanocompósitos. A ênfase do grupo está em adequada dispersão (uniforme), adesão e compatibilização para produzir biocompósitos com alta qualidade para várias aplicações. Os materiais serão preparados e caracterizados no Brasil (no Laboratório de pesquisa do proponente) e na Tuskegee University pretende-se aprimorar as técnicas de preparação e caracterização de nanocompósitos biodegradáveis. A integração com o Grupo do Prof. Dr. Vijaya ampliará a linha de pesquisa do proponente, que vem se intensificando em caracterização de nanocelulose utilizando espectroscopia Raman, microscopia eletrônica de transmissão e varredura para o desenvolvimento de novos biomateriais buscando ampliar as propriedades dos nanocompósitos desenvolvidos pois estas têm sido limitadas devido à baixa interação interfacial. Nessa pesquisa pretende-se efetuar também treinamento/especialização/desenvolvimentos em processamento e caracterização de bionanocompósitos com reforços nanocelulósicos a partir de resíduos agrícolas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Derval dos Santos Rosa - Coordenador / Vijaya K. Rangari - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Derval dos Santos Rosa.
    5. 2019-Atual. Desenvolvimento de hidrogeis superabsorventes para liberacao controlada de nutrientes encapsulados
      Descrição: O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de produtos agrícolas, e isso implica em usos excessivos de fertilizantes, de forma a garantir o crescimento e o desenvolvimento dos plantios. Entretanto, esse excesso resulta em sérios danos ambientais, como a eutrofização de lagos e contaminações resultantes da lixiviação pelas chuvas. Entre as culturas de destaque no país, tem-se o alho, hortaliça altamente sensível a irrigação e a fertilização, que na quantidade inadequada tem comprometido a sua produção e exige a importação de cerca de 50% do consumo total anual. Este projeto visa o desenvolvimento de um hidrogel superabsorvente, contendo cápsulas para entrega controlada de nutrientes (nitrogênio e potássio) na cultura do alho. Hidrogéis de polietileno glicol reforçados com nanoestruturas de celulose (NECs) serão produzidos e atuarão no armazenamento de água em seu interior, minimizando as necessidades de irrigação propiciando uma economia nesse recurso. Os hidrogéis conterão cápsulas de quitosana+montmorilonita com nutrientes em seu interior de maneira que sua liberação seja de forma controlada de acordo com a necessidade da cultura do alho. As NECs, os hidrogéis e as cápsulas serão analisados em termos de morfologia, absorção de água, estabilidade térmica, composição química, estabilidade mecânica e de liberação de nutrientes no solo. Assim, o produto final (hidrogel+NEC+cápsula) será estudado em termos de liberação de água e nutrientes no solo, sendo feitos testes em culturas de alho para comprovação da eficácia do produto desenvolvido.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Derval dos Santos Rosa - Coordenador / Giovanni Floriano de Lima - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Derval dos Santos Rosa.
    6. 2019-Atual. EVALUATION OF BIODEGRADABLE FILMS AND MEMBRANES CONTAINING NANOCELLULOSE, ESSENTIAL OILS AND PROTEINS FOR FOOD AND WATER SAFETY
      Descrição: In face of the environmental crisis caused by the increase in the amount of plastic materials improperly discarded in the environment, the interest for the development of new, environmentally friendly and sustainable polymers with low environmental impacts from both production and disposal is growing. This increased demand for green (sustainable) materials has led the plastics industries to develop polymers from renewable or biodegradable sources. Also, along with environmental concern, the need to develop functional or active materials has been highlighted. These materials bring together numerous benefits in a single product, such as antimicrobial and antioxidant activities, among others. Among the many possible approaches to the development of these new materials and products, the use of nanotechnology has been shown to be relevant, because such technologies can provide advanced functional fillers and nanocapsules containing active agents for polymers, which may also be useful in the development of functional and active biodegradable plastics (i.e., products with different functions, which also have more sustainable characteristics). Considering the energy-food-water nexus, the present proposal aims at establishing an exchange of researchers between UFABC and the University of Waterloo for the development of films and flexible membranes of biodegradable polymers functionalized with nanostructures of proteins and nanocellulose. The goal in this collaboration to be established is to develop microcapsule systems containing cationic proteins from the Moringa oleifera plant, essential oils and cellulose nanostructures (CNs) to provide controlled release of active antimicrobials in films and polymer membranes. The partnership between the proponents aims at two main applications. In the first one, the development of biodegradable food packaging with antimicrobial activity, incorporating antimicrobial active ingredients in cellulose nanostructures (nanocrystals or nanofibrils) and their application in the biodegradable polymer matrix. The second application refers to the development of devices to detect, treat and guarantee clean and safe drinking water for direct and indirect uses. Seeking the application of controlled release of antimicrobial agents, the technology that Prof. Rosa has been developing in his laboratory will be allied to the experience of Prof. Mitra in the identification of E. coli in water, treating the water with extracts of Moringa oleifera, and enabling food safety through the development of innovative biosensors. It is intended to evaluate the effect of the incorporation of cellulose nanostructures (CNs) with different essential oils and cationic protein of Moringa oleifera and to conduct a study using a device already developed by Prof. Mitra to detect, remove and inactivate the harmful Gram-negative bacteria Escherichia coli (from the fecal coliform group) of water and food sources. This partnership will be of immense importance for the current FAPESP project and to expand the results to be obtained aiming at the spread of new technologies and stimulus to the development of final products, as fruits of international collaborations. The exchange activities will also allow planning of joint research, optimization of various biological testing protocols, use of equipment, the organization of seminars, discussion of results, student exchange and thus opportunities for long-term projects between the two groups.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . Integrantes: Derval dos Santos Rosa - Coordenador / Sushanta Mitra - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Derval dos Santos Rosa.
    7. 2018-2018. Organizacao do 8th International Symposium on Natural Polymers and Composites
      Descrição: A presente proposta visa a solicitação de financiamento para a realização do 8 th International Symposium on Natural Polymers and Composites, organizado pela Universidade Federal do ABC e Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". O evento está na sua oitava edição, que ocorrerá no município de São Pedro-SP, entre os dias 27 e 30 de maio de 2018. O objetivo deste evento é promover a discussão entre pesquisadores nacionais e internacionais, tecnólogos, estudantes, representantes do setor produtivo e de entidades de classe. Na ocasião serão discutidos e apresentados novos desenvolvimentos nas áreas de fibras naturais, bioplásticos, polímeros de fontes renováveis, polímeros biodegradáveis, nanotecnologia, compósitos, biorrefinarias e da avaliação do ciclo de vida. Esta será uma oportunidade para criação e fortalecimento de redes de pesquisa, estimulando a realização de projetos entre os grupos participantes (a exemplo das edições anteriores). A presença de representantes dos centros de excelência internacionais proporcionará oportunidades de colaboração e intercâmbio. A programação contemplará apresentações dos trabalhos aprovados, nas formas oral e pôster. Os trabalhos estarão alinhados aos temas: a) Natural Fibers: cultivation, treatment, modification, processing and end-use applications; b) Biobased and Biodegradable polymers: production and applications; c) Biorefinery: Innovation, Biomass and prospects for sustainable production; d) Composites and fibers: processing and applications; e) Micro and Nanotechnology; f) Cellulose, Lignin and other renewable raw materials e h) Environment and Life-Cycle Assessment (LCA). Contaremos com o apoio da Universidade Federal do ABC, Universidade Estadual Paulista, EMBRAPA, Universidade de São Paulo, Unicamp, entre outras instituições. Para que os objetivos propostos pela Comissão Organizadora sejam plenamente atendidos, o apoio financeiro da FAPESP torna-se imprescindível. Composição da Comissão Organizadora: Prof. Dr. Alcides Lopes Leão (Chairman) - Universidade Estadual Júlio de Mesquita filho (UNESP-Botucatu) Prof. Dr. Derval dos Santos Rosa (Chairman) - Universidade Federal do ABC (UFABC) Profª. Drª. Elizabete Frollini - Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo Prof. Dr. Luiz Henrique Capparelli Mattoso - EMBRAPA Prof. Dr. Holmer Savastano - Universidade de São Paulo (USP) - Pirassununga Profª. Drª. Lucia Innocentini Mei - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Profª. Drª. Ivana Cesarino - Universidade Estadual Júlio de Mesquita filho (UNESP-Botucatu). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (7) . Integrantes: Derval dos Santos Rosa - Coordenador / LUCIA INNOCENTINI H MEI - Integrante / Luiz Henrique Capparelli Mattoso - Integrante / Elisabete Frollini - Integrante / Holmer Savastano Junior - Integrante / Alcides Lopes Leao - Integrante / Ivana Cesarino - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Derval dos Santos Rosa.
    8. 2018-Atual. Filmes de PBAT com nanoestruturas de celulose tratadas com oleos essenciais encapsulados para embalagens ativas
      Descrição: Tendo em vista a crescente necessidade da indústria de embalagens alimentícias possuir produtos com propriedades antimicrobianas para aumentar a segurança e qualidade alimentar, este projeto tem como objetivo a produção de filmes poliméricos flexíveis biodegradáveis, por meio do encapsulamento e liberação controlada de princípios ativos presentes em óleos essenciais, sendo um deles da região da Amazônia. Para este encapsulamento, será utilizado um sistema constituído de nanoestruturas de celulose/surfactante, de modo que sejam obtidas micelas que facilitem a sua dispersão e incorporação nos filmes biodegradáveis. As nanoestruturas de celulose (NC?s) serão obtidas com o tratamento alcalino de resíduos de eucalipto, em reator sob pressão e temperatura controladas, seguido de isolamento por moagem em moinho de bolas. As NCs serão ativadas com três princípios ativos, limoneno, aldeído cinâmico e linalol, presentes em diferentes óleos essenciais, para a formação de micelas utilizando o surfactante polisorbato 80 (TWEEN 80) em meio aquoso. Os filmes poliméricos, reforçados com os sistemas encapsulados (NCA?s), serão preparados por casting, com dispersão NC?s em ultrassom de ponteira, para garantia de um material homogêneo, em concentrações de até 10%, em massa, de forma a obter os nanocompósitos com os princípios ativos. As NC?s e os princípios ativos serão caracterizados individualmente e após tratamento (NCA?s), e os filmes preparados serão avaliados quanto à liberação controlada das micelas e sua efetividade antimicrobiana. De forma conjunta, as propriedades mecânicas, térmicas e estruturais dos filmes, assim como o seu processo de biodegradação em solo, simulando o processo pós-uso, serão estudados de forma a viabilizar a sua aplicação como um possível produto comercial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Derval dos Santos Rosa - Coordenador / Maria Inês Bruno Tavares - Integrante / Rondes Ferreira da Silva Torin - Integrante / Cristina Gomes da Silva - Integrante / Maira de Lourdes Rezende - Integrante / Edson Roberto Leite - Integrante / IÇAMIRA COSTA NOGUEIRA - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Outra / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Derval dos Santos Rosa.
    9. 2018-Atual. NANOCELULOSE DE RESIDUOS DE EUCALIPTO POR METODOS COMBINATORIOS: PRE- TRATAMENTOS ASSISTIDOS POR MICRO-ONDAS E ISOLAMENTO ACIDO OU ENZIMATICO COM MODIFICACAO POR SURFACTANTES
      Descrição: O uso de materiais lignocelulósicos, oriundos de resíduos com alto teor de celulose, tem despertado grande interesse nas comunidades científicas e tecnológicas para a obtenção de nanoestruturas de celulose (NECs). Porém, dificuldades para o isolamento destas nanopartículas têm sido encontradas, tais como o elevado tempo reacional, o excessivo gasto de reagentes e baixos rendimentos das NECs. Para melhorar os processos, tecnologias envolvendo o uso de micro-ondas tem sido aprimoradas para melhorar a eficácia das preparações destas. Além disso, a modificação química da nanocelulose por surfactantes pode aprimorar a interação com polímeros para aplicação em nanocompósitos. O pressuposto deste projeto é o isolamento de nanocelulose de resíduos de eucalipto a partir de pré-tratamento alcalino, seguido de branqueamento, sendo que as duas metodologias serão assistidas e nãoassistidas por micro-ondas. Em seguida, serão realizadas duas etapas distintas de isolamento das NECs: a) hidrólise ácida e b) hidrólise enzimática. As nanoestruturas obtidas serão submetidas a modificação superficial utilizando o surfactante brometo de cetiltrimetilamônio (CTAB). As NECs sem e com tratamento serão caracterizadas por espectroscopia na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), microscopia eletrônica de varredura com emissão de campo (MEV-FEG), análise termogravimétrica (TG), difração de raios X (DRX), espalhamento dinâmico de luz (DLS), potencial zeta, ângulo de contato (AC), quantificações de teores lignocelulósicos e titulações conductométricas. Espera-se que os pré- tratamentos assistidos por micro-ondas apresentem maior eficácia na remoção da lignina, hemicelulose e extrativos, e que o isolamento e a modificação superficial (CTAB) promovam a obtenção de NECs mais dispersas em soluções aquosa mais concentradas, com dimensões homogêneas e com alta razão de aspecto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Derval dos Santos Rosa - Coordenador / Paulo Henrique Camani - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Derval dos Santos Rosa.
    10. 2018-Atual. Nanociencia para a preservacao e recuperacao ambiental
      Descrição: O descarte de milhões de toneladas de produtos de vida útil curta, os resíduos sólidos, tais como embalagens dos produtos industrializados, constituem um importante problema ambiental. Da mesma forma, o descarte nos rios de resíduos, como os da indústria têxtil, também se constitui em um grande desafio a ser vencido. Muitas rotas de síntese das indústrias químicas também geram resíduos tóxicos e devem, sempre que possível, serem substituídas por métodos de síntese verde. Ainda, se associa o desafio da viabilidade econômica dos processos. Nesse sentido, a ciência e, particularmente, a nanociência pode contribuir tanto para o desenvolvimento de rotas de síntese verdes, quanto de novos métodos de tratamento de efluentes industriais. Em termos ambientais, outro grande desafio é o fornecimento de água potável segura, isenta de riscos químicos e biológicos, para moradores de regiões sem acesso a água tratada. No presente projeto, os pesquisadores estarão dedicados a desenvolver materiais avançados e novos processos, envolvendo nanopartículas (metálicas, magnéticas e orgânicas), que poderão estar associadas a compostos orgânicos funcionalizados (como óleos essenciais, agentes oxidantes, entre outros), os quais promovam a eliminação de diferentes contaminantes, sejam eles, microorganismos ou contaminantes químicos (em especial, componentes de interesse emergente gerados pelo estilo de vida da sociedade moderna - metais pesados, fármacos, corantes, entre outros. Estes nanomateriais visam a aplicação em sistemas de filtração, géis, membranas poliméricas, agentes ativos em processos de bioremediação/bioaugimentação e outras aplicações com características ambientalmente amigáveis. O projeto prevê a utilização de uma grande diversidade de técnicas avançadas de domínio dos membros da equipe e que justificam as colaborações entre os programas de pós graduação e os parceiros no exterior. O projeto aqui apresentado está voltado para a área ambiental com forte inter-relação com a área de materiais, fotoquímica, química e saúde. As propostas aqui presentes contribuem diretamente para o avanço tecnológico do país, desenvolvimento social e para a formação de recursos humanos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Derval dos Santos Rosa - Coordenador / Fábio Furlan Ferreira - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Integrante / Tatiane Araujo de Jesus - Integrante / Cristina Gomes da Silva - Integrante / Eduardo Lucas Subtil - Integrante / Mathilde Julienne Gisele Champeau Ferreira - Integrante / Iseli Lourenço Nantes-Cardoso - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Derval dos Santos Rosa.
    11. 2018-Atual. Nanociencia para a preservacao e recuperacao ambiental
      Descrição: O descarte de milhões de toneladas de produtos de vida útil curta, tais como embalagens, itens plásticos descartáveis, entre outros, tem gerado um volume significativo de resíduos sólidos. Estes têm resultado em uma grande variedade de problemas ambientais e econômicos para a sociedade. Além disso, os resíduos industriais tóxicos descartados no meio ambiente também são um grande desafio a ser vencido em termos científicos e tecnológicos. Muitas rotas de síntese das indústrias químicas, sempre que possível, buscam serem substituídas por métodos verdes. E a tudo isso se associa o desafio da viabilidade econômica dos processos. Nesse sentido, a ciência, e particularmente a nanociência, tem contribuído tanto no desenvolvimento de novos produtos sustentáveis envolvendo rotas verdes, quanto nos avanços dos métodos para tratamentos de resíduos sólidos e efluentes. Outro grande desafio é o fornecimento de água potável, livre de microorganismos e contaminantes emergentes, para moradores de regiões sem acesso a água encanada e tratada. No presente projeto, os pesquisadores se dedicarão ao desenvolvimento de materiais avançados e novos processos, envolvendo nanopartículas (metálicas, magnéticas e biopoliméricas) ligadas à compostos orgânicos funcionalizados. Estas nanopartículas estarão associadas aos óleos essenciais, agentes oxidantes, entre outros, promovendo a eliminação de diferentes contaminantes, sejam eles microorganismos ou compostos químicos - metais pesados, orgânicos, corantes, etc. Estes novos materiais poderão ser aplicados em sistemas de filtração, géis, membranas poliméricas, agentes ativos em processos de bioremediação/bioaugimentação e outras aplicações com características ambientalmente amigáveis. O uso de uma grande diversidade de técnicas avançadas na preparação, caracterização e aplicação dos sistemas a serem estudados é de domínio dos membros da equipe executa do projeto e justifica as colaborações entre os programas e do exterior. A proposta aqui apresentada está voltada para a área ambiental com forte inter-relação com as áreas de materiais, membranas biopoliméricas com nanocelulose e outros oxidantes, fotoquímica, radiação ionizante, química, biologia e saúde. As propostas aqui presentes contribuirão diretamente para o avanço tecnológico e desenvolvimento social do país e para a formação de recursos humanos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (35) / Doutorado: (20) . Integrantes: Derval dos Santos Rosa - Coordenador / Mariselma Ferreira - Integrante / Suresh Narine - Integrante / Márcia Aparecida da Silva Spinacé - Integrante / Danilo Justino Carastan - Integrante / Fábio Furlan Ferreira - Integrante / Demétrio Jackson dos Santos - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Integrante / Elizabete Campos de Lima - Integrante / Cristina Gomes da Silva - Integrante / Eduardo Lucas Subtil - Integrante / Mathilde Julienne Gisele Champeau Ferreira - Integrante / Marek Szostak - Integrante / Iseli Lourenço Nantes-Cardoso - Integrante / VIJAYA KUMAR RANGARI - Integrante / THIERRY TASSAING - Integrante / MARIA AUAD - Integrante / RON NAAMAN - Integrante / PIERRE LE-CLECH - Integrante / CORNÉLIA BOHNE - Integrante / SIMON J. L. BILLINGE - Integrante / WARREN BATCHELOR - Integrante / MONIQUE LACROIX - Integrante / RUDOLF HAUSMANN - Integrante / MOHAMED NACEUR BELGACEM - Integrante / ALAIN DUFRESNE - Integrante / TATIANE ARAUJO JESUS - Integrante / OLGUN GUVEN - Integrante / EGLE CONFORTO - Integrante / KARIN HELWIG - Integrante / OLE PAHL - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.
      Membro: Derval dos Santos Rosa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. TOP DOWNLOADED PAPER 2018-2019, Journal of Applied Polymer Science - Wiley.. 2020.
      Membro: Derval dos Santos Rosa.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (4)
    1. III Semana de Engenharia Química.Divulgação científica nas redes sociais. 2021. (Outra).
    2. 15° Congresso Brasileiro de Polimeros. Nanocompósitos de PBAT com nanocelulose: efeito da modificação quimica nas propriedades finais. 2019. (Congresso).
    3. Bacharelado e Licenciaturas Interdisciplinares.Encontro do Bacharelado e Licenciaturas Interdisciplinares. 2018. (Encontro).
    4. French Brazilian Meeting on Polymer.A new approach of the obtaining cellulose nanostructure under the LCA. 2018. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. LEÃO, Alcides Lopes ; ROSA, D. S.. 8th International Symposium on Natural Polymers and Composites. 2018. Congresso
    2. Rosa, D.S.. International Symposium on Advanced in Material Science. 2016. (Congresso).. . 0.
    3. ROSA, D. S.. I Encontro Nacional dos Bacharelados Interdisciplinares (Presidente da Comissão Organizadora Nacional). 2012. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2018 até 2021
Data de processamento: 07/03/2022 13:53:12