Docentes_PPG-NMA

Dissertação de mestrado


Número total de itens: 56

2021

1.   André Baroni Jermolovicius. Efeitos da composição, temperatura e tempo de sinterização híbrida com micro-ondas na microestrutura e propriedades de uma porcelana translúcida. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
2.   Diógenes Gaudencio da Silva Fernandes. Caracterização e estudos da atividade antimicrobiana de nanopartículas de cloreto de prata sintetizadas utilizando extrato vegetal de Stryphnodendron adstringens (Martius) Coville (barbatimão). Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Wanius José Garcia da Silva.
3.   Gabriel Clint Gonçalves. Estudo da tenacificação por têmpera química em vidros aluminoborossilicatos com óxido de lantânio. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
4.   Jefferson Thadeu Dias de Oliveira. Desenvolvimento de processo de selagem para a liga AZ31B anodizada. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Supervisor: Renato Altobelli Antunes.
5.   João Gabriel Franceschinelli Rizzi. Impacto das condições de processamento nas interações entre sílica e sbr funcionalizados. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
6.   Rafaela Reis Ferreira. FILMES BIODEGRADÁVEIS CONTENDO NANOCELULOSE E NANOCAPSULAS DE ÓLEOS ESSENCIAIS PARA EMBALAGENS ATIVAS. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
7.   Rute Dal Col. AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA MORINGA OLEIFERA COMO COAGULANTE NATURAL DE MATÉRIA ORGÂNICA EM ÁGUA. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.

2020

1.   Adriana Gomes Verdi. EMBALAGEM BIODEGRADÁVEL BACTERICIDA E ANTIFÚNGICA PARA MORANGO À BASE DE PBAT E PÓ DE SEMENTE MORINGA OLEIFERA. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
2.   Barbra Poly-Anna Vera Melo. Síntese e caracterização de novos materiais híbridos a base de 1,4,5,8 naftalenodiimida e fosfonato de zinco. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Sergio Brochsztain.
3.   Camila de Oliveira Viani. EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE TENACIFICANTE NO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE ADESIVOS BASE EPÓXI. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Supervisor: Demetrio Jackson dos Santos.
4.   Daniel Alves Heinze. Influência da concentração de sílica, energia de dispersão e presença de umidade na estabilidade de fluidos dilatantes. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
5.   FERNANDO TAKASHI DA ROCHA ARITA. FILMES FINOS DE SULFETO DE ANTIMÔNIO: DEPOSIÇÃO POR EVAPORAÇÃO TÉRMICA RÁPIDA E SIMULAÇÃO DE CÉLULAS SOLARES. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Andre Santarosa Ferlauto.
6.   Guilherme Ribeiro Portugal. NaTaO3 perovskite structural and electronic properties: a theoretical approach from infinite surfaces to nanostructures.. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientadores: Sydney Ferreira Santos, Jeverson Teodoro Arantes Junior.
7.   Helder Moreira Brag. Síntese, Propriedades Ópticas e Funcionalização de Quantum Dots de Perovskita de Haletos CsPbX3. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Jose Antonio Souza.
8.   Isabela Trindade Coutinho. IMPREGNAÇÃO DE POLÍMEROS COM DOIS COMPOSTOS ASSISTIDA POR CO2 SUPERCRÍTICO: ESTUDO DOS FENÔMENOS ESPECÍFICOS À IMPREGNAÇÃO DUPLA. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2020.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
9.   João Henrique Quintino Palhares. Effect of doping in tantalum oxide-based resistive switching devices (Memristors). Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Andre Santarosa Ferlauto.
10.   Laura Ramos de Paula. Desenvolvimento de revestimento à base de cério sobre o aço inoxidável AISI 304. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
11.   Matheus Mendes de Oliveira. Influence of processing on electrical and mechanical properties of epoxy nanocomposites filled with carbon nanoparticles. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
12.   Mauricio Maruo Kato. Recuperação de dióxido de titânio da água de lavagem de tanques da indústria de tintas. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
13.   Otávio Augusto Leitão dos Santos. Caracterização bioquímica e Biofísica de uma Monooxigenase Lítica de Polissacarídeos de inseto e de uma Feruloil-CoA Sintetase com potencial biotecnológico (Bolsa CAPES). Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Wanius José Garcia da Silva.
14.   Pedro Henrique Thiayamiti Santos. Modelagem computacional de interfaces metal-água. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Luana Sucupira Pedroza.
15.   Rennan Felix da Silva Barbosa. DESENVOLVIMENTO DE FILMES POLIMÉRICOS BIODEGRADÁVEIS ATIVOS CONTENDO CÁPSULAS DE ÓLEO ESSENCIAL E NANOESTRUTURAS DE CELULOSE. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.

2019

1.   Américo Tomás da Costa. Estudo do comportamento de tribocorrosão do aço inoxidável 316L com tratamento superficial de passivação. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
2.   Anna Cláudia Morashashi. Formação de biofilme sobre filme polimérico biodegradável: contribuição para o desenvolvimento de tecnologia mitigadora do processo de eutrofização. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Supervisor: Derval dos Santos Rosa.
3.   Cleber Camaratti Machado. AVALIAÇÃO MICROESTRUTURAL E MECÂNICA DOS AÇOS TRIP-780 E AÇOS DP-780 SOLDADOS POR RESISTÊNCIA A PONTO. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Supervisor: Renato Altobelli Antunes.
4.   Erika Cristina da Silva. VIABILIDADE DA MEOR (RECUPERAÇÃO AVANÇADA DO PETRÓLEO POR MÉTODOS MICROBIOLÓGICOS) NO BRASIL. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Supervisor: Sergio Brochsztain.
5.   Geomar Feitosa. Fotossíntese de nanopartículas de brometo de prata (AgBr) assistidas por proteína e suas propriedades fotocatalíticas. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Wanius José Garcia da Silva.
6.   Giorgio Marques Milani. Rede polimérica interpenetrada de poli(ácido acrílico) e polipirrol para aplicação em músculos artificiais. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
7.   Henrique Takaaki Tamoto. Efeitos do teor de Al2O3 e da relação B2O3/SiO2 em vidro boroaluminossilicato contendo lantânio na molhabilidade e características ópticas e mecânicas de biocompósito de alumina infiltrada com vidro. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
8.   Leticia Rodrigues Cuebas Hernandes. MICROPARTÍCULAS ANTIFÚNGICAS DE ALGINATO DE CÁLCIO CONTENDO BACILLUS AMYLOLIQUEFACIENS PARA O CONTROLE BIOLÓGICO DE FITOPATÓGENOS. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundep - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa. 2019.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
9.   Lilian Cristina Soares Silva. O efeito do uso de compósitos biodegradáveis em solos contaminados com gasolina. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
10.   Mayra Fagundes Costa. Biossensor impedimétrico baseado em microeletrodos interdigitados para detecção de Leishmania sp utilizando matriz de fibroína na imobilização do antígeno. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
11.   NATHALIA SARTORI FERREIRA DA SILVA. DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE REVESTIMENTOS DE ÓXIDO DE GRAFENO SOBRE A LIGA DE MAGNÉSIO AZ91D. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
12.   Paula Pereira Janusonis. Estudo da influência do óxido de grafeno multicamada (m-GO) na morfologia e nos comportamentos reológico e mecânico de copolímeros em bloco SEBS. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
13.   Rafael dos Santos Pereira. Efeito de parâmetros de usinagem sobre o comportamento de corrosão do aço inoxidável AISI 304. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
14.   Renata Deliberato Aspasio. DESENVOLVIMENTO DE VIDROS BIOATIVOS CONTENDO ÓXIDO DE HÓLMIO E NANOPARTÍCULAS DE ÓXIDO DE FERRO SINTETIZADOS PELO MÉTODO SOL-GEL VISANDO TRATAMENTO DE CÂNCER POR HIPERTERMIA E BRAQUITERAPIA.. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Juliana Marchi.
15.   Rodrigo Kenji de Oliveira. Estudo do efeito de tratamentos térmicos de recozimento sobre o comportamento de corrosão-fadiga do aço inoxidável ASTM F-139. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
16.   Rodrigo Mantovani Ronchi. Estudo teórico e experimental do nanocompósito de poliuretano termoplástico reforçado com MXenes.. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientadores: Sydney Ferreira Santos, Jeverson Teodoro Arantes Junior.
17.   Wallace Sena Garcia Pereira. Peptídeos modelo beta-amilóide conjugados ao polietilenoglicol para aplicação como catalisador em reações aldólicas em meio aquoso. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Wendel Andrade Alves.

2018

1.   Alana Gabrieli de Souza. Isolamento e modificações de nanoestruturas de celulose a partir de resíduos de eucalipto e suas incorporações em poli(butileno adipato-co-tereftalato). Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
2.   Anderson Santos Soares. Desenvolvimento de dispersões dilatantes utilizando diferentes nanopartículas como fase dispersa. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
3.   Bruno Henrique dos Santos. Caracterização e estudo da biodegradação de Compósitos de amido termoplástico reforçado com bagaço de cana. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
4.   Camila Boldrini Nascimento. Estudo do comportamento de corrosão do aço ASTM F1586 revestido por uma camada de polipirrol e hidroxiapatita para próteses ortopédicas. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
5.   Carla Carolina Silva Bandeira. Influência dos solventes na morfologia de nanoestruturas de L,L difenilalanina. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
6.   Daniel Ayarroio Seixas. Influência da adição de carbetos refratários na microestrutura, propriedades mecânicas e resistência à oxidação do cermet NbC-Ni. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientadores: Humberto Naoyuki Yoshimura, Sydney Ferreira Santos.
7.   Dnane Vieira Almeida. Expressão periplasmática, purificação e caracterização da bioquímica inorgânica de uma enzima oxidativa do inseto Bombyx mori (bicho-da-seda) (FAPESP No. 2018/13500-5). Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Wanius José Garcia da Silva.
8.   Elaine Teixeira Veiga. Desenvolvimento de células solares a base de perovskitas. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: André Sarto Polo.
9.   Gabrielle Luana Jimenez. Desenvolvimento de substratos nanoestruturados para SERS para uso em biópsia líquida. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Fundação Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
10.   José Ricardo Nunes de Macedo. Obtenção e caracterização de compósitos biodegradáveis de PLA reforçados com macro, micro e nano estruturas de celulose de resíduo de algodão. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
11.   Karen Mayumi Higa. Método baseado em microemulsificação: estudo de fatores intervenientes e aumento da frequência analítica. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Campinas, . 2018.
Orientador: Renato Sousa Lima.
12.   Luís Marcelo Garcia da Silva. Obtenção e caracterização de nanocompósitos de polianilina/negro de fumo. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
13.   Priscila Golçaves da Costa. Fabricação de dispositivos flexíveis. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Murilo Santhiago.
14.   Regiane Cristina Ferreira dos Santos. Investigação do efeito da deformação na resistência à corrosão associada a fadiga do aço inoxidável austenítico NBR ISO 5832 para uso biomédico. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
15.   Renan Ferreira Menegassi de Souza. Estudo de compósitos de amido com rejeitos de resíduos da industrias texteis. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
16.   Roger Borges. Estudo da nucleação de fases magnéticas em vidros biocompatíveis contendo terras raras para aplicações em tratamento de câncer por braquiterapia e hipertermia.. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Juliana Marchi.
17.   Samira Costa. Estudo de propriedades óticas de guias de onda de nanoestruturas de peptídeos de L,L difenilalanina. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Fundação Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.


(*) Relatório criado com produções desde 2018 até 2021
Data de processamento: 07/03/2022 13:53:13