Discentes egressos de 2016 do PPG-NMA

Luis Antonio Ccopa Ybarra

Pós-doutorado em Engenharia de Materiais - Nanotecnologia pela Universidade Federal do ABC - UFABC. Pesquisador Doutor Colaborador na Universidade Federal do ABC - UFABC. Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados na Universidade Federal do ABC - UFABC (2010), Formado em Engenharia Mecânica Plena pelo Centro Universitário da FEI (1985), Mestrado em Engenharia de Processos Industriais pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT (2005) e Mestrado Multidisciplinar em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2007). Possui especializações em: Administração da Produção pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (1992); Qualidade e Produtividade pela Faculdade de Engenharia Industrial -FEI (1996); Administração pela Universidade São Marcos (2001). Docência Universitária pela Universidade Nove de Julho (2013). Indústria 4.0. pela Universidade Nove de Julho - FESTO (2020). Possui larga experiência em Gerenciamento de Produção Industrial, Desenvolvimento de Projetos, Projetos e Aplicação em hidráulica - Pneumática com uso de software na automação Industrial, CAD-CAE- CAM, Qualidade, Sistemas de Gestão Integrado, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Processos e Produtos de Materiais em compósitos de metal-cerâmica (metal duro) e metais. Atuou em empresas de manufatura do setor Metal-Mecânica durante 22 anos como Engenheiro e Gerente. Atualmente é professor titular da Universidade Nove de Julho - Uninove e Pesquisador Doutor Colaborador da Universidade Federal do ABC, tendo experiência acadêmica nas áreas de Engenharia, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Cursos de Tecnologias, em particular em Arquitetura de Sistemas de Computação, Modelagem e Simulação, Pesquisa Operacional, Montadores e Compiladores, Modelagem Computacional de Processos, Qualidade de Software, Sistemas CNC - Comando Numérico Computadorizado, PCP - Planejamento e Controle da Produção, Modelagem e Simulação da Produção, Gestão de Projetos, Gerenciamento de Projetos de Software, Gerenciamento de Projetos de TI, Empreendedorismo e Administração, Metodologia da Pesquisa, Segurança da Informação, Criptografia, Qualidade. Atua também no centro de Pesquisa de Exatas e Cursos de Informática da Universidade Nove de Julho. Avaliador Ha Doc de congressos. Líder do Grupo de Pesquisa GMOCOMP com a linha de pesquisa: Modelagem, otimização e simulação computacional de sistemas e processos. É orientador de projetos de Iniciação Cientifica e de trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7395238045498900 (24/02/2021)
  • Rótulo/Grupo: Discente
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Nove de Julho, Departamento de Educação da UNINOVE. Amador Bueno 389/491 Santo Amaro 04752900 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (011) 55461448 URL da Homepage: http://www.uninove.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2018-Atual. Recursos de Seguranca da Computacao em Nuvem: estudo sobre o Impacto no Meio Empresarial
      Descrição: A computação em nuvem tem sido foco de pesquisas, principalmente por suas vantagens na redução dos custos de infraestrutura e espaço físico das empresas. Com o aumento de sua utilização, tornou-se necessária a pesquisa em desenvolvimento de recursos de segurança dos dados armazenados nas nuvens, atendendo as normas da política de segurança da informação - PSI. Para tanto, esta pesquisa objetiva investigar os recursos da Informática das empresas que prestam o serviço em nuvem, para demonstrar os pontos positivos e as precauções necessárias para a segurança e a qualidade da computação em nuvem, Assim como as normas da PSI aplicada. Utilizam-se as metodologias de pesquisa bibliográfica, exploratória e explicativa, pois são demonstrados e analisados os serviços oferecidos para o armazenamento de dados nas nuvens.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Luis Antonio Ccopa Ybarra - Coordenador / ARNALDO DE FREITAS FRANCISCO - Integrante / BRUNO DOS SANTOS BORGES - Integrante / CATARINA BAIA RODRIGUES SILVA - Integrante / LUCAS BONELLI MARQUES CALVO - Integrante / VANESSA DANTAS DO NASCIMENTO - Integrante.
      Membro: Luis Antonio Ccopa Ybarra.
    2. 2018-Atual. Modelagem e Simulacao: a Informatica como Recurso na Microscopia Eletronica de Varredura - MEV
      Descrição: A proposta deste projeto de iniciação científica, pretende propiciar aos alunos a construção do conhecimento de forma prática sobre como a informática é uma ferramenta que auxilia na microscopia eletrônica de varredura - MEV, além disto os alunos deverão elaborar de forma prática um roteiro de como é aplicado o software de simulação na microscopia, identificando a sua linguagem e como acontece o levantamento de dados, assim como a aplicação de cada dado a ser coletado. Isto, seguindo o formato da produção de um documento acadêmico, ou seja, as etapas de um projeto de pesquisa, desde o levantamento dos dados, tratamento dos dados, até a elaboração de um relatório de pesquisa, sempre articulando a metodologia de pesquisa ao escopo do projeto em modelagem e simulação. A metodologia explicativa desta pesquisa descreve o método utilizado para modelar e simular um sistema de análise microestrutural de uma superfície e/ou análise da composição deste material. O resultado a ser obtido será de grande auxilio na manipulação e entendimento da utilização de uma microscopia eletrônica de varredura com maior facilidade nas análises que serão realizadas neste equipamento, que tem um grande potencial para inovação e desenvolvimento de novos produtos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Luis Antonio Ccopa Ybarra - Coordenador / CLEBER DE JESUS MARTINS SOUTO - Integrante / EVELYN ALVES - Integrante / GILBERTO LUCAS SOARES ARANTE - Integrante / MAYCON HENRIQUE FERREIRA NETO - Integrante.
      Membro: Luis Antonio Ccopa Ybarra.
    3. 2016-2017. Modelagem e Simulacao de Sistemas: Estudo da Linha de Montagem Industrial com o Software Arena
      Descrição: A proposta deste projeto de iniciação científica, pretende propiciar aos alunos a construção do conhecimento de forma prática sobre a produção de um documento acadêmico, ou seja, as etapas de um projeto de pesquisa, desde o levantamento dos dados, tratamento dos dados, até a elaboração de um relatório de pesquisa, sempre articulando a metodologia de pesquisa ao escopo do projeto em modelagem e simulação. A metodologia explicativa desta pesquisa descreve o método utilizado para modelar e simular um sistema de montagem industrial, desenvolve-se a validação do modelo proposto através da comparação dos resultados obtidos com e sem a simulação, de maneira que se auxilia na tomada de decisão de uma melhor utilização do sistema de montagem. Os resultados apresentados auxiliam na identificação da situação presente, como também desenvolvem inovações e alternativas para as condições operacionais, com o objetivo de otimizar o processo, melhorar a utilização de profissionais envolvidos e aumentar a taxa de ocupação do sistema de montagem e, consequentemente, reduzir os custos de consumo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Luis Antonio Ccopa Ybarra - Coordenador / Cássio Silva Sousa - Integrante / LUCIANO A.DIAS - Integrante / Lucas Dutra Pereira - Integrante / MAYCON HENRIQUE FERREIRA NETO - Integrante.
      Membro: Luis Antonio Ccopa Ybarra.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. 1º Lugar como Melhor do Trabalho Seminário em Tecnologia da Informação Inteligente SETTI, UNINOVE.. 2018.
      Membro: Luis Antonio Ccopa Ybarra.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (15)
    1. 63º CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA 2019. NANOIDENTAÇÃO E NANODUROMETRO EN INFILTRAÇÃO DE CERMET Fe3AL CON SINTERIZAÇÃO DE SPS SPARK PLASMA SINTERING. 2019. (Congresso).
    2. 63º CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA 2019. 2019. (Congresso).
    3. 7 Internacional Congress on Ceramics 62 Congresso Brasileiro de. Nanotribology and Nanoindentation response of WC-FE3AL Cermets Prepared by SPARK PLASMA SINTERING. 2018. (Congresso).
    4. 7 Internacional Congress on Ceramics 62 Congresso Brasileiro de. Effects of Milling Time on Mechanical Properties of SPARK PLASMA SINTERED WC-10WT%FE3AL Cermet. 2018. (Congresso).
    5. Encontro Regional das Centrais Multiusuários.Nanotribômetro aplicado em Cermets de WC-Fe3Al obtidos pelo processo Spark Plasma Sintering. 2018. (Encontro).
    6. Prof. Dr. Masahiro Yoshimura Why Soft Processing (=Low-Energy Production) of Advanced Materials is Difficult but Necessary for Sustainable Society?. 2018. (Encontro).
    7. ROADSEC Festival de Hacker da América Latina. 2018. (Encontro).
    8. SeTII 2018 ? Seminário em Tecnologia da Informação Inteligente.Sistema Web para Planejamento de Finanças Pessoais. 2018. (Seminário).
    9. SeTII 2018 ? Seminário em Tecnologia da Informação Inteligente.Reltbank Sistema Bancário com Funções Simples e Demonstrativos de Resultados Reais. 2018. (Seminário).
    10. SeTII 2018 ? Seminário em Tecnologia da Informação Inteligente.Modelagem e Simulação de Sistemas: Estudo da Linha de Montagem Industrial com o Software Arena. 2018. (Seminário).
    11. SeTII 2018 ? Seminário em Tecnologia da Informação Inteligente.Big Data: Conceitos e Casos de Sucesso em Empresas. 2018. (Simpósio).
    12. HACKATHON MAIS. 2017. (Outra).
    13. SETII Seminário em Tecnologia da Informação Inteligente. 2017. (Seminário).
    14. Seminário em Tecnologia da Informação Inteligente.Mdelagem computacional de processos. 2016. (Seminário).
    15. SETII Seminário em Tecnologia da Informação Inteligente..Gestão do Conhecimento em uma Instituição de Ensino Superior: Iniciação Científica.. 2016. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. YBARRA, Luis Antonio Ccopa. Setti Seminário em Tecnologia da informação inteligente.. 2019. (Congresso).. . 0.
    2. YBARRA, Luis Antonio Ccopa. XVI Encontro de Iniciação Científica e Produção Docente. 2019. (Congresso).. . 0.
    3. YBARRA, Luis Antonio Ccopa. SETII Seminário em Tecnologia da Informação Inteligente.. 2018. (Congresso).. . 0.
    4. YBARRA, Luis Antonio Ccopa. XV Encontro de Iniciação Científica e Produção Docente. 2018. (Congresso).. . 0.
    5. YBARRA, Luis Antonio Ccopa. XIV Encontro de Iniciação Científica. 2017. (Congresso).. . 0.
    6. YBARRA, Luis Antonio Ccopa. SETII Seminário em Tecnologia da Informação Inteligente.. 2017. (Outro).. . 0.
    7. YBARRA, Luis Antonio Ccopa. SETI Seminário em Tecnologia da Informação Inteligente. 2016. (Outro).. . 0.
    8. YBARRA, Luis Antonio Ccopa. XIII Encontro de Iniciação Científica. 2016. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    (*) Relatório criado com produções desde 2016 até 2020
    Data de processamento: 09/04/2021 14:18:26