Discentes egressos de 2016 do PPG-NMA

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 10

2019

1.   2019-Atual. Uso de Residuos de Cana-de-Acucar na producao de Materiais Geopolimericos
Descrição: Atualmente, temas como o desenvolvimento sustentável, aquecimento global, tecnologias ambientalmente corretas, têm se tornado motivos de preocupação mundial. Isto lança grandes desafios às indústrias e grandes centros de pesquisas (como universidades): produção de materiais que não danifiquem o meio ambiente e que apresentem melhores propriedades química, física ou mecânica. Um material que apresenta potencial para tal posto e que já existe no mercado mundial há algumas décadas é o geopolímero. Nesse intuito será estudado importância da utilização da cinza de bagaço de cana-de-açúcar também está associada à redução de áreas destinadas à sua deposição, uma vez que as cinzas são descartadas de maneira imprópria na natureza. A utilização de resíduos como a do bagaço da cana na indústria da construção civil é, sem dúvida, uma maneira de contribuir para a preservação do meio ambiente (através da diminuição do consumo de matérias-primas necessárias à produção de materiais de construção, preservando assim, os recursos não renováveis). Para estas avaliações são produzidas a escala de laboratório principalmente pastas e argamassas devido à sua simplicidade, facilidade na caracterização e menor consumo de materiais. O aspecto mais importante do projeto é a avaliação preliminar da viabilidade, ajuste e otimização de diferentes parâmetros de síntese, cálculo de traço e processos de produção de concretos geopoliméricos. Será identificado um precursor, quantificado, caracterizado e beneficiado através de processos térmicos, químicos e/ou mecânicos com o objetivo de aumentar sua reatividade. Os concretos geopoliméricos produzidos serão caracterizados física e mecanicamente em estado fresco e endurecido.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Aline Zanchet - Coordenador / Daiane Boscardin - Integrante / Rafaela Casanova - Integrante / Matheus Arlindo da Cruz - Integrante / Willian de Almeida Piva - Integrante.
Membro: Aline Zanchet.

2018

1.   2018-Atual. Modelagem e Simulacao: a Informatica como Recurso na Microscopia Eletronica de Varredura - MEV
Descrição: A proposta deste projeto de iniciação científica, pretende propiciar aos alunos a construção do conhecimento de forma prática sobre como a informática é uma ferramenta que auxilia na microscopia eletrônica de varredura - MEV, além disto os alunos deverão elaborar de forma prática um roteiro de como é aplicado o software de simulação na microscopia, identificando a sua linguagem e como acontece o levantamento de dados, assim como a aplicação de cada dado a ser coletado. Isto, seguindo o formato da produção de um documento acadêmico, ou seja, as etapas de um projeto de pesquisa, desde o levantamento dos dados, tratamento dos dados, até a elaboração de um relatório de pesquisa, sempre articulando a metodologia de pesquisa ao escopo do projeto em modelagem e simulação. A metodologia explicativa desta pesquisa descreve o método utilizado para modelar e simular um sistema de análise microestrutural de uma superfície e/ou análise da composição deste material. O resultado a ser obtido será de grande auxilio na manipulação e entendimento da utilização de uma microscopia eletrônica de varredura com maior facilidade nas análises que serão realizadas neste equipamento, que tem um grande potencial para inovação e desenvolvimento de novos produtos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Luis Antonio Ccopa Ybarra - Coordenador / CLEBER DE JESUS MARTINS SOUTO - Integrante / EVELYN ALVES - Integrante / GILBERTO LUCAS SOARES ARANTE - Integrante / MAYCON HENRIQUE FERREIRA NETO - Integrante.
Membro: Luis Antonio Ccopa Ybarra.
2.   2018-Atual. Recursos de Seguranca da Computacao em Nuvem: estudo sobre o Impacto no Meio Empresarial
Descrição: A computação em nuvem tem sido foco de pesquisas, principalmente por suas vantagens na redução dos custos de infraestrutura e espaço físico das empresas. Com o aumento de sua utilização, tornou-se necessária a pesquisa em desenvolvimento de recursos de segurança dos dados armazenados nas nuvens, atendendo as normas da política de segurança da informação - PSI. Para tanto, esta pesquisa objetiva investigar os recursos da Informática das empresas que prestam o serviço em nuvem, para demonstrar os pontos positivos e as precauções necessárias para a segurança e a qualidade da computação em nuvem, Assim como as normas da PSI aplicada. Utilizam-se as metodologias de pesquisa bibliográfica, exploratória e explicativa, pois são demonstrados e analisados os serviços oferecidos para o armazenamento de dados nas nuvens.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Luis Antonio Ccopa Ybarra - Coordenador / ARNALDO DE FREITAS FRANCISCO - Integrante / BRUNO DOS SANTOS BORGES - Integrante / CATARINA BAIA RODRIGUES SILVA - Integrante / LUCAS BONELLI MARQUES CALVO - Integrante / VANESSA DANTAS DO NASCIMENTO - Integrante.
Membro: Luis Antonio Ccopa Ybarra.
3.   2018-2019. Uso de residuos Industriais na producao de Argamassas
Descrição: Na busca pela preservação ambiental, a reciclagem de resíduos tem se mostrado como uma alternativa eficaz na redução dos impactos causados pelo consumo desordenado de matéria-prima e pela disposição inadequada de resíduos. O uso destes resíduos como fonte alternativa de matéria-prima, dentro do setor da Engenharia Civil, constitui um desafio para o meio técnico-científico. O presente trabalho propõe um estudo de argamassas produzidas com resíduos oriundos de diversas fontes. Desta forma surgiu a necessidade de compreender a influência da substituição de agregados graúdos naturais por resíduos industriais reciclados. Espera-se com essa pesquisa a produção de novos materiais, que além de terem um apelo ambiental possuam propriedades mecânicas compatíveis com os materiais sem o uso de resíduo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Aline Zanchet - Coordenador / Renan Demori - Integrante / Fabiula Danielli Bastos de Sousa - Integrante / Rafael Reinheimer dos Santos - Integrante / Jordana Antunes - Integrante / Alessando Emílio Valmorbida - Integrante / Rodrigo de Almeida Silva - Integrante / Francieli Tiecher Bonsembiante - Integrante / Daiane Boscardin - Integrante.
Membro: Aline Zanchet.

2016

1.   2016-Atual. Crystallization and polymorphism of Flubendazole and other ill-characterized drugs
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliana Alves Pereira Sato - Integrante / Fabio Furlan Ferreira - Integrante / Carlos de Oliveira Paiva Santos - Integrante / Selma Gutierrez Antonio - Integrante / Rondes Ferreira da Silva - Integrante / Gabriel Lima Barros de Araújo - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Juliana Alves Pereira Sato.
2.   2016-Atual. Mecanismos e Eficiencia da Acao Antioxidante de Orto, Meta e Para Manganes Meso-Tetrakis Porfirinas em Sistemas Biomimeticos de Membrana e Celulas de Cultura
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Aryane Tofanello de Souza - Integrante / ISELI LOURENÇO NANTES - Integrante / Juliana Casares Araújo Chaves - Coordenador / Jeverson Teodoro Arantes Junior - Integrante / César H. Yokomizo - Integrante / Cinthia Kawai - Integrante.
Membro: Aryane Tofanello de Souza.
3.   2016-Atual. Metodologias Ativas e Tecnologias no Ensino Superior EaD
Descrição: O Programa Temático Metodologias ativas e tecnologias no ensino superior EAD foi concebido para implantar novos modelos pedagógicos a partir de espaços e tecnologias colaborativas na formação profissional de professores e engenheiros, e tem como objetivo principal investigar como temáticas e conteúdos de Educação, Pedagogia, Biologia, Física, Química, Matemática, Engenharia de Produção e Engenharia da Computação podem contribuir para a produção e difusão de conhecimentos inovadores e a formação de profissionais dessas áreas, com os conhecimentos, competências e habilidades exigidas pelo novo mundo do trabalho e da ciência neste século.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliana Alves Pereira Sato - Integrante / Fabiana Marques Costa - Integrante / Danilo Cardoso Ferreira - Integrante / Daniela Tathiana Soltys - Integrante / Francynês da Conceição Oliveira Macedo - Integrante / Ana Elisa Cronéis Zambon - Integrante / Tania Patricia Simões Yamaki - Integrante / Domingos Sávio da Silva Guatura - Integrante / Thaisa Alves Pianoschi Miola - Integrante / Daniella Gardini Scalet - Integrante / Viviane Lima Martins - Integrante / Ana Claudia Loureiro - Integrante / Rosimeire Moreira Vizentim - Integrante / Jeniffer de Souza Faria - Integrante / Monica Cristina Garbin - Coordenador.
Membro: Juliana Alves Pereira Sato.
4.   2016-2017. Modelagem e Simulacao de Sistemas: Estudo da Linha de Montagem Industrial com o Software Arena
Descrição: A proposta deste projeto de iniciação científica, pretende propiciar aos alunos a construção do conhecimento de forma prática sobre a produção de um documento acadêmico, ou seja, as etapas de um projeto de pesquisa, desde o levantamento dos dados, tratamento dos dados, até a elaboração de um relatório de pesquisa, sempre articulando a metodologia de pesquisa ao escopo do projeto em modelagem e simulação. A metodologia explicativa desta pesquisa descreve o método utilizado para modelar e simular um sistema de montagem industrial, desenvolve-se a validação do modelo proposto através da comparação dos resultados obtidos com e sem a simulação, de maneira que se auxilia na tomada de decisão de uma melhor utilização do sistema de montagem. Os resultados apresentados auxiliam na identificação da situação presente, como também desenvolvem inovações e alternativas para as condições operacionais, com o objetivo de otimizar o processo, melhorar a utilização de profissionais envolvidos e aumentar a taxa de ocupação do sistema de montagem e, consequentemente, reduzir os custos de consumo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Luis Antonio Ccopa Ybarra - Coordenador / Cássio Silva Sousa - Integrante / LUCIANO A.DIAS - Integrante / Lucas Dutra Pereira - Integrante / MAYCON HENRIQUE FERREIRA NETO - Integrante.
Membro: Luis Antonio Ccopa Ybarra.
5.   2016-Atual. Nanoestruturas Metalicas Associadas a Porfirinas, Citocromo c e Azul de Metileno: Estudos Fundamentais para Aplicacoes em Sistema Biologicos e Energia
Descrição: A Nanociência e Nanotecnologia estudam a produção, manipulação e o uso de materiais desde a escala nanométrica até o nível atômico com o objetivo de estudar e aplicar esses materiais com propriedades peculiares em razão de suas dimensões. Nanopartículas e outras nanoestruturas metálicas envolvem pelo menos em uma dimensão dezenas a centenas de dezenas de átomos de metais os quais, nesse arranjo, possuem características bem diferenciadas dos seus átomos individuais ou materiais massivos (bulk). As características peculiares desses materiais são: grandes energias de superfície, estrutura eletrônica específica (densidade local de estados), excitação de plasmons, confinamento quântico, ordenação de curto alcance, entre outras. As propriedades únicas das nanopartículas e outras nanoestruturas metálicas são observadas em nível óptico, eletrônico, magnético e catalítico e podem servir como sistemas de entrega de diferentes compostos para células e tecidos. No presente projeto objetivamos estudar e desenvolver métodos diferenciados de síntese e estabilização de nanopartículas e outras nanoestruturas metálicas por meio de métodos verdes, de uma etapa de síntese, caracterizar suas propriedades e aplicar em duas grandes áreas de estudo: Bioquímica/Biologia Celular e Energia. Os estudos de caráter bioquímico e biológico envolvem o uso de células de cultura e sistemas miméticos de membrana tais como as vesículas unilamelares gigantes como alvo de modelos de terapia fotodinâmica e/ou proteção contra o estresse oxidativo. Para os estudos bioquímicos e de biologia celular, as nanoestruturas metálicas podem estar hibridizadas com magnetita, associadas a lipídios, polietilenoglicol, porfirinas, microperoxidases e citocromo c. Os estudos visando aplicação em energia envolvem a associação de citocromo c e porfirinas a nanopartículas de semicondutores tais como anatase, óxido de ferro e a nanofios de óxido de zinco. Citocromo c mostrou ser capaz de atuar como aceptor de elétrons de anatase e óxido de ferro fotoexcitados e, assim, pretendemos além de melhor caracterizar esses sistemas estender os estudos para o uso de porfirinas sintéticas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aryane Tofanello de Souza - Integrante / ISELI LOURENÇO NANTES - Coordenador / DENISE CRIADO PEREIRA DE SOUZA - Integrante / FLAVIO LEANDRO DE SOUZA - Integrante / Juliana Casares Araújo Chaves - Integrante / Jeverson Teodoro Arantes Junior - Integrante / Otaciro R. Nascimento - Integrante / NASSER DAGHASTANLI - Integrante.
Membro: Aryane Tofanello de Souza.
6.   2016-Atual. Sintese de nanoparticulas de oxido de cobre a partir da recuperacao do cobre de residuos industriais e lixo eletronico: Potencial aplicacao como sensor
Descrição: Devido ao grande consumo de dispositivos e equipamentos eletrônicos nos últimos anos há uma preocupação em relação ao seu destino final. As sucatas destes dispositivos apresentam um grande valor econômico, sendo composta por uma gama de metais. Dentre as sucatas se descatacam as Placas de Circuito Impressa (PCIs) e baterias de íons lítio. Na primeira, o metais encontrados em maior quantidade são 15% de Cu, 4,9% de Al e 3,6% de Fe; enquanto que nas baterias são: 12% de Al e 12% de Cu (m/m). Visto a grande quantidade de cobre presente nos resíduos, estes se tornam uma excelente fonte de recuperação de cobre para as mais diversas aplicações. O projeto visa a montagem de sensores a partir de nanopartículas de óxido de cobre oriundos da recuperação química ou eletroquímica de descartes eletrônicos e/ou resíduos industriais deste metal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Roberta Martins da Costa Bianchi - Coordenador / Elaine Crtistina Marques - Integrante / Garbas Anacleto dos Santos Junior - Integrante / Camila Iamamoto de Siqueira - Integrante / Caroline Candida de Lima - Integrante / Letícia Marin - Integrante / David Wesley Machado de Sousa - Integrante. Número de orientações: 5
Membro: Roberta Martins da Costa Bianchi.
Descrição: Devido ao grande consumo de dispositivos e equipamentos eletrônicos nos últimos anos há uma preocupação em relação ao seu destino final. As sucatas destes dispositivos apresentam um grande valor econômico, sendo composta por uma gama de metais. Dentre as sucatas se descatacam as Placas de Circuito Impressa (PCIs) e baterias de íons lítio. Na primeira, o metais encontrados em maior quantidade são 15% de Cu, 4,9% de Al e 3,6% de Fe; enquanto que nas baterias são: 12% de Al e 12% de Cu (m/m). Visto a grande quantidade de cobre presente nos resíduos, estes se tornam uma excelente fonte de recuperação de cobre para as mais diversas aplicações. O projeto visa a montagem de sensores a partir de nanopartículas de óxido de cobre oriundos da recuperação química ou eletroquímica de descartes eletrônicos e/ou resíduos industriais deste metal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Roberta Martins da Costa Bianchi - Coordenador / Elaine Crtistina Marques - Integrante / Garbas Anacleto dos Santos Junior - Integrante / Camila Iamamoto de Siqueira - Integrante / Caroline Candida de Lima - Integrante / Letícia Marin - Integrante / David Wesley Machado de Sousa - Integrante. Número de orientações: 5
Membro: Roberta Martins da Costa Bianchi.


(*) Relatório criado com produções desde 2016 até 2020
Data de processamento: 09/04/2021 14:18:26