Discentes ativos do PPG-NMA + Colaboradores na Plataforma Lattes

Edgar Aparecido Sanches

Tenho atuado principalmente (i) na SÍNTESE e CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL de POLÍMEROS CONJUGADOS e de NANOCOMPÓSITOS; (ii) no desenvolvimento de NANO/MICROPARTÍCULAS POLIMÉRICAS BIODEGRADÁVEIS carreadoras de ativos naturais; (iii) na ESTABILIZAÇÃO de SISTEMAS ENCAPSULADOS; (iv) no desenvolvimento de rotas verdes de EXTRAÇÃO de CELULOSE; (v) na EXTRAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO e ENCAPSULAMENTO de ÓLEOS ESSENCIAIS com propriedades biodefensivas e (vi) na avaliação da BIOATIVIDADE de sistemas encapsulados. Atualmente sou professor permanente do Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas - DF/UFAM. Estou credenciado como professor permanente nos Programas de Pós-graduação em Física (PPGFIS), Química (PPGQ) e Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UFAM. Também sou coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFAM (2017-2020), coordenador do Laboratório de Polímeros Nanoestruturados (NANOPOL - @nanopol_ufam) e líder do Grupo de Nanotecnologia em Produtos Naturais (NANONAT - CNPq). Contato: sanchesufam@ufam.edu.br (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9217911214522756 (06/03/2021)
  • Rótulo/Grupo: Colaborador-Lattes
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Física. Campus Universitário, Universidade Federal do Amazonas, Av. General Rodrigo Octávio n° 6200, Setor Norte (ICE), Departamento de Física. Coroado 69080900 - Manaus, AM - Brasil Telefone: (092) 30850409 URL da Homepage: www.ppgfis.ufam.edu.br / www.ppgcem.ufam.edu.br
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2019-Atual. O USO DA NANOTECNOLOGIA PARA O CONTROLE DE MALARIA NO ESTADO DO AMAZONAS (Edital 006/2019 - UNIVERSAL AMAZONAS)
      Descrição: A ausência de larvicidas naturais e de base nanotecnológica aponta fortemente para a oportunidade de desenvolvimento de produtos inovadores. Estudos de liberação controlada de ativos estão em pleno desenvolvimento. No entanto, o diferencial deste projeto se dá na utilização e no reaproveitamento de insumos Amazônicos para a obtenção de um novo produto larvicida. Primeiramente, a intenção é extrair óleos essenciais Amazônicos com propriedades larvicidas e reaproveitar o rejeito vegetal para a obtenção de celulose via processo verde. Em seguida, será desenvolvido um sistema de nanopartículas biodegradáveis contendo os óleos essenciais encapsulados que serão incorporadas à celulose anteriormente extraída. As pastilhas produzidas atuarão como sistemas de liberação controlada dos óleos essenciais larvicidas em fase aquosa, representando uma alternativa atóxica ao meio ambiente e à saúde humana. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Edgar Aparecido Sanches - Coordenador / LARISSA M DE OLIVEIRA - Integrante / CAMPELO, PEDRO H - Integrante / ANDRÉ CORREA DE OLIVEIRA - Integrante / PAULO VICTOR RODRIGUES GOMES - Integrante / ÉRICA OLIVEIRA DA SILVA - Integrante.
      Membro: Diogenes Gaudencio da Silva Fernandes.
    2. 2018-Atual. BIOCIDA NANOTECNOLOGICO DE LIBERACAO CONTROLADA PARA O COMBATE DE ACAROS E INSETOS DE PLANTACOES DE MAMAO, CUPUACU E ABACAXI (Edital FAPEAM 004/2017 - Amazonas Estrategico)
      Descrição: Os biocidas deste projeto são baseados na liberação controlada de princípios ativos de óleos essenciais da flora Amazônica carreados em polímeros naturais biodegradáveis. Esses recursos naturais renováveis apresentam grande potencial para a inserção de nanotecnologia. Dessa forma, as pragas que atacam as plantações de mamão, cupuaçu e abacaxi do Estado do Amazonas poderão ser eficientemente controladas através do emprego da nanotecnologia no desenvolvimento de biocidas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Edgar Aparecido Sanches - Coordenador / AMANDA LUIZETTO DOS SANTOS - Integrante / HIDEMBERGUE O. DA FROTA - Integrante / MAXWALDO DA SILVA RABELO - Integrante / CAMPELO, PEDRO H - Integrante / NATÁLIA MAYUMI INADA - Integrante / YURI GABRIEL GOMES FIGUEIREDO - Integrante / ANA LUISA FARIAS ROCHA - Integrante.
      Membro: Diogenes Gaudencio da Silva Fernandes.
    3. 2018-Atual. INTERACAO ENTRE AS FASES DE COMPOSITOS HIBRIDOS NANOESTRUTURADOS (Produtividade em Pesquisa/PQ Nivel 2)
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo correlacionar os resultados experimentais e teóricos para avaliar propriedades estruturais e elétricas de polímeros conjugados, bem como as possíveis interações entre as fases de nanocompósitos híbridos de matrizes poliméricas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Edgar Aparecido Sanches - Coordenador / ADRIANO DE SOUZA CAROLINO - Integrante / FROTA, H.O. - Integrante / CAMILA DA COSTA PINTO - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 12 / Número de orientações: 3
      Membro: Diogenes Gaudencio da Silva Fernandes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (8)
    1. 10% most downloaded papers (https://doi.org/10.1002/jsfa.9233), Wiley - Journal of the Science of Food and Agriculture.. 2020.
      Membro: Diogenes Gaudencio da Silva Fernandes.
    2. Melhor Dissertação de 2019 do PPGCEM (Orientando: Matheus Moraes Biondo) - Chemically synthesized poly(o-methoxyaniline): influence of counterions on the structural and electrical properties, Universidade Federal do Amazonas.. 2020.
      Membro: Diogenes Gaudencio da Silva Fernandes.
    3. 1° Lugar na Categoria Melhor Poster - Obtenção e Caracterização de um Compósito Condutor a base de Celulose extraída da Erva Cidreira e reforçado com Poli(o-metoxianilina), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Semana de Ciência e Tecnologia da UFAM.. 2018.
      Membro: Diogenes Gaudencio da Silva Fernandes.
    4. Menção Honrosa - Projeto - Síntese e Caracterização de um Biocompósito Condutor a base de Celulose e Poli(o-metoxianilina), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Congresso de Iniciação Científica (CONIC).. 2018.
      Membro: Diogenes Gaudencio da Silva Fernandes.
    5. Menção Honrosa - Pôster - Síntese e caracterização de compósito POMA/Celulose para obtenção de um dispositivo eletrônico flexível, Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - VI Workshop de Ciência e Engenharia de Materiais da UFAM.. 2018.
      Membro: Diogenes Gaudencio da Silva Fernandes.
    6. Trabalho Premiado - Caracterização Estrutural e Morfológica da Celulose Extraída da Casca da Banana Prata (Musa spp), Universidade Federal do Amazonas - I Conferência de Materiais com Aplicações Multidisciplinares.. 2018.
      Membro: Diogenes Gaudencio da Silva Fernandes.
    7. Melhor Projeto Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (CONIC) - Síntese e Caracterização de Nanopartículas Poliméricas Biodegradáveis como Sistemas de Carreamento de Ativos Naturais Amazônicos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - CONIC - Prêmio Professor Abraham Moysés Cohen.. 2017.
      Membro: Diogenes Gaudencio da Silva Fernandes.
    8. 1° Lugar na Categoria Melhor Poster - Avaliação de Nanopartículas Poliméricas Carregadas de Ativos Naturais Amazônicos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - V Workshop de Ciência e Engenharia de Materiais da UFAM.. 2017.
      Membro: Diogenes Gaudencio da Silva Fernandes.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (12)
    1. I Jornada de Divulgação Científica de Pesquisas em Materiais do Amazonas. 2020. (Outra).
    2. II Conferência de Materiais com Aplicações Multidisciplinares (II MAM). Polímeros biodegradáveis como materiais encapsulantes de bioativos. 2019. (Congresso).
    3. IV Semana de Biotecnologia da UEA.Produção e caracterização da atividade antioxidante de encapsulados de extratos hidroalcoólicos de guaraná (Paullinia cupana var. sorbilis (Mart.) Ducke). 2019. (Encontro).
    4. VII Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas. Poli(o-metoxianilina) quimicamente sintetizada: influência de contraíons na estrutura e propriedades elétricas. 2019. (Congresso).
    5. VII Workshop de Ciência e Engenharia de Materiais.Avaliar de apresentações orais. 2019. (Oficina).
    6. Escola Conferência Amazônica.Conferência Amazônia: empreendedorismo e inovação. 2018. (Outra).
    7. I Conferência de Materiais com Aplicações Multidisciplinares (I-MAM). Liberação controlada do óleo essencial da espécie Lippia origanoides Kunth após encapsulamento em nanopartículas poliméricas biodegradáveis. 2018. (Congresso).
    8. III Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos (SEMEALI).Emulsões de óleo de maracujá (Passiflora edulis) homogeneizadas com ultrassom assistido: potencial zeta e tamanho de gotículas. 2018. (Encontro).
    9. I Simpósio do Programa de Pós-graduação em Hematologia.Perspectivas da nanotecnologia empregando ativos naturais. 2018. (Simpósio).
    10. VI Semana de Ciência e Tecnologia do ICE. Avaliador do Comitê Científico - Modalidade Pôster. 2018. (Congresso).
    11. VI Semana de Ciência e Tecnologia do ICE. Avaliador do Comitê Científico - Temáticas Ensino e Física. 2018. (Congresso).
    12. VI Workshop de Ciência e Engenharia de Materiais.Engenharia de polímeros aplicada aos sistemas de liberação controlada. 2018. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. CAMPELO, PEDRO H ; SANCHES, E. A.. I Jornada de Divulgação Científica de Pesquisas em Materiais do Amazonas. 2020. Outro
    2. SANCHES, E. A.; DE SOUZA, SÉRGIO M. ; PAULA, M. M. S. ; CAMPELO, PEDRO H ; PINTO, C. C.. II Conferência de Materiais com Aplicações Multidisciplinares (MAM). 2019. Congresso
    3. SANCHES, EDGAR A; SOUZA, S. M.. I Conferência de Materiais com Aplicações Multidisciplinares (MAM). 2018. Congresso
    4. SANCHES, EDGAR A. Portaria 058/2018 ICE - VI Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas. 2018. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Edgar Aparecido Sanches ⇔ Ítalo Ricardo Serrão Bezerra (5.0)
      1. BEZERRA, I. R. S. ; REBELO, Q. H. F. ; SOUZA, S. M. ; SANCHES, E. A.. Nanocompósito Híbrido constituído por Polipirrol (PPy) e Óxido de Grafeno (GO). Em: I Conferência de Materiais com Aplicações Multidisciplinares, 2018, Manaus/AM. I Conferência de Materiais com Aplicações Multidisciplinares, v. 1, p. 1-77, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SANCHES, E. A. ; Bezerra, Italo Ricardo S.. Abordagem Estrutural e Morfológica de Nanocompósito Formado por Polianilina e N,O-Carboximetilquitosana. Em: I Conferência de Materiais com Aplicações Multidisciplinares, 2018, Manaus/AM. I Conferência de Materiais com Aplicações Multidisciplinares, v. 1, p. 1-77, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Bezerra, Italo Ricardo S.; SANCHES, E. A.. Abordagem estrutural e morfológica do nanocompósito formado por polianilina e N,O-carboximetilquitosana. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
      4. Bezerra, Italo Ricardo S.; REBELO, Q. H. F. ; MICHIELON, S. S. ; SANCHES, E. A.. Nanocompósito híbrido constituído por polipirrol (PPy) e óxido de grafeno (OG). 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
      5. LIMA, S. X. ; Bezerra, Italo Ricardo S. ; SOUZA, S. M. ; SANCHES, E. A.. Adaptação do método de mercerização para extração da celulose da casca da banana prata e verificação da interação da celulose com a água. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso




(*) Relatório criado com produções desde 2017 até 2020
Data de processamento: 12/04/2021 17:31:04