Discentes ativos do PPG-NMA + Colaboradores na Plataforma Lattes

Icamira Costa Nogueira

Atualmente é professora do Departamento de Física no Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2005), mestrado em Engenharia de Materiais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA (2009) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2013). Realizou pós-doutoramento durante 2 anos e 8 meses no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. De 2013 a 2016 foi professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais do IFMA. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada e Ciência dos Materiais com ênfase em Materiais Cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de óxidos semicondutores nanoestruturados via métodos químicos, espectroscopia de fotoluminescência, microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia de espalhamento Raman, difração de Raios-X e método de Rietveld. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3975661240854486 (16/03/2021)
  • Rótulo/Grupo: Colaborador-Lattes
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciência Exatas - ICE. Instituto de Ciências Exatas | ICE-UFAM | Av. Rodrigo Otávio, nº 6.200, Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, Setor Norte, Coroado I. Japiim 69077000 - Manaus, AM - Brasil - Caixa-postal: 670 Telefone: (16) 981019038 URL da Homepage: http://www.ice.ufam.edu.br/en/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Física
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2020-Atual. Rede Amazonas de Laboratorios Multiusuarios em Nanotecnologia (AMnano)
      Descrição: SisNANO - Laboratórios Associados: laboratórios vinculados a Universidades ou Institutos de Pesquisa, Desenvolvimento e/ou Inovação públicos ou privados, sem fins lucrativos, e que devem disponibilizar no mínimo 20% (vinte por cento) do tempo de uso, em horas, da sua estrutura laboratorial, de seus equipamentos e de sua expertise a usuários externos, tanto públicos quanto privados. A rede é formada por pesquisadores das principais instituições do Estado do Amazonas: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto SENAI de Inovação (ISI) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). O AMNANO tem como objetivo, impulsionar a pesquisa, a formação de recursos humanos, a transferência de conhecimentos para a sociedade e oferecer serviços laboratoriais multiusuário, de acesso aberto a usuários públicos e privados. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Içamira Costa Nogueira - Integrante / Laecio Santos Cavalcante - Integrante / Henrique Duarte da Fonseca Filho - Integrante / Lizandro Manzato - Coordenador / Flávio Augusto de Freitas - Integrante / Claudia Candido da Silva - Integrante / Lucas Castanhola Dias - Integrante / Marcus Vinicius Pelegrini - Integrante / Newton Souza Falcão - Integrante / Walter Ricardo Brito - Integrante / Francisco Xavier Nobre - Integrante / Fabíola Xochilt Valdez Domingos - Integrante / Marcus Marques da Silva Paula - Integrante.
      Membro: Priscila Goncalves da Costa.
    2. 2019-Atual. Sintese de tungstatos a base de terras raras: impacto do controle estrutural e morfologico na propriedade fotoluminescente.
      Descrição: Tungstatos de terras raras com composições R2WO6 e R2(WO4)3 (onde R é o elemento terra rara) apresentampropriedades óticas, eletrônicas e térmicas únicas o que torna estas famílias de materiais interessantes para diferentes aplicações tecnológicas. Estudos de síntese com controle de tamanho e forma de partículas, estudos estruturais e físicos desses materiais vem sendo investigados de forma menos extensiva, provavelmente devido à sua rica variação cristalográfica. Neste projeto, propõe-se obter tungstatos de terras raras (R=Y, Gd, La) micro e nanoestruturados com composições R2WO6 e R2(WO4)3 e seus polimorfos por sínteses química em solução (método dos precursores poliméricos e coprecipitação).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Içamira Costa Nogueira - Coordenador / Ieda Lúcia Viana Rosa - Integrante / Edson Roberto Leite - Integrante / Henrique Duarte da Fonseca Filho - Integrante / Eliezer Costa SIlva - Integrante / Daniel Pereira dos Santos - Integrante / Cristina Gomes da Silva - Integrante / antonio lopes pinheiro neto - Integrante / Rodrigo Araújo Pereira - Integrante / Vinicius de Paula Aureliano da Costa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico - Auxílio financeiro.
      Membro: Priscila Goncalves da Costa.
    3. 2019-Atual. Filmes de PBAT com nanoestruturas de celulose tratadas com oleos essenciais encapsulados para embalagens ativas
      Descrição: Tendo em vista a crescente necessidade da indústria de embalagens alimentícias possuir produtos com propriedades antimicrobianas para aumentar a segurança e qualidade alimentar, este projeto tem como objetivo a produção de filmes poliméricos flexíveis biodegradáveis, por meio do encapsulamento e liberação controlada de princípios ativos presentes em óleos essenciais, sendo um deles da região da Amazônia. Para este encapsulamento, será utilizado um sistema constituído de nanoestruturas de celulose/surfactante, de modo que sejam obtidas micelas que facilitem a sua dispersão e incorporação nos filmes biodegradáveis. As nanoestruturas de celulose (NC?s) serão obtidas com o tratamento alcalino de resíduos de eucalipto, em reator sob pressão e temperatura controladas, seguido de isolamento por moagem em moinho de bolas. As NCs serão ativadas com três princípios ativos, limoneno, aldeído cinâmico e linalol, presentes em diferentes óleos essenciais, para a formação de micelas utilizando o surfactante polisorbato 80 (TWEEN 80) em meio aquoso. Os filmes poliméricos, reforçados com os sistemas encapsulados (NCA?s), serão preparados por casting, com dispersão NC?s em ultrassom de ponteira, para garantia de um material homogêneo, em concentrações de até 10%, em massa, de forma a obter os nanocompósitos com os princípios ativos. As NC?s e os princípios ativos serão caracterizados individualmente e após tratamento (NCA?s), e os filmes preparados serão avaliados quanto à liberação controlada das micelas e sua efetividade antimicrobiana. De forma conjunta, as propriedades mecânicas, térmicas e estruturais dos filmes, assim como o seu processo de biodegradação em solo, simulando o processo pós-uso, serão estudados de forma a viabilizar a sua aplicação como um possível produto comercial. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Içamira Costa Nogueira - Integrante / Edson Roberto Leite - Integrante / Cristina Gomes da Silva - Integrante / Derval dos Santos Rosa - Coordenador / Maira de Lourdes Rezende - Integrante.
      Membro: Priscila Goncalves da Costa.
    4. 2018-Atual. Fabricacao e caracterizacao de um nanosensor de silicio sem juncao para deteccao de gases atraves de nanolitografia com um Microscopio de Forca Atomica.
      Descrição: Os nanossensores constituem um campo promissor de P D, e irreversibilidades emergentes poderão ocorrer em pesquisas científicas, atividades empresariais e projetos financiados. Essas irreversibilidades são os primeiros indicadores do surgimento de caminhos e fornecem implicações relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias de novos dipositivos. Neste projeto, o campo do nanossensor para gases será analisado e as trajetórias para o seu desenvolvimento, construídas, bem como para vários domínios de aplicação. Projeto aprovado no Programa de Apoio à Pesquisa ? UNIVERSAL AMAZONAS. EDITAL N. 002/2018 - UNIVERSAL AMAZONAS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Içamira Costa Nogueira - Integrante / Henrique Duarte da Fonseca Filho - Coordenador.
      Membro: Priscila Goncalves da Costa.
    5. 2018-Atual. Sintese de oxidos nanoestruturados de ZnWO4 por metodos quimicos: aplicacoes em fotocatalise e fotoluminesnencia.
      Descrição: Este projeto visa sintetizar novos materiais nanométricos com potencial aplicação em catálise e fotocatálise. O desenvolvimento deste projeto pode ter um grande impacto para o desenvolvimento de novos sistemas de purificação de água, bem como de dispositivos de energia alternativa. É a nanotecnologia a serviço do meio ambiente. Este projeto foi aprovado no Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores Programa Primeiros Projetos - PPP - EDITAL N. 004/2017. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Içamira Costa Nogueira - Coordenador / Elson Longo - Integrante / Edson Roberto Leite - Integrante / Henrique Duarte da Fonseca Filho - Integrante / Eliezer Costa SIlva - Integrante.
      Membro: Priscila Goncalves da Costa.
    6. 2018-Atual. Sintese de Materiais Nanoestruturados a base de Terras Raras e Minerais Extraidos na Regiao Amazonica.
      Descrição: Este projeto visa sintetizar novos materiais de alto valor mercadológico mundial para a indústria de eletroletrônica a partir de compostos de terras raras, metais e óxidos metálicos considerados Estratégicos pelo Ministério de Minas e Energia, oriundos da mineração regional e nacional. O projeto foi aprovado no Programa de Apoio estratégico ao desenvolvimento econômico-ambiental do estado do Amazonas - AMAZONAS ESTRATÉGICO - EDITAL N. 004/2018. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . Integrantes: Içamira Costa Nogueira - Integrante / Sérgio Michielon de Souza - Coordenador.
      Membro: Priscila Goncalves da Costa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (4)
      1. XVIII Brazil MRS Meeting.Study of the zinc tungstate crystals obtained by different methods of chemical synthesis. 2019. (Encontro).
      2. International Ceramics Congress of CIMTEC 2018. Synthesis of ZnWO4 ceramic powders by chemical method: Correlation between structural evolution and photoluminescent properties.. 2018. (Congresso).
      3. 2017 MRS Fall Meeting Exhibit. Structural and Optical Characterization of ZnWO4 synthesized by solution based process.. 2017. (Congresso).
      4. XVI Brazil MRS Meeting.Structural and morphological evolution of zinc tungstates synthesized by the polymeric precursor method.. 2017. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. NOGUEIRA, I.C.; SANCHES, E. A.. I Conferência de Materiais com Aplicações Multidisciplinares - MAM 2018. 2018. Outro
      2. NOGUEIRA, IÇAMIRA COSTA; CHAUDHURI, P. ; GHOSH, A.. International Conference on Molecules, Polymers and Material Physics (MP2). 2018. Outro
      3. NOGUEIRA, I. C.; FERRER, MATEUS M. ; LEITE, E. R. ; CAMARGO, P. H. C.. Symposium U : Exploring morphology and physical properties of solution-processed inorganic materials. 2017. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (5)
      • Içamira Costa Nogueira ⇔ Fernando Rogério Pavan (3.0)
        1. CLABEL H, J.L. ; AWAN, IRAM T. ; Pinto, Alexandre H. ; NOGUEIRA, I.C. ; BEZZON, V.D.N. ; LEITE, E.R. ; BALOGH, DEBORA T. ; Mastelaro, Valmor R. ; FERREIRA, S.O. ; MAREGA, E.. Insights on the mechanism of solid state reaction between TiO2 and BaCO3 to produce BaTiO3 powders: The role of calcination, milling, and mixing solvent. CERAMICS INTERNATIONAL. v. 46, p. 2987-3001, issn: 0272-8842, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: A1
        2. SCHLEDER, GABRIEL RAVANHANI ; AZEVEDO, GUSTAVO M. ; Nogueira, Içamira Costa ; REBELO, QUEREM H. F. ; BETTINI, JEFFERSON ; FAZZIO, ADALBERTO ; LEITE, EDSON ROBERTO. Decreasing Nanocrystals Structural Disorder by Ligand Exchange: An Experimental and Theoretical Analysis. Journal of Physical Chemistry Letters. v. 10, p. 1471-1476, issn: 1948-7185, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: A1
        3. CLABEL H., J.L. ; Rivera, V.A.G. ; NOGUEIRA, I.C. ; LEITE, E.R. ; PEREIRA-DA-SILVA, M.A. ; LI, M. SIU ; MAREGA, E.. Effects of defects, grain size, and thickness on the optical properties of BaTiO 3 thin films. JOURNAL OF LUMINESCENCE. v. 192, p. 969/974, issn: 0022-2313, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: A2

      • Içamira Costa Nogueira ⇔ Gabriel Ravanhani Schleder (1.0)
        1. SCHLEDER, GABRIEL RAVANHANI ; AZEVEDO, GUSTAVO M. ; Nogueira, Içamira Costa ; REBELO, QUEREM H. F. ; BETTINI, JEFFERSON ; FAZZIO, ADALBERTO ; LEITE, EDSON ROBERTO. Decreasing Nanocrystals Structural Disorder by Ligand Exchange: An Experimental and Theoretical Analysis. Journal of Physical Chemistry Letters. v. 10, p. 1471-1476, issn: 1948-7185, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: A1

      • Içamira Costa Nogueira ⇔ Helder Moreira Braga (1.0)
        1. SCHLEDER, GABRIEL RAVANHANI ; AZEVEDO, GUSTAVO M. ; Nogueira, Içamira Costa ; REBELO, QUEREM H. F. ; BETTINI, JEFFERSON ; FAZZIO, ADALBERTO ; LEITE, EDSON ROBERTO. Decreasing Nanocrystals Structural Disorder by Ligand Exchange: An Experimental and Theoretical Analysis. Journal of Physical Chemistry Letters. v. 10, p. 1471-1476, issn: 1948-7185, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: A1

      • Içamira Costa Nogueira ⇔ Jose Eduardo Ulloa Rojas (1.0)
        1. SCHLEDER, GABRIEL RAVANHANI ; AZEVEDO, GUSTAVO M. ; Nogueira, Içamira Costa ; REBELO, QUEREM H. F. ; BETTINI, JEFFERSON ; FAZZIO, ADALBERTO ; LEITE, EDSON ROBERTO. Decreasing Nanocrystals Structural Disorder by Ligand Exchange: An Experimental and Theoretical Analysis. Journal of Physical Chemistry Letters. v. 10, p. 1471-1476, issn: 1948-7185, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: A1

      • Içamira Costa Nogueira ⇔ Renata Roberti Benevides (1.0)
        1. SCHLEDER, GABRIEL RAVANHANI ; AZEVEDO, GUSTAVO M. ; Nogueira, Içamira Costa ; REBELO, QUEREM H. F. ; BETTINI, JEFFERSON ; FAZZIO, ADALBERTO ; LEITE, EDSON ROBERTO. Decreasing Nanocrystals Structural Disorder by Ligand Exchange: An Experimental and Theoretical Analysis. Journal of Physical Chemistry Letters. v. 10, p. 1471-1476, issn: 1948-7185, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: A1




    (*) Relatório criado com produções desde 2017 até 2020
    Data de processamento: 12/04/2021 17:31:04