Discentes ativos do PPG-NMA + Colaboradores na Plataforma Lattes

Sebastiao Ribeiro

Possui graduação em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1979), Mestrado em Engenharia de Materiais pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1991), Doutorado em Engenharia de Materiais pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1997), Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (2007) e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (2014). Desenvolveu trabalho de cooperação científica nas Universidades de Aveiro-Portugal e de Karlshue-Alemanha. Implantou, com recursos do CNPq, o método da cunha para propagação estável de trinca em materiais com microestrutura complexa no GEMM/DEMa/UFSCar e, com recursos da FAPESP, no DEMAR/EEL/USP. Implantou, com recursos da FAPESP, o método SENVB (Single Edge V Notch Beam) para medida de tenacidade à fratura de cerâmicas avançadas no DEMAR/EEL/USP. Professor Associado da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Cerâmicos. Atua principalmente em Processamento e Caracterização de Cerâmicas Avançadas (nitreto de silício, carbeto de silício, zircônia, alumina, refratários) e Cerâmicas Tradicionais (tijolos, telhas, porcelanas, revestimentos, etc). Assessor Ad hoc do CNPq e da FAPESP. Revisor de Periódicos Nacionais e Internacionais. Membro dos Conselhos de Curso do Curso de Engenharia Química e Engenharia de Materiais da EEL da Universidade de São Paulo. Sócio individual e membro do Conselho da Associação Brasileira de Cerâmica, Diretor de Comissões Técnicas da Associação Brasileira de Cerâmica - ABCeram (2015-2016). Presidiu o 60º Congresso Brasileiro de Cerâmica (2016). Citações no ResearchGate 475. Coordenador do Curso de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de Lorena (2017-2018). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2079402733857229 (30/03/2021)
  • Rótulo/Grupo: Colaborador-Lattes
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de Lorena. Rodovia Itajubá-Lorena, km 74,5 Campinho 12600970 - Lorena, SP - Brasil - Caixa-postal: 116 Telefone: (12) 31599803 Fax: (12) 31533006 URL da Homepage: www.eel.usp.br
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2018-2019. Sinterizacao em duas etapas e medidas de propriedades mecanicas de ceramicas de carbeto de silicio
      Descrição: O carbeto de silício é uma cerâmica de baixa densidade e com boas propriedades físicas, químicas e térmicas, utilizado na indústria aeroespacial e em indústrias de geração de energia por ter boa resistência em condições extremas. Ele é geralmente sinterizado juntamente com óxidos metálicos devido a sua baixa autodifusão que dificulta sua densificação. Porém, mesmo utilizando-se aditivos, a densidade e o tamanho de grão do material produzido por sinterização tradicional não alcançam níveis satisfatórios. Existem, atualmente, outros métodos mais sofisticados para atingir melhorias nas propriedades desse material, porém são métodos mais caros e que necessitam de equipamentos específicos. A sinterização em duas etapas é um método de menor custo que vem mostrando bons resultados para diferentes tipos de cerâmica, com inibição do crescimento de grão e aumento na densificação do material. O objetivo desse projeto é realizar a sinterização em duas etapas do carbeto de silício usando três diferentes sistemas de aditivos: óxido de alumínio e óxido de ítrio; óxido de alumínio e óxido de itérbio; óxido de alumínio e óxido de disprósio; visando aumentar a sua densidade e produzir microestrutura mais fina que as normais, sinterizadas em um único estágio. O trabalho será realizado no Departamento de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de Lorena da USP, juntamente com Prof. Dr. Sebastião Ribeiro que já orientou vários estudos sobre esse material.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sebastião Ribeiro - Coordenador / OLIVEIRA, M.R. - Integrante / Douglas Siqueira Bernardo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Guilherme Ribeiro Portugal.
    2. 2017-2020. Sintese de nanoespinelios aditivados com terras raras e sinterizacao via microondas
      Descrição: Devido às propriedades termomecânicas, elétricas, ópticas, sensoriais e catalíticas, os espinélios fazem parte de um grupo cerâmico de grande importância, uma vez que essas propriedades, bem como suas aplicações científicas e tecnologias, são de amplo espectro. As propriedades e aplicações podem ser vistas na revisão bibliográfica desse projeto. Vários são os métodos de produção desses materiais, passando por reações dos precursores no estado sólido, com forte 4 aquecimento, por sínteses via precipitação dos íons em solução aquosa, processo Pechini, etc. Nesse projeto será utilizado o processo de coprecipitação dos íons em solução aquosa, com posterior filtração e calcinação. Dessa forma serão produzidos pós de nanoespinélios aditivados com terras raras. Após obtenção das matérias-primas cerâmicas, nesse acaso os nanoespinélios, os mesmos serão compactados e sinterizados, obtendo-se cerâmicas para aplicações específicas. As técnicas de sinterização são várias, podendo ser tradicionais, em fornos convencionais, ou técnicas mais recentes, como a das microondas. Nesse projeto será utilizada a técnica de microondas, pois pretende-se produzir cerâmicas de espinélios com microestrutura fina e homogênea, para aplicações especiais. Esse projeto trará, sem sombra de dúvida, benefícios científicos, tecnológicos e de inovação para a área de cerâmica avançadas e formação de recursos humanos qualificados o País.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sebastião Ribeiro - Coordenador / Pedro Henrique Lopes Nunes Abreu dos Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Guilherme Ribeiro Portugal.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (12)
      1. 63° Congresso Brasileiro de Cerâmica. Avaliador de Sessões de Pôster. 2019. (Congresso).
      2. 63° Congresso Brasileiro de Cerâmica. Cerâmicas Termomecânicas: passado, presente e futuro. 2019. (Congresso).
      3. 63º Congresso Brasileiro de Cerâmica. Estudo do efeito da temperatura de queima no módulo de elasticidade e na resistência ao dano por choque térmico de um concreto refratário aluminoso. 2019. (Congresso).
      4. 63º Congresso Brasileiro de Cerâmica. Influência da temperatura de queima na energia de fratura de um concreto refratário aluminoso. 2019. (Congresso).
      5. 63º Congresso Brasileiro de Cerâmica. Espinélios MgO.Al2O3 aditivados com Y2O3: síntese, sinterização e caracterização. 2019. (Congresso).
      6. 63º Congresso Brasileiro de Cerâmica. Sinterização vai fase líquida em duas etapas de cerâmicas de SiC e medidas de propriedades mecânicas. 2019. (Congresso).
      7. 63º Congresso Brasileiro de Cerâmica. Síntese e caracterização de materiais catalíticos Ni-Mo/Al2O3 preparados pelo processo poliol. 2019. (Congresso).
      8. 7th International Congress on Ceramicas. Charman of Symposium High and Ultra´High Temperature Ceramics. 2018. (Congresso).
      9. 7th International Congress on Ceramicas. Evaluation of SiC sintering via liquid phase using as additive the systems TiO2/Al2O3 abd TiO2/Y2O3. 2018. (Congresso).
      10. 7th International Congress on Ceramicas - ICC7. The wettability at high temperatures in the technological development of materials. 2018. (Congresso).
      11. 61 Congresso Brasileiro de Cerâmica. Estudo da substituição parcial do cimento Portland por argila calcinada na produção de concretos. 2017. (Congresso).
      12. II Encontro de Engenharia de Materiais e Inovação do Estado do Rio de Janeiro.Incorporação de Resíduos em Cerâmicas: Uma necessidade econômica ou Ambiental?. 2017. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (13)
      1. RIBEIRO, S.. 63º Congresso Brasileiro de Cerâmica. 2019. (Congresso).. . 0.
      2. RIBEIRO, S.. 7th International Congress on Ceramics/62° Congresso Brasileiro de Cerâmica. 2018. (Congresso).. . 0.
      3. RIBEIRO, SEBASTIÃO. 61 Congresso Brasileiro de Cerâmica. 2017. (Congresso).. . 0.
      4. RIBEIRO, S.. 60° Congresso Brasileiro de Cerâmica. 2016. (Congresso).. . 0.
      5. RIBEIRO, S.. 59º Congresso Brasileiro de Cerâmica. 2015. (Congresso).. . 0.
      6. RIBEIRO, S.. 60° Congresso Brasileiro de Cerâmica. 2015. (Congresso).. . 0.
      7. RIBEIRO, S.. 58° Congresso Brasileiro de Cerâmica. 2014. (Congresso).. . 0.
      8. RIBEIRO, S.. 57º Congresso Brasileiro de Cerâmica. 2013. (Congresso).. . 0.
      9. RIBEIRO, S.. 56° Congresso Brasileiro de Cerâmica. 2012. (Congresso).. . 0.
      10. RIBEIRO, S.. 55° Congresso Brasileiro de Cerâmica. 2011. (Congresso).. . 0.
      11. RIBEIRO, S.. 54° Congresso Brasileiro de Cerâmica. 2010. (Congresso).. . 0.
      12. RIBEIRO, S.. 53º Congresso Brasileiro de Cerâmica. 2009. (Congresso).. . 0.
      13. RIBEIRO, S.. 53º Congresso Brasileiro de Cerâmica. 2009. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      (*) Relatório criado com produções desde 2017 até 2020
      Data de processamento: 12/04/2021 17:31:04