Discentes ativos do PPG-NMA + Colaboradores na Plataforma Lattes

Viviane Tavares de Moraes

Professora período integral no Instituto Mauá de Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica - Núcleo de Pesquisas de Ciências e Engenharia de Materiais. Pós doutora em Engenharia Química e em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui duas graduações, sendo a primeira em Tecnologia Ambiental e a segunda em Engenharia Ambiental. Desenvolveu projeto de pesquisa no mestrado e doutorado no Departamento de Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de química, meio ambiente e metalurgia extrativa, tratamento de resíduos, efluentes e emissões atmosféricas atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: resíduos eletroeletrônicos, reciclagem, recuperação de metais, tratamento de efluentes, análise de ciclo de vida do produto e nanomateriais. Tem experiência em gerenciar grupo de pesquisa com alunos de mestrado, doutorado e iniciação científica, atuante na área de desenvolvimento de projetos de pesquisas para obtenção de fomento na Capes, CNPq, Fapesp e Finep. Participa ativamente da aquisição de novos equipamentos, infraestrutura de laboratórios e Centros Multiusuário, assim como no desenvolvimento de novos projetos, prestação de contas e relatórios técnicos. Desenvolveu projetos de pesquisa com SENAI - Laboratório de Materiais Avançados, Centro de Capacitação e desenvolve Pesquisa em Meio Ambiente (CEPEMA - POLI - USP) e Laboratório de Reciclagem, Tratamento de Resíduos e Extração (LAREX - USP). Atua em consultorias ambientais no desenvolvimento de novos processos de recuperação de metais e outros materiais, obtenção de nanopartículas a partir de resíduos, e adequação e licenciamento ambiental. Atua no grupo de pesquisa de Ciência e Engenharia de Materiais do Instituto Mauá de Tecnologia, no Departamento de Engenharia Mecânica, onde desenvolve pesquisa sobre nanomateriais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1775864401331163 (19/02/2021)
  • Rótulo/Grupo: Colaborador-Lattes
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Instituto Mauá de Tecnologia, Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia. Praça Maua, 1 Mauá 09580900 - São Caetano do Sul, SP - Brasil Telefone: (11) 1142393066
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Química
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2019-Atual. Sintese e caracterizacao de nanoparticulas de cobre a partir da lixiviacao de residuos de equipamentos eletroeletronicos
      Descrição: Valorizção dos REEEs através da recuperação de metais na forma de nanopartículas. Reciclagem por rota hidrometalúrgica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Viviane Tavares de Moraes - Coordenador / TENÓRIO, JORGE ALBERTO SOARES - Integrante / Susana Marraccini Giampietri Lebrão - Integrante / Guilherme Wolf Lebrão - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Diego Anisio Modesto.
    2. 2019-Atual. Manufatura Aditiva/Impressao 3D: Avaliacao das propriedades mecanicas
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Viviane Tavares de Moraes - Integrante / Susana Marraccini Giampietri Lebrão - Integrante / Guilherme Wolf Lebrão - Coordenador.
      Membro: Diego Anisio Modesto.
    3. 2019-Atual. Caracterizacao de materiais por microscopia eletronica de varredura
      Descrição: Reserva técnica Institucional - Fapesp. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Viviane Tavares de Moraes - Coordenador / Susana Marraccini Giampietri Lebrão - Integrante / Guilherme Wolf Lebrão - Integrante / Vanderlei Cunha Parro - Integrante.
      Membro: Diego Anisio Modesto.
    4. 2018-Atual. Sintese de nanoparticulas de cobre a partir de residuos de equipamentos eletroeletronicos
      Descrição: Redução química e eletroquímica de cobre a partir de processo hidrometalúrgico de extração e purificação de cobre, visando a formação de nanopartículas de alto valor agregado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Viviane Tavares de Moraes - Coordenador / Susana Marraccini Giampietri Lebrão - Integrante / Guilherme Wolf Lebrão - Integrante. Financiador(es): Instituto Mauá de Tecnologia - Auxílio financeiro.
      Membro: Diego Anisio Modesto.
    5. 2018-Atual. ESTUDO DA OTENCAO DE SUPERFICIES SUPERHIDROFOBICAS COM NANOSILICA A PARTIR DE ROTA SOL-GEL
      Descrição: O desenvolvimento de nanomateriais com novas propriedades é tema principal vinculado a inovação tecnologia. Nesse contexto, a inovação relacionada a nanomateriais superhidrofóbicos é uma nova tendência para aplicações como revestimento de peças metálicas para aumentar a resistência à corrosão, a tenacidade, a resistência mecânica e a resistência ao risco. Na área da engenharia e correlatas, tintas e vernizes para automóveis e aeronaves, revestimento de tubulações, tecidos hidrofóbicos e lentes de óculos vêm tendo destaque quanto ao interesse pela propriedade de hidrofobicidade. Os processos de obtenção de nanopartículas hidrofóbicas em escala industrial são o método fumegante e de precipitação, cujos controles de dispersão e tamanho de partículas ainda não foram bem resolvidos. Métodos como micro emulsão e sol-gel podem ser alternativas para o controle destes parâmetros do processo. O método destacado nesta pesquisa é a rota por sol-gel que engloba a hidrólise e condensação de sílica, preparação do substrato polimérico para deposição de nanopartículas, inchamento do substrato, deposição de nanopartículas e caracterização do nanomaterial para avaliar a sua hidrofobicidade. Como métodos de caracterização espera-se utilizar métodos de microscopia eletrônica de varredura e de tunelamento e análise de ângulo de contato. Como produto final deste projeto espera-se a formação de recursos humanos de alto nível; obtenção de nanocompósito superhidrofóbico e processo inovador de obtenção de nanocompósitos (este último passível de ser patenteado).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . Integrantes: Viviane Tavares de Moraes - Integrante / Susana Marraccini Giampietri Lebrão - Coordenador / Guilherme Wolf Lebrão - Integrante.
      Membro: Diego Anisio Modesto.
    6. 2018-Atual. Reciclagem de materiais compositos a base de fibra de vidro
      Descrição: Os materiais compósitos de polímeros e fibra de vidro apresentam algumas propriedades importantes para a Engenharia, tais como peso e resistência mecânica, visando a substituição de alguns materiais. Contudo sua composição complexa o transforma em um problema ambiental. Para atender demandas de pressões ambientais de países da Europa e estabelecer mecanismos de reciclagem e recuperação de materiais em decorrência da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) propõe-se estudar processos de reciclagem química, com foco no processo de pirólise assistida por micro-ondas, a fim de se obter subprodutos energéticos e também a recuperação de fibras de vidro. Os resultados esperados a partir deste projeto são: estabelecer o mecanismo e rota de reciclagem química para os materiais compósitos, identificar os processos de despolimerização, para assim aplicar a outros materiais, ainda vistos como problemas ambientais, viabilizando de forma técnica e econômica os processos de fabricação destes materiais, assim como estabelecer rota de reciclagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Viviane Tavares de Moraes - Integrante / Susana Marraccini Giampietri Lebrão - Integrante / Guilherme Wolf Lebrão - Coordenador.
      Membro: Diego Anisio Modesto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Certificate of best presentation award, International Scientific Research and Experimental Development/ICCM 2018: 20th International Confenc.. 2018.
      Membro: Diego Anisio Modesto.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (3)
    1. SMILE. 2018. (Outra).
    2. XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ 2018. COMPÓSITO REFORÇADO COM FIBRA DE CARBONO E NANOTUBOS FUNCIONALIZADOS COM AUXÍLIO DE MICRO-ONDAS. 2018. (Congresso).
    3. XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ 2018. FUNCIONALIZAÇÃO DE NANOSÍLICA PARA MODIFICAR PROPRIEDADES DE MOLHABILIDADE DE MATERIAIS. 2018. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. MORAES, VIVIANE TAVARES DE. Smile- Semana Mauá de Inovação, liderança e Empreendedorismo. 2021. (Outro).. . 0.
    2. MORAES, VIVIANE TAVARES DE. Print 2019 - Programa de recepção e integração dos calouros 2019. 2019. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    (*) Relatório criado com produções desde 2017 até 2020
    Data de processamento: 12/04/2021 17:31:04