Discentes ativos do PPG-NMA + Colaboradores na Plataforma Lattes

Maria Jose Alves da Rocha

Professora Senior do departamento de Psicologia da FFCLRP e do Programa de Pós-Graduação em Neurologia e Neurociências da FMRP,USP. Graduada em Ciências Biológicas pela FMRP, USP, mestrado em Farmacologia e doutorado em Fisiologia pela mesma faculdade. Pós-doutorado pela Wake Forest University, EUA (1990-1991) e Universitäet Tübingen, Alemanha (1992-1995). Foi Professora Assistente (1983-1985) e Adjunta na UFSC, SC (1985-1990). Vínculo institucional na USP a partir de 1999 onde foi Professora de Fisiologia na FORP até 2020.Foi membro do Comitê de Educação (2008-2010) e de Internacionalização (2012-2015) da American Physiological Society (APS). Foi membro da comissão de Graduação da SBFIS (2010-2019) e do Comitê de Ensino de Fisiologia da APS (2015-2018) e recentemente (2018) nomeada membro da Diretoria da Assembléia Geral da International Union of Physiological Sciences (IUPS) onde exerce também o cargo de co-presidente do Comitê de Educação (desde 2015). É também secretária do Instituto de Neurociências de Ribeirão Preto (INeC-USP) desde 2016 onde iniciou trabalhos de divulgação em Neurociências . Estabeleceu ao longo de seus 20 anos na USP intercâmbios com Universidades Americanas (Winston Salem, Ohio, Iowa), Alemã (Universidade de Tübingen), inglesa (Universidade de Bristol) e França (Universidade de Versalhes) e Instituto Pasteur. Tem organizado eventos nacionais e internacionais relacionados a ensino e pesquisa e publicado além de artigos científicos, textos e artigos sobre ensino. Como pesquisadora científica elenca vários auxílios aprovados pelo CNPq e FAPESP e palestras nacionais e internacionais proferidas entre outros países: Alemanha,Chile, China , Cuba, Estados Unidos,França, Japão, e Nova Zelândia. Tem experiência em Neurociências nas áreas de Fisiologia, Farmacologia e Odontologia Experimental atuando mais recentemente nos seguintes temas: alterações imunoendócrinas e comportamentais em processos inflamatórios e neurodegenerativos . Detentora de vários prêmios sendo um deles na categoria de produção Acadêmica do CNPq/Renama. Foi Editora da revista Journal of Neuroendocrinology (2017-2018) onde faz parte do do corpo editorial. Para contato mjrocha@usp.br (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0418643217620286 (07/04/2021)
  • Rótulo/Grupo: Colaborador-Lattes
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Morfologia Estomatologia e Fisiologia. Avenida do Café sn. Campus Universitário 14040-904 - Ribeirao Preto, SP - Brasil Telefone: (16) 36023974 Fax: (16) 36024794
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Medicina
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2019-Atual. Efeitos do exercicio fisico aerobico no perfil lipidico cerebral e ativacao microglial em modelo experimental de doenca de Alzeihmer
      Descrição: Descrição: A Doença de Alzheimer é o tipo mais comum de demência. Caracteriza-se como doença neurodegenerativa, com déficits de memória e redução na capacidade de adquirir e lembrar novas memórias. O acúmulo de placas amiloide e emaranhado fibrilares da proteína Tau são os principais indicadores moleculares da doença, responsáveis pela perda da função neuronal. Enquanto o tratamento restringe-se apenas na tentativa de retardar a doença, o estilo de vida saudável, com prática regular de exercícios físicos, é considerado fator importante na prevenção e tratamento da Doença de Alzheimer. Corroborando, o exercício físico tem impacto positivo na capacidade de aprendizagem e memória. Contudo, a patogênese da doença de Alzheimer não se restringe a perda neuronal e evidências têm indicado alterações lipídicas no cérebro e mecanismos neuroinflamatórios, capazes de reduzir a atividade neuronal. Adicionalmente, a peroxidação lipídica e consequente fenótipo pró-inflamatório, pode levar a ativação crônica da micróglia, considerada como uma das principais causas de dano neuronal. Embora o exercício físico demonstre efeitos modulatórios no tecido adiposo e resposta imune, não está claro qual o impacto do treinamento físico no sobre o conteúdo lipídico do cérebro e modulação fenotípica da micróglia na Doença de Alzheimer. Portanto, o objetivo deste projeto é testar a hipótese de que o exercício físico atua como neuro-protetor em função de ações modulatórias no conteúdo lipídico cerebral (hipocampo e córtex) e ativação microglial em modelo experimental da Doença de Alzheimer.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Anderson Vulczak - Integrante / Maria José Alves da Rocha - Integrante / Luciane Carla Alberici - Coordenador / Ariele Bueno - Integrante / Yngrid Xavier - Integrante. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Maria José Alves da Rocha - Integrante / Maria Jose Alves da Rocha - Integrante / Luciane Carla Alberichi - Coordenador / Anderson Vulczak - Integrante / Arielle Bueno - Integrante / Yngrid Xavier - Integrante.
      Membro: Graziela Santos Pereira.
    2. 2018-Atual. Avaliacao da ativacao glial nas alteracoes neuroimunoendocrinas em ratos septicos e efeito da sinvastatina nos sobreviventes
      Descrição: A sepse, inflamação sistêmica desencadeada por um agente infeccioso, produz um estado inflamatório no sistema nervoso central (SNC), que leva a disfunções autonômicas, endócrinas e cognitivo-comportamentais observadas em trabalhos clínicos e experimentais. Os achados anteriores deste laboratório sugerem que estresse oxidativo, ativação microglial, disfunção sináptica e eventualmente apoptose de neurônios, decorrentes da neuroinflamação e com características neurodegenerativas, sejam responsáveis por essas disfunções durante e após a sepse. Sendo assim, sugerimos que a ativação glial sustentada durante a sepse causaria as alterações neuroimunoendócrinas e as sequelas neurológicas de longo prazo, levando à instalação de processos neurodegenerativos como os que ocorrem na forma esporádica da doença de Alzheimer. Nesse contexto, inúmeras drogas e terapias têm sido propostas para tentar conter os efeitos da sepse. Por exemplo, diversos trabalhos clínicos envolvendo estatinas e sepse ainda são bastante controversos acerca dos benefícios dessa droga, restando muitas lacunas a serem preenchidas para se chegar a um consenso quanto ao seu uso como estratégia terapêutica. Recentemente, nós demonstramos que a sinvastatina melhorou os aspectos cognitivo-comportamentais de ratos sobreviventes à sepse. Entretanto se esta melhoria está relacionada a um efeito do fármaco na neurodegeneração e/ou na modulação da ativação glial é desconhecido. Portanto o objetivo desse estudo será avaliar a participação da ativação glial nas alterações neuroimunoendócrinas decorrentes da sepse e o possível efeito neuroprotetor da sinvastatina nos animais sobreviventes. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria José Alves da Rocha - Integrante / Maria Jose Alves da Rocha - Coordenador / Evelin Capelllari Cárnio - Integrante / Norberto Cysne Coimbra - Integrante / Luciane Carla Alberichi - Integrante.
      Membro: Graziela Santos Pereira.
    3. 2018-Atual. Envolvimento do monoxido de carbono na modulacao do comportamento emocional de ratos com endotoxemia
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Maria José Alves da Rocha - Integrante / Maria Jose Alves da Rocha - Integrante / Luis Guilherme S Branco - Integrante / Christie RamosLeite Panissi - Coordenador / Milene Cristina de Carvalho - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Graziela Santos Pereira.
    4. 2017-Atual. Identificacao de miocinas neuroprotetoras liberadas pelo musculo esqueletico humano em contracao de baixa e alta intensidades: papel da bioenergetica mitocondrial e do estresse oxidativo.
      Descrição: Descrição: O presente projeto visa avaliar miocinas liberadas pelo músculo esquelético humano, em diferentes intensidades de exercício, que apresentem um efeito neuroprotetor contra marcadores de toxicidade associados à DA; se aspectos relacionados à bioenergética mitocondrial e a estresses oxidativo e de retículo endoplasmático estão associados à liberação de miocinas; se as alterações mitocondriais no músculo esquelético exercitado são induzidas em células neuronais... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Maria José Alves da Rocha - Integrante / Maria Jose Alves da Rocha - Integrante / Luciane Carla Alberici - Coordenador / Adriano Silva Sebollela - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Graziela Santos Pereira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Travel Award Panam 2019, (APS) American Physiological Society.. 2019.
      Membro: Graziela Santos Pereira.
    2. Travel Award, XVII Congress of European Shock Society, European Shock Society.. 2017.
      Membro: Graziela Santos Pereira.
    3. Prêmio MCTI de métodos alternativos ã experimentação animal e ensino, RENAMA - Ministério de Ciências e Tecnologia e Comunicação.. 2017.
      Membro: Graziela Santos Pereira.
    4. Abstract Award - 12th World Congress on Neurohypophysial hormones, American Physiologycal Society.. 2017.
      Membro: Graziela Santos Pereira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (5)
    1. 13th World Congress on Neurohypophysial Hormones. Young Investigators session. 2019. (Congresso).
    2. Panam 2019 (2nd Panam American Congress of Physiological Sciences). Using clinical cases and peer instruction to increase the responsability of the students in their learning. 2019. (Congresso).
    3. FESBE. Investigação dos efeitos de diferentes estratégias de ensino no aprendizado de fisiologia e percepção discente. 2018. (Congresso).
    4. 38th IUPS. Using virtual plataforms and interactive systems to engage students in learning and understanding physiology. 2017. (Congresso).
    5. X Reunião Anual do Instituto de Neurociência e Comportamento (INeC).Sinvastatina como neuroprotetora nas alterações cognitivas da sepse?. 2017. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (21)
    1. ROCHA, M. J. A.. 13th World Congress on Neurophypophysial Hormones (WCNH2019). 2019. Congresso
    2. PADOVAN-NETO, F.E. ; RUGGIERO, R. ; ROSSIGNOLI, M. ; ROCHA, M. J. A. ; BRANDAO, M. L.. Advances in Translational Neuroscience: Focus on Neurophsychiatry disorders and Neurodegenerative Diseases. 2018. Congresso
    3. Rocha, M.J.A.. III Semana do Cérebro do INeC. 2018. Outro
    4. BRANDAO, M. ; COIMBRA, N. C. ; ROCHA, M. J. A.. II Semana do Cérebro do INeC. 2017. Outro
    5. Rocha, M.J.A. ; SLADEK, C. ; MECAWI, A. S.. 12th World Congress on Neurohypophysial Hormones. 2017. Congresso
    6. Rocha, M.J.A. ; CARROLL, R. G.. IUPS teaching workshop. 2017. Congresso
    7. Brandão, M.L. ; Rocha, M.J.A. ; Coimbra, N.C.. X Reunião anual do INeC. 2017. Outro
    8. ROCHA, M. J. A.. II Curso de Verão em Odontologia. 2010. (Outro).. . 0.
    9. ROCHA, M. J. A.. O ensino de graduação: currículo e estratégias. 2010. (Outro).. . 0.
    10. ROCHA, M. J. A.. I Curso de Verão em Odontologia. 2009. (Outro).. . 0.
    11. ROCHA, M. J. A.. Simpósio- Energizing the physiology classroom and the physiology curriculum. 2009. (Outro).. . 0.
    12. ROCHA, M. J. A.. Programa de Tutoria. 2008. (Outro).. . 0.
    13. ROCHA, M. J. A.. 7A Feira da Sucata e Barganha. 2008. (Outro).. . 0.
    14. ROCHA, M. J. A.. Seminário de Saúde Ambiental: A USP Ribeirão e o meio ambiente. 2006. (Outro).. . 0.
    15. ROCHA, M. J. A.. Semana de Recepção aos calouros. 2006. (Outro).. . 0.
    16. ROCHA, M. J. A.. Course-Translational Physiology: From Bench to Bedside. 2005. (Outro).. . 0.
    17. ROCHA, M. J. A.. Módulo Temático, Regulação neuroendócrina na septicemia experimental. 2004. (Outro).. . 0.
    18. ROCHA, M. J. A.. 3o. Simpósio sobre ética no uso de animais de experimentação. 2003. (Outro).. . 0.
    19. ROCHA, M. J. A.. Symposium-Molecular Biology in Health Sciences. 2003. (Outro).. . 0.
    20. ROCHA, M. J. A.. Regulação da síntese e secreção de hormônios peptidérgicos. 2002. (Outro).. . 0.
    21. ROCHA, M. J. A.. 2o. Simpósio de Ética no uso de animais de experimentação. 2002. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    (*) Relatório criado com produções desde 2017 até 2020
    Data de processamento: 12/04/2021 17:31:04