Discentes ativos do PPG-NMA + Colaboradores na Plataforma Lattes

Dissertação de mestrado


Número total de itens: 219

2020

1.   Adriana Gomes Verdi. EMBALAGEM BIODEGRADÁVEL BACTERICIDA E ANTIFÚNGICA PARA MORANGO À BASE DE PBAT E PÓ DE SEMENTE MORINGA OLEIFERA. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Daniel Ayarroio Seixas.
2.   Alejandra Bolaños Díaz. Seleção e otimização de uma metodologia de extração de óleo de leveduras oleaginosas. Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . 2020.
Supervisor: Juliana Marchi.
3.   Amanda Schmeling Franceschi. Estudo do mecanismo de toxicidade de sais imidazólicos em células NIH-3T3 e SHSY5Y. Dissertação (Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas) - Universidade Feevale, . 2020.
Supervisor: Juliana Marchi.
4.   Ariovaldo Merlin Cipriano. Análise da influência das variáveis térmicas de solidificação no comportamento elétrico e na microestrutura de ligas de cobre. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de São Paulo, . 2020.
Orientador: Giselle Primo Samogim.
5.   Ayná Caroline Marcião Vieira. Influência da temperatura e conservantes no encapsulamento e estabilidade de formulações contendo óleo essencial da Piper nigrum para controle larvicida de Anopheles aquasalis. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2020.
Orientador: Diogenes Gaudencio da Silva Fernandes.
6.   Camila de Oliveira Viani. EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE TENACIFICANTE NO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE ADESIVOS BASE EPÓXI. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC (UFABC), . 2020.
Orientadores: Gunther Damaceno Barbosa, Sandro Roberto Marana.
7.   Cleber Faller Bauer. Síntese, caracterização e aplicação de capsulas de melamina-formaldeído obtidas por policondendsação. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, OXITENO Indústria Química. 2020.
Orientador: Paula Lins dos Santos.
8.   Cyntia Silva de Oliveira. Estudos de Estrutura-Atividade do peptídeo Antimicrobiano Isalo Citotóxico (IsCT1) do Escorpião Opisthacanthus Madagascariensis. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Airton Nizetti Siqueira.
9.   Danilo Oliveira da Costa. METHANE EMISSIONS IN A HIGHLY URBANIZED TROPICAL RESERVOIR AND THE INFLUENCES OF WATER AND SEDIMENT CHARACTERISTICS. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Lucas Polimante Souto.
10.   Diego da Silva Angelo. Estudo da Adesão de Revestimentos Fluorpoliméricos em Substratos de Alumínio após Processo de Estampagem. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, The Chemours Company. 2020.
Supervisor: Paula Lins dos Santos.
11.   Eduardo Fischer Kerche. Compósitos de derivados da madeira e espuma poliuretânica expandida sob confinamento. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Nadia Andrade Aleixo.
12.   Everton de Moraes. Caracterização e comparação do desempenho mecânico entre compósitos de polipropileno contendo fibras de vidro longas, e de poliamida 6 contendo fibras de vidro curtas. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário da FEI, . 2020.
Orientador: Monica Teixeira dos Santos Lavorenti.
13.   Francieli Albani. Envelhecimento e flamabilidade de formulações de pp reforçado com fibras de vidro. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . 2020.
Orientador: Nadia Andrade Aleixo.
14.   Gabriela Arruda da Silva. Hidrogéis de biocelulose/alginato para o tratamento de feridas crônicas. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Quími) - Universidade de Araraquara, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. 2020.
Orientador: Jose Fernando Diniz Chubaci.
15.   Gabrielle Maria Fonseca Pierangeli Pessanha. DIVERSIDADE MICROBIANA ENVOLVIDA NA PRODUÇÃO E CONSUMO DE GASES DE EFEITO ESTUFA EM RESERVATÓRIOS TROPICAIS E AS PERSPECTIVAS PARA A BIORREMEDIAÇÃO DE CONTAMINANTES. Dissertação (Mestrado em Bioprodutos e Bioprocessos) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Supervisor: Lucas Polimante Souto.
16.   Giovanna Sarra. Efeito da associação de meio condicionado por células tronco de polpa dentária humana e MTA ProRoot no reparo de polpas expostas de ratos,. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Faculdade de Odontologia da Universidade de S, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Supervisor: Ana Lúcia Perrone de Freitas Pan.
17.   Guilherme Wilhelms Tavares. Complexos de betadicetonas e európio como marcadores em documentoscopia. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade de Brasília, . 2020.
Orientador: Luísa Ferreira Soares Pinheiro.
18.   Gustavo Magalhães Moreira. Estudo da sinergia de peptídeos antimicrobianos na terapia fotodinâmica. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Airton Nizetti Siqueira.
19.   Jaqueline Falchi da Rocha. Dispositivos Microfluídicos: Uma Nova Ferramenta Para Preparação de Fibras de Grafeno e Derivados. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE MATERIAIS E NANOTECNOLOGIA) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas. 2020.
Orientador: Shigueo Watanabe.
20.   Joab de Souza Arouche. Desenvolvimento de uma formulação com potencial biocida baseada no encapsulamento do óleo essencial da Piper callosum: avaliação da estabilidade a 25 °C e 35 °C utilizando diferentes conservantes. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, FUNDAÇÃO DE AMPARA A PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS. 2020.
Orientador: Diogenes Gaudencio da Silva Fernandes.
21.   Jonathan Dias de Lima. Desenvolvimento de nanoformulações biopesticidas aplicadas na agricultura. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências de Materiais da Faculdade UnB-Planaltina (PPGCIMA) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Luísa Ferreira Soares Pinheiro.
22.   JORGE ATHANASIOS PIMENIDIS. Análise do comportamento elétrico de ligas de alumínio obtidas por solidificação unidirecional. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de São Paulo, . 2020.
Orientador: Giselle Primo Samogim.
23.   Jorge Rafael Falcão Gonçalves. Caracterização Eletroquímica de Materiais de Carbono / Óxido de Ferro como Eletrodo para Capacitores Eletroquímicos. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . 2020.
Orientador: Lilian dos Santos Martins.
24.   José Henrique Crismanis Teles. Projeto de mecanismos flexíveis com grandes deslocamentos através de otimização estrutural em domínios discretos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Ariany Bonadio.
25.   Kevin Johnmar Urcia Vidarte. Disordered graphene in a strong magnetic filed. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Alexandre Reily Rocha.
26.   Luana Maria Magalhães de Souza Brandão. Síntese de nanopartículas de carbono (Carbon-Dots) funcionalizadas com cobre e com óleo essencial de cravo-da-índia (Syzygium aromaticum L) e seus efeitos antimicrobianos. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências de Materiais da Faculdade UnB-Planaltina (PPGCIMA) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Luísa Ferreira Soares Pinheiro.
27.   Lucas Cunha. EFEITO DA ADIÇÃO DE ANTIMÔNIO E DA TAXA DE RESFRIAMENTO SOBRE AS PROPRIEDADES MECÂNICAS E MORFOLOGIA DA GRAFITA NO FERRO FUNDIDO NODULAR TRATADO COM LIGA FeSiMg E TERRAS RARAS. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica) - Faculdade SATC, . 2020.
Orientador: Lilian dos Santos Martins.
28.   Lucas Sarpe da Silva. Desenvolvimento de um Algoritmo de Otimização Topológica com Restrição de Manufatura Aplicado à Técnica de Manufatura Aditiva. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ariany Bonadio.
29.   Lucenir da Silva Frazão. Habilidades Científicas na Formação Inicial de Professor de Ciências: Contribuições de Atividades Experimentais Investigativas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, . 2020.
Orientador: Manuel Patrício da Silva Bisneto.
30.   Luiz Guilherme Scapolio. Influência da adição de casca de eucalipto em matriz de PVC: Propriedades mecânicas e envelhecimento. Dissertação (Mestrado em Ciëncia e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: William de Paula Santos.
31.   Manuel Fellipe Rodrigues Pais Alves. Zircônia estabilizada com Ítria para aplicações odontológicas: propriedades ópticas e mecânicasicas. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Guilherme Ribeiro Portugal.
32.   MARA REGINA PEREIRA VIANA DAMASCENO FEITOSA. Aplicação da Espectroscopia Raman Confocal para Rastreamento de um Produto Cosmético pela Unha Humana no Tratamento da Síndrome de Unhas Frágeis. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Brasil, . 2020.
Supervisor: Roberta Mansini Cardoso.
33.   Matheus Saccardo. Estudo do comportamento em deformação de músculos artificiais baseados em polímeros eletroativos.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência e Engeharia de Materiais) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: William de Paula Santos.
34.   Mauricio Maruo Kato. Recuperação de dióxido de titânio da água de lavagem de tanques da indústria de tintas. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Daniel Ayarroio Seixas.
35.   Milena Avancini. POLIMERIZAÇÃO IN-SITU DE ESPUMA FLEXÍVEL DE POLIURETANO EM MEIO DE ÓXIDO DE GRAFENO. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE MATERIAIS E NANOTECNOLOGIA) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Shigueo Watanabe.
36.   Paulo Victor Rodrigues Gomes. Incorporação de nanopartículas carregadas com ativos naturais em celulose extraída de rejeitos orgânicos para desenvolvimento de um larvicida. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Diogenes Gaudencio da Silva Fernandes.
37.   Rafael Chagas. Relação entre estrutura quaternária e cinética enzimática em beta-glicosidases GH1. Dissertação (Mestrado em Ciências (Bioquímica)) - Instituto de Química - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Eliane Aparecida Morais.
38.   Rennan Felix da Silva Barbosa. DESENVOLVIMENTO DE FILMES POLIMÉRICOS BIODEGRADÁVEIS ATIVOS CONTENDO CÁPSULAS DE ÓLEO ESSENCIAL E NANOESTRUTURAS DE CELULOSE. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Daniel Ayarroio Seixas.
39.   Robert Lunkez Fernandes. Propriedades volumétricas, viscosimétricas, acústicas e espectroscópicas de soluções líquidas binárias contendo gama-valerolactona e alcóois. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Jose Fernando Queiruga Rey.
40.   Roberta Lorena dos Santos Bernardino. Síntese e caracterização do tantalato de cério. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Antonio Cláudio Michejevs Padilha.
41.   ROGERIO PHILIPPOV DE OLIVEIRA. Caracterização e padronização bioquímica de bactérias ATCC de interesse clínico para dermatite atópica: Espectroscopia Raman. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Roberta Mansini Cardoso.
42.   Rosimeire Maria da Silva Teotonio. Modificação da Poliamida 12 pela Incorporação de Carbonato de Cálcio Nanoparticulado. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário da FEI, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Monica Teixeira dos Santos Lavorenti.
43.   SIDMAR APARECIDO CERESANI. Estudo comparativo das propriedades mecânicas das ligas binárias UNS-C26000 e UNS-C28000 para o processo de estampagem. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de São Paulo, . 2020.
Orientador: Giselle Primo Samogim.
44.   Yuri Gabriel Gomes Figueiredo. Encapsulamento de óleos essenciais em matriz biopolimérica a base de PCL/gelatina: fundamentos e aplicações. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, FUNDAÇÃO DE AMPARA A PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS. 2020.
Orientador: Diogenes Gaudencio da Silva Fernandes.

2019

1.   Adriano Parra. Dialética da Experiência. Fruição e cotidianidade em luta na Ocupação Cambridge. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território) - Fundação Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Mauri Pedroso de Lima Junior.
2.   Anna Cláudia Morashashi. Formação de biofilme sobre filme polimérico biodegradável: contribuição para o desenvolvimento de tecnologia mitigadora do processo de eutrofização. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Supervisor: Daniel Ayarroio Seixas.
3.   Bianca de Andrade Feitosa. Síntese interfacial de nanocompósito de matriz celulósica e polímeros condutores. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2019.
Orientador: Diogenes Gaudencio da Silva Fernandes.
4.   Carla Machado Bulsing Dutra. Estudo do processo de infusão de resina em laminados espessos utlizando malha de fluxo. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional) - Universidade Federal do Rio Grande, . 2019.
Supervisor: Nadia Andrade Aleixo.
5.   Carlos Vinicius Santos Batista. Mapeamento da distribuição de cargas nas interfaces metal/isolante e metal/orgânico aplicados em capacitores híbridos baseados em nanomembranas.. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: José Antonio Huamaní Coaquira.
6.   Caroline Yamada. Utilização de resíduos de hortifrúti, aplicação de pressões seletivas e modificações genéticas em bactérias do gênero Komagataeibacter para a produção de celulose bacteriana. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade de Araraquara, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Sérgio Damasceno.
7.   Clenilson Alves Cortez. Utilização do pêndulo duplo no ensino de conceitos básicos da teoria do caos determinístico no ensino médio: uma proposta de ensino potencialmente significativa. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 01) - Universidade de Brasília, . 2019.
Orientador: Caroline Silvério.
8.   Cristiano Baierle de Azevedo. Efeito do padrão de enrolamento em cilindros de compósitos sob compressão axial. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Nadia Andrade Aleixo.
9.   DANIEL PEZZA TCHERNOV. quot;Estudo dos parâmetros de soldagem por atrito convencional da liga bronze-alumínio-níquel CuAl10Ni5Fe5quot;. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de São Paulo, . 2019.
Orientadores: Renato Sousa Lima, Derval dos Santos Rosa.
10.   Diogo Roberto Arroteia. Aplicação da metodologia Pinch em uma planta de tratamento de gordura. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS, . 2019.
Orientador: Jose Fernando Queiruga Rey.
11.   Débora Kélen Silva da Conceição. Síntese de derivados do imidazol e benzotriazol para formulações inovadoras na proteção de obras de arte de bronze. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Juliana Marchi.
12.   Edson da Costa Eduardo. Método dos Elementos Finitos Generalizados Estável Aplicado a Problemas Planos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Ariany Bonadio.
13.   Eduardo Gerhardt. Predição da instabilidade estrutural de tubos compósitos finos submetidos à pressão hidrostática externa. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . 2019.
Orientador: Nadia Andrade Aleixo.
14.   Elias Augusto Ferreira Soares. EFEITO DOS TEORES DE POLIETILENO RETICULADO (XLPE) E AGENTE COMPATIBILIZANTE NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E TÉRMICAS DE POLIAMIDA 6. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário da FEI, Centro Universitário da FEI. 2019.
Orientador: Monica Teixeira dos Santos Lavorenti.
15.   Fernando Jardim da Silva. Modelagem molecular e avaliação in vitro de sais imidazólicos com potencial atividade antiviral frente aos vírus Mayaro e Zika. Dissertação (Mestrado em Virologia) - Universidade Feevale, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Supervisor: Juliana Marchi.
16.   Frederico Eggers. Fluência em anéis de compósitos carbono/epóxi sob condicionamento higrotérmico. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Nadia Andrade Aleixo.
17.   Fábio Pereira de Lacerda. DESENVOLVIMENTO DE NANOFIBRAS EM POLIAMIDA 6.6 POR FIAÇÃO NO ESTADO FUNDIDO (MELT SPINNING). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC (UFABC), . 2019.
Orientador: Gunther Damaceno Barbosa.
18.   Gabriela Messias de Melo. Densidade de propriedade volumétricas de soluções aquosas contendo sacarídeos e líquidos iônicos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS, . 2019.
Orientador: Jose Fernando Queiruga Rey.
19.   Genaro Ramirez Vedia. Avaliação da produção de celulases por fungos associados a caules e folhas de mandioca e aplicação na hidrólise do bagaço de cana. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Centro Universitário da FEI (SBC), . 2019.
Orientador: Luara Carneiro Gobbo.
20.   GIORGIO MARQUES MILANI. REDE POLIMÉRICA INTERPENETRADA DE POLI(ÁCIDO ACRÍLICO) E POLIPIRROL PARA APLICAÇÃO EM MÚSCULOS ARTIFICIAIS. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Supervisor: Paula Lins dos Santos.
21.   Gustavo Carlos da Silva. Desenvolvimento de Software para Análise Espectral Automatizado. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA BIOMÉDICA) - Universidade Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Roberta Mansini Cardoso.
22.   Henrique Takaaki Tamoto. Efeitos do teor de Al2O3 e da relação B2O3/SiO2 em vidro boroaluminossilicato contendo lantânio na molhabilidade e características ópticas e mecânicas de biocompósito de alumina infiltrada com vidro. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Amanda Eliane Sabaine.
23.   Igor Matheus Santana Chaves. O legado patrimonial da Estrada de Ferro Sorocabana em Itapetininga, SP. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Fundação Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Mauri Pedroso de Lima Junior.
24.   IRINEU CARMELINO DA SILVA JUNIOR. PROPOSTA DE ARQUITETURA DE MULTIAGENTES PARA A EXECUÇÃO DO COMISSIONAMENTO VIRTUAL DE SISTEMAS DE MANUFATURA AVANÇADA. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Renato Sousa Lima.
25.   Josiana Moreira Mar. Encapsulated bioactive compounds-rich powders: preparation of a non-alcoholic beverage from Amazon species. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2019.
Orientador: Diogenes Gaudencio da Silva Fernandes.
26.   José Alberto Paris Junior. Síntese, caracterização e estudos da atividade biológica de complexos metálicos com ácidos alfa-hidroxicarboxílicos. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal) - Universidade de Araraquara, . 2019.
Orientador: Maria José Alves da Rocha.
27.   Jéssica Montenegro Santana da Silva. Encapsulamento do Óleo Essencial da Lippia alba em Nanopartículas de Poli-ε-caprolactona (PCL) para Avaliação da Estabilidade e Atividade Larvicida contra o Aedes aegypti. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2019.
Orientador: Diogenes Gaudencio da Silva Fernandes.
28.   Karla Laís Caetano Silva. Desenvolvimento de catalisadores bimetálicos de ouro e paládio para reações de hidrogenação. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Guilherme Elias Saltarelli Garcia.
29.   Katielle Albuquerque Freire. Peptídeos Antimicrobianos derivados da Comosusina. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Airton Nizetti Siqueira.
30.   Kevin Angello Lizarraga Olivares. Optical properties of Tellurium-based two-dimensional systems. Dissertação (Mestrado em Física) - Insituto de Física Teórica (UNESP), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Débora Cristina Oliveira de Souza Neves.
31.   Laiane Souza da Silva. Encapsulação de ativos naturais com propriedades antimicrobianas em materiais de parede protéicos e lipídicos. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Diogenes Gaudencio da Silva Fernandes.
32.   Leonardo Reixach Lima. Reaproveitamento de cavaco gerado no processo de usinagem das ligas de alumínio AA 413 E AA 6351-T6. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . 2019.
Orientador: Lilian dos Santos Martins.
33.   Leonardo Rey Oliveira Lopes. Produçao anaerobia de Biogas a partir de Vinhaça de Cana de Açucar: Efeito da Adiçao de Nanoparticulas de Óxido de Ferro. Dissertação (Mestrado em TECNOLOGIA) - Universidade Estadual de Campinas, . 2019.
Orientador: Livia Cristina Toneto.
34.   Lilian Cristina Soares Silva. O efeito do uso de compósitos biodegradáveis em solos contaminados com gasolina. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Daniel Ayarroio Seixas.
35.   Lucas Heinemann. Efeito do tratamento de superfície de microesferas de vidro ocas e do processamento no desempenho de compostos de base NR. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . 2019.
Orientador: Nadia Andrade Aleixo.
36.   Luis Eduardo Trevisan de Leon. A trajetória do carnaval de rua na cidade de São Paulo: da proibição do entrudo ao dilema dos blocos do século XXI. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território) - Fundação Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Mauri Pedroso de Lima Junior.
37.   Marcelo Barbieri Antunes. Estudo de tensões residuais térmicas e do envelhecimento em água marinha em compósitos epóxi/fibra de vidro. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . 2019.
Orientador: Nadia Andrade Aleixo.
38.   Matheus Moraes Biondo. Chemically synthesized poly(o-methoxyaniline): influence of counterions on the structural and electrical properties. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, . 2019.
Orientador: Diogenes Gaudencio da Silva Fernandes.
39.   Mayra Fagundes Costa. Biossensor impedimétrico baseado em microeletrodos interdigitados para detecção de Leishmania sp utilizando matriz de fibroína na imobilização do antígeno. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Priscila Sabbag Ferreira.
40.   NAHUEL OLIVEIRA ARENILLAS. Caracterização estrutural e óptica da solução sólida nanoestruturada Sn(Se1-xSx) com x = 0, 0,24, 0,5, 0,76 e 1 produzida por mecano-síntese. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Antonio Cláudio Michejevs Padilha.
41.   Pedro Henrique Lopes Nunes Abreu dos Santos. Preparação de óxidos de níquel e molibdênio nanoestruturados, com propriedades catalíticas aplicáveis às reações de hidrodessulfurização de frações de petróleo. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Guilherme Ribeiro Portugal.
42.   Pietra Stefany da Silva Gomes. COMPLEXO OXOVANÁDIO COM OROTATO: AVALIAÇÃO DA CITOTOXICIDADE, MUTAGENICIDADE, GENOTOXICIDADE E PERMEABILIDADE IN VITRO. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal) - Universidade de Araraquara, . 2019.
Orientador: Cícero Ribeiro de Lima.
43.   PLINIO SERGIO PIRES MONTEIRO. Análise da influência da soldagem por fricção rotativa convencional na microestrutura e no comportamento mecânico da liga UNS-C64200 bronze-alumínio-silício. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Giselle Primo Samogim.
44.   Rachel Lamarck. Estudo do perfil clínico, histopatológico e busca de proteínas marcadoras associadas à progressão de leucoplasia verrucosa proliferativa para carcinoma espinocelular.. Dissertação (Mestrado em Estomatopatologia com ênfase em patologia) - Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Supervisor: Barbara Corrêa Florencio.
45.   Renata Deliberato Aspasio. DESENVOLVIMENTO DE VIDROS BIOATIVOS CONTENDO ÓXIDO DE HÓLMIO E NANOPARTÍCULAS DE ÓXIDO DE FERRO SINTETIZADOS PELO MÉTODO SOL-GEL VISANDO TRATAMENTO DE CÂNCER POR HIPERTERMIA E BRAQUITERAPIA.. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Jaqueline Falchi da Rocha.
46.   ROGERIO TERAM. Influência das variáveis térmicas de solidificação na microestrutura e dureza da liga Cu-14Al-5Ni-5Fe. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de São Paulo, . 2019.
Orientador: Giselle Primo Samogim.
47.   Thiago de Assis Augusto. Efeito das condições de injeção nas propriedades da poliamida 6 pura e com incorporação de carbonato de cálcio nanoparticulado. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário da FEI, . 2019.
Orientador: Monica Teixeira dos Santos Lavorenti.
48.   UANDERSON RODRIGUES COSTA MAZZONI. SISTEMATIZAÇÃO PARA A MODELAGEM EM REDES DE PETRI DE ALTO NÍVEL. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Renato Sousa Lima.
49.   Wallace Sena Garcia Pereira. Peptídeos modelo beta-amilóide conjugados ao polietilenoglicol para aplicação como catalisador em reações aldólicas em meio aquoso. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Priscila Sabbag Ferreira.
50.   Ítalo Ricardo Serrão Bezerra. Síntese e Caracterização do Nanocompósito formado por Polipirrol (PPy) e Óxido de Grafeno (OG). Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2019.
Orientador: Diogenes Gaudencio da Silva Fernandes.

2018

1.   Alana Gabrieli de Souza. Isolamento e modificações de nanoestruturas de celulose a partir de resíduos de eucalipto e suas incorporações em poli(butileno adipato-co-tereftalato). Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Daniel Ayarroio Seixas.
2.   Amanda Letícia Polli Silvestre. Avaliação do potencial de filmes de alginato de sódio contendo curcumina encapsulada em nanopartículas de quitosana associados à terapia fotodinâmica para o tratamento de biofilmes orais (Processo FAPESP nº 2018/23096-7). Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Graciele Martins Arvelos.
3.   Amanda Maria Claro. Plataforma para cultivo de células baseadas em biocelulose. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Quími) - Universidade de Araraquara, . 2018.
Orientador: Jose Fernando Diniz Chubaci.
4.   Ana Paula Balduíno. Phage-antibiotic Synergism entre micobacteriófago D29 com isoniazida e rifampicina frente ao Mycobacterium tuberculosis. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Alana Gabrieli de Souza.
5.   Bianca Jardim Mendonça. Produção e Caracterização de Filmes Finos de TiO2. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Ítalo Ricardo Serrão Bezerra.
6.   Camila Maríngolo Ribeiro. Perfil de resistência a fluoroquinolonas e aminoglicosídeos em isolados clínicos de Mycobacterium tuberculosis. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Alana Gabrieli de Souza.
7.   Carla Carolina Silva Bandeira. Influência dos solventes na morfologia de nanoestruturas de L,L difenilalanina. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Eduardo Ruben do Nascimento.
8.   Carlos Marrote Manzano. Complexos de metais de transição com hidrazida do ibuprofeno: síntese, caracterização e ensaios biológicos.. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Jorge Costa Silva Filho.
9.   Carolina Reis Zambom. Desenvolvimento e caracterização de lipossomas com diferentes composições lipídicas contendo o peptídeo antifúngico histatina-5. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Instituto de Química de Araraquara - UNESP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Supervisor: Graciele Martins Arvelos.
10.   Christian Matheus dos Santos Cougo. Compósitos multiescala de fibras de poliaramida com nanoaditivos de carbono para aplicações em impacto e eletromagnéticas. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Nadia Andrade Aleixo.
11.   Cibele Carneiro Pessan. Nanocompósitos de poliuretano comercial e nanoparticulas híbridas de núcleo Fe3O4 funcionalizado co capa orgânica de poli (1,4 - butanodiol). Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Fernando Rogério Pavan.
12.   Cristine Costa Fulchini. Produção e Caracterização de Nanocompósitos de PVOH Contendo Polianilina e Nanoestrutras de Celulose. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Lins dos Santos.
13.   Daniel Ayarroio Seixas. Influência da adição de carbetos refratários na microestrutura, propriedades mecânicas e resistência à oxidação do cermet NbC-Ni. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Amanda Eliane Sabaine.
14.   Davi Henrique Starnini de Camargo. Fabricação de plataformas baseadas em nanomembranas auto-enroladas para caracterização elétrica de Metal-organic frameworks (MOFs). Dissertação (Mestrado em POSMAT -Pós-graduação em Ciência dos Materiais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2018.
Orientador: José Antonio Huamaní Coaquira.
15.   Débora Leite Campos. Avaliação da atividade e busca do mecanismo de ação de hidrazonas frente ao Mycobacterium tuberculosis. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Alana Gabrieli de Souza.
16.   EDSON BISPO FERREIRA. Um estudo sobre a previsão do retorno elástico em processos de conformação de chapas metálicas: descrição teórica e simulação numérica. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de São Paulo, . 2018.
Orientador: Giselle Primo Samogim.
17.   Felipe Ariel Furlan Canabarro. Resistência à corrosão do aço inoxidável AISI 304 com implantação de íons de cobre. Dissertação (Mestrado em PPGE3M) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . 2018.
Orientador: Lilian dos Santos Martins.
18.   Felipe Rodrigues Oliveira. Efeito da Incorporação de Aparas do Ionômero Sentryglas nas Propriedades de Engenharia do PEAD e do PEBD. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário da FEI, . 2018.
Orientador: Monica Teixeira dos Santos Lavorenti.
19.   Francisco Raimundo da Silva. AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE BLENDAS DE BIOCHAR COM LODO DE DECANTAÇÃO DE ETA NA ADSORÇÃO DE CONTAMINANTES EM EFLUENTES.. Dissertação (Mestrado em QUÍMICA (QUÍMICA ANALÍTICA)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2018.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
20.   Gustavo Vieira Olivieri. Estudo experimental e modelagem de propriedades termodinâmicas de sistemas binários contendo {dimetil carbonato (DMC) + alcoóis} a altas pressões. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Jose Fernando Queiruga Rey.
21.   Hector Aguilar Vitorino. Betanina em tampões de Good: hidrólise e formação de sonda fluorescente. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Pietra Stefany da Silva Gomes.
22.   Igor Tadeu Silva Batista. Obtenção de Blendas Poliméricas de PHB/ Amido para a utilização como filamentos para Impressão 3D.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Quími) - Universidade de Araraquara, . 2018.
Orientador: Jose Fernando Diniz Chubaci.
23.   José Ricardo Nunes de Macedo. Obtenção e caracterização de compósitos biodegradáveis de PLA reforçados com macro, micro e nano estruturas de celulose de resíduo de algodão. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Daniel Ayarroio Seixas.
24.   JOÃO VITOR DA SILVA. Estudo da síntese e estabilidades química e enzimática de fármaco dirigido dendrimérico potencialmente ativo em doença de Chagas. Dissertação (Mestrado em Fármaco e Medicamentos) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de São Paulo - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Supervisor: Roger Borges.
25.   Julian Fernando Nino Gamboa. Software educativo para o estudo de critérios e envelopes de falha em materiais compósitos. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Nadia Andrade Aleixo.
26.   Juliana Fank Gomes. Avaliação da toxicidade aguda de compostos imidazólicos em ratas Wistar. Dissertação (Mestrado em Patologia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Supervisor: Juliana Marchi.
27.   Juliana Martins Stopa. Avaliação de desempenho de sistema wetland construído utilizando a macrófita aquática flutuante Eicchornia crassipes como pós-tratamento de águas residuárias provenientes de sistemas de lagoas de estabilização. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Cláudio Radtke.
28.   Jéssica da Silva Pinto Ribeiro. Caracterização estrutural da liga TiSe2 produzida por moagem mecânica. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2018.
Orientador: Antonio Cláudio Michejevs Padilha.
29.   Júlia Lacerda Couto. Obtenção de uma nova classe de sais imidazólicos com potencial atividade anifúngica via metátese cruzada de derivados naturais. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Juliana Marchi.
30.   Karen Mayumi Higa. Método baseado em microemulsificação: estudo de fatores intervenientes e aumento da frequência analítica. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Campinas, . 2018.
Orientador: Elton Ogoshi de Melo.
31.   LEANDRO JOSÉ DOS SANTOS. INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE POLIURETANO TERMOPLÁSTICO (TPU) NAS PROPRIEDADES TERMOMECÂNICAS DA POLIAMIDA 6 (PA6). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC (UFABC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Gunther Damaceno Barbosa.
32.   Leonardo Delello Di Filippo. Avaliação do potencial de carreadores lipídicos nanostruturados funcionalizados com bevacizumab para veiculação de docetaxel no tratamento de glioblastoma (Processo FAPESP nº 2018/18488-3). Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Graciele Martins Arvelos.
33.   Louise Mariano Ruiz Silva. Resíduo de Polietileno Reticulado (XLPE) Como Modificador de Impacto em Polipropileno. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário da FEI, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Monica Teixeira dos Santos Lavorenti.
34.   Luis Marcelo Garcia da Silva. Obtenção e Caracterização de Nanocompósitos dePolianilina/Negro de fumo. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Supervisor: Paula Lins dos Santos.
35.   Marcos Antônio Silva dos Reis. Otimização Topológica Aplicada a Projetos de Mecanismos Flexíveis 3D com Múltiplos Materiais. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ariany Bonadio.
36.   Marcos de Aguiar Guimarães. Estudo sobre a usinagem da liga de Bronze Alumínio Níquel CuAl10Ni5Fe5. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de São Paulo, . 2018.
Orientador: Giselle Primo Samogim.
37.   Mariana Cristina Solcia. Estudo do perfil biológico do complexo tris-(1,10-fenantrolina)ferro(II) e possíveis mecanismos de ação frente ao Mycobacterium tuberculosis. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Alana Gabrieli de Souza.
38.   Mariana Rodrigues Barreto. Estudo do potencial toxicogenético de biofilmes de Allium cepa L.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Quími) - Universidade de Araraquara, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Supervisor: Jose Fernando Diniz Chubaci.
39.   Marjorie Prado Junqueira de Faria. ?Os silenciados quilombolas e indígenas na formação de Caconde: território como testemunha do esquecimento. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território) - Fundação Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Mauri Pedroso de Lima Junior.
40.   Milena Emy Matsubara. Remoção do antibiótico amoxicilina por biorreator com membrana operado em regime de pré-desnitrificação: avaliação do desempenho, identificação de subprodutos e análises ecotoxicológicas. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Cláudio Radtke.
41.   Nadia Andrade Aleixo. Avaliação da atividade antimicobacteriana, citotóxica, antiproliferativa e mutagênica do complexo de Cobre (II) nanoencapsulado em matrizes poliméricas. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal) - Universidade de Araraquara, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Cícero Ribeiro de Lima.
42.   Patrícia Rocha de Araújo. Sistemas precursores de cristais líquidos mucoadesivos para administração vaginal de hipericina associados à terapia fotodinâmica no tratamento da candidose vulvovaginal. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Graciele Martins Arvelos.
43.   PAULO EDUARDO SILVA SOUZA. Projeto de melhoria do forno de solidificação unidirecional ascendente vertical. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de São Paulo, . 2018.
Orientador: Giselle Primo Samogim.
44.   Paulo Henrique Reis Pires. RECUPERAÇAO DE METAIS DE PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO ATRAVÉS DA ASSOCIAÇÃO DE HIDROMETALURGIA E BIOLIXIVIAÇÃO FÚNGICA. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Supervisor: Cláudio Radtke.
45.   Rafael Galdino Bringel. Efeito de Retardante de Chama Halogenado e Não Halogenado nas Popriedades de Engenharia de Polipropileno. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário da FEI, . 2018.
Orientador: Monica Teixeira dos Santos Lavorenti.
46.   Renan Rodini Mattioli. Efeito da N-metilação sobre a estabilidade hidrolítica e fluorescência de sondas betalaínicas. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Pietra Stefany da Silva Gomes.
47.   Renato Vasconcelos Coura Soares. Estudo das propriedades óticas e elétricas de filmes finos de óxidos de zinco. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Ítalo Ricardo Serrão Bezerra.
48.   Rerison Justo de Moura Silva. Efeito de ligantes nitrogenados sobre a atividade catalítica de nanopartículas de ouro na hidrogenação de aldeídos. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Guilherme Elias Saltarelli Garcia.
49.   Ricardo Aparecido da Cruz. Estudo sobre a influência das variáveis térmicas de solidificação na microestrutura e nas propriedades mecânicas da liga Cu-8,5%Sn. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de São Paulo, . 2018.
Orientador: Giselle Primo Samogim.
50.   Rodrigo Araújo Pereira. Síntese do pó de ZrTiO4 pelo método dos precursores poliméricos e sua atividade fotocatalítica.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEM) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amapro à Pesquisa do Estado do Amazonas. 2018.
Orientador: Priscila Gonçalves da Costa.
51.   Roger Borges. Estudo da nucleação de fases magnéticas em vidros biocompatíveis contendo terras raras para aplicações em tratamento de câncer por braquiterapia e hipertermia.. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Jaqueline Falchi da Rocha.
52.   Samira Costa. Estudo de propriedades óticas de guias de onda de nanoestruturas de peptídeos de L,L difenilalanina. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Fundação Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Eduardo Ruben do Nascimento.
53.   Sergio Damasceno. Dispositivos Eletroquímicos Flexíveis Empregando Papel Pirolisado. Dissertação (Mestrado em POSMAT -Pós-graduação em Ciência dos Materiais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2018.
Orientador: José Antonio Huamaní Coaquira.
54.   Suzan Xavier Lima. Extração da celulose da casca da banana prata (Musa spp.) por um método verde e avaliação da influência da água na estrutura molecular da celulose. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Diogenes Gaudencio da Silva Fernandes.
55.   THAÍS REICHERT. Cheferina I: estudos da ação candidacida e da interação com íons metálicos divalentes. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Instituto de Quimica da Universidade de Sao Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Roger Borges.
56.   Vinicius Moraes Kieling da Rocha. Estudo da cinética de degradação de resina poliéster proveniente de fonte renovável. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . 2018.
Orientador: Nadia Andrade Aleixo.
57.   Vitor Zambon Brizido. Tingimentos de malhas de algodão cationizadas com 3-cloro-2-hisroxipropriltrimetilamônio (CHTAC). Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS, . 2018.
Orientador: Jose Fernando Queiruga Rey.
58.   WAGNER DE CAMPOS SABOR. ANÁLISE DOS PARÂMETROS DA SOLDAGEM POR ATRITO ROTATIVO ENTRE O COBRE ELETROLÍTICO E A LIGA CuCrzR PARA GARANTIR CONDUTIVIDADE ELÉTRICA.. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de São Paulo, . 2018.
Orientador: Renato Sousa Lima.

2017

1.   Alan Miguel Brum da Silva. Modificação Superficial de Fibras de Curauá por Silanização. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Nadia Andrade Aleixo.
2.   Aldrew Alencar Baldovi. Sistema piloto de alagados construídos de fluxo horizontal superficial cultivados com macrófita aquática flutuante com vistas ao tratamento terciário de efluentes da Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Lucas Polimante Souto.
3.   Aline Alves Sanches. Avaliação do desempenho de sistemas alagados construídos no tratamento de efluente sanitário visando à remoção de poluentes. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - UFABC, UFABC. 2017.
Orientador: Lucas Polimante Souto.
4.   Alshaimaa Mohammed Alnagar. Effect of 940nm diode laser on the dental pulp regeneration. An in vitro study.. Dissertação (Mestrado em Lasers in Dentistry) - ALLZ at RWTH AAchen Campus, . 2017.
Orientador: Ana Lúcia Perrone de Freitas Pan.
5.   Ana Paula Miranda. Síntese e caracterização de filmes finos de óxido cobre obtidos por eletrodeposição sobre substratos de silício de baixa resistividade. Dissertação (Mestrado em Fisica Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Renato Figueira da Silva.
6.   Ana Raquel Seni Rodrigues. Avaliação dos aspectos epidemiológicos, clínicos e das características de resistência fenotípicas e genotípicas de isolados clínicos de Mycobacterium tuberculosis multi-drogas-resistente e extensivamente resistente em um hospital de referência do estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2017.
Orientador: Alana Gabrieli de Souza.
7.   Ana Thereza de Moraes Fiori. Complexos de prata e ouro com sulfassalazina e sulfisoxazol: preparação, caracterização espectroscópica e avaliação de atividade biológica. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Jorge Costa Silva Filho.
8.   Andre Andrade Ferreira. Multimorfologias de Polianilinas Hidrocloradas obtidas por síntese química convencional e interfacial. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Recursos da Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2017.
Orientador: Diogenes Gaudencio da Silva Fernandes.
9.   Antônia Patrícia de Queiroz. Síntese, caracterização e avaliação do efeito bactericida de vidros bioativos com incorporação de prata. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Jaqueline Falchi da Rocha.
10.   Bruna Cortez. FORMAÇÃO NO QUATERNÁRIO NA PLANÍCIE COSTEIRA DA REGIÃO DE IGUAPE-CANANÉIA. Dissertação (Mestrado em Física) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares/IPEN/SDECTSP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Carolina Domeniche Romagna.
11.   Camila Fernanda Rodero. Sistemas líquido-cristalinos como potencial estratégia para administração vaginal de curcumina no tratamento da candidíase vaginal. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Graciele Martins Arvelos.
12.   Carolina Vicente Moraes. Tratamento superficial de fibras de poliaramida com líquidos iônicos imidazólicos. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientadores: Juliana Marchi, Nadia Andrade Aleixo.
13.   Daniel Fernando Garbin. Efeito do material da face nas propriedades mecânicas de estruturas sanduíche para aplicação rodoviária. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . 2017.
Orientador: Nadia Andrade Aleixo.
14.   Dario Baldo Júnior. Laserterapia de baixa intensidade no tratamento das lesões nervosas periféricas: revisão sistemática da literatura.. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal) - Universidade de Araraquara, . 2017.
Orientador: Victor Buratto Tinti.
15.   Demutiey Rodrigues. Ensino de Física Atômica no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade de Brasília, . 2017.
Orientador: Caroline Silvério.
16.   DIEGO NOGUEIRA GUIRRO. REQUISITOS PARA MODELAGEM DO SISTEMA DE EXECUÇÃO DA MANUFATURA COM BASES NA NORMA ANSI/ISA S95. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, . 2017.
Orientador: Renato Sousa Lima.
17.   Eduardo Gimenes Jabes. Preparação de nanocompósitos com nanopartículas ferromagnéticas embebidas em matriz polimérica. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Supervisor: Paula Lins dos Santos.
18.   Eduardo Henrique Bonini. Tuberculose: história, tratamento, novas drogas e situação do munícipio de Araraquara. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal) - Universidade de Araraquara, . 2017.
Orientador: Maria José Alves da Rocha.
19.   Fabiano Rodrigues Fernandes. Emprego de diferentes algoritmos de árvores de decisão na classificação da atividade celular in vitro para tratamento de superfície de titânio. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . 2017.
Orientador: Lilian dos Santos Martins.
20.   Fernanda Teixeira Rowies. Caracterização de mecanismos moleculares de reparo de DNA em epitélio olfatório de camundongos. Dissertação (Mestrado em Bioquimica) - Instituto de Química - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Viviane Tavares de Moraes.
21.   Francesca Damiani Victorelli. Avaliação do potencial de sistemas precursores de cristais líquidos para administração vaginal de curcumina no tratamento do câncer cervical (Processo FAPESP nº 2017/23357-2). Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Graciele Martins Arvelos.
22.   Francine Côa. Nanotubos de carbono e ácido humico: modificação mecanoquímica, caracterização e ecotoxicidade aquática. Dissertação (Mestrado em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Supervisor: Livia Cristina Toneto.
23.   Gabriel Davi Marena. Avaliação do potencial antimicrobiano e toxicogenético de extratos de Bauhinia holophylla e Myrcia bella incorporados ou não em microemulsões. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal) - Universidade de Araraquara, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Cícero Ribeiro de Lima.
24.   Gabriel Ravanhani Schleder. Intrinsic self-healing nanocomposites: computational simulations. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Leonardo Dalseno Antonino.
25.   Giulia Liz Morellato Trazzi. Simulação e avaliação termodinâmica de sistemas de refrigeração com injeção de vapor e tanque flash com o uso de misturas refrigerantes. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS, . 2017.
Orientador: Jose Fernando Queiruga Rey.
26.   Islane Santos. aplicação da cinza de bagaço de cana de açúcar (CBCA) na formulação de porcelanato. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Amanda Nascimento Braga Santos.
27.   Izabelle Macedo de Sousa. ANÁLISE DE TENDINOPATIA DO SUPRA ESPINHOSO EM Rattus novergicus POR MEIO DA ESPECTROSCOPIA VIBRACIONAL. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade do Vale do Paraiba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Roberta Mansini Cardoso.
28.   Jose Eduardo Ulloa Rojas. Preparation and characterization of fibroin hydrogels for potential application in photodynamic therapy. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Priscila Sabbag Ferreira.
29.   Josias Rogério Lopes. Síntese verde de nanopartículas de prata em solução aquosa de fibroína e gelatina. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas, . 2017.
Supervisor: Livia Cristina Toneto.
30.   José Carlos de Andrade Neto. AVALIAÇÃO DA ADSORÇÃO DE CROMO EM CARBOXIMETILCELULOSE OBTIDA A PARTIR DE PALHA DE MILHO MODIFICADA E ATIVADA COM DIFERENTES LÍQUIDOS IÔNICOS. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Centro Universitário da FEI (SBC), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Luara Carneiro Gobbo.
31.   Jovan Duran Alonso. Supra-anfifílicos baseados em meglumina como estratégia para modulação da permeação cutânea de fármacos e sistemas nanoparticulados.. Dissertação (Mestrado em QUÍMICA (QUÍMICA ANALÍTICA)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
32.   Juliana Martins Stopa. Sistema de Wetland construído para pós-tratamento de águas residuárias de lagoas de estabilização utilizando macrófita aquática flutuante. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - UFABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Supervisor: Lucas Polimante Souto.
33.   Kleyton Torikai. Transistores orgânicos ultracompactos produzidos por autoenrolamento de nanomembranas. Dissertação (Mestrado em POSMAT -Pós-graduação em Ciência dos Materiais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: José Antonio Huamaní Coaquira.
34.   Lais Luz Rodrigues Neto. Aproveitamento do resíduo da queima de bagaço de cana-de-açúcar: caracterização físico-química e efeitos na germinação e crescimento de plantas. Dissertação (Mestrado em TECNOLOGIA) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Livia Cristina Toneto.
35.   Larissa Vanessa Machado Viana. Análise da pele com dermatite de contato por espectroscopia Raman confocal. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade do Vale do Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Roberta Mansini Cardoso.
36.   Leandro Brunholi Ramos. Resistência à corrosão e morfologia de junta soldada de INCONEL 625. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Lilian dos Santos Martins.
37.   Leonardo Zanata. ESTUDO DE DEGRADAÇÃO DO FÁRMACO DICLOFENACO EM EFLUENTE SANITÁRIO POR SISTEMA DE ELETRO OXIDAÇÃO DE BAIXA CORRENTE UTILIZANDO ELETRODOS DE ALUMÍNIO. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Cláudio Radtke.
38.   Letícia Mendes de Oliveira. Datação de conchas e sedimentos do Sambaqui Gigante Santa Marta II, Laguna, Santa Catarina. Dissertação (Mestrado em Física) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares/IPEN/SDECTSP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Carolina Domeniche Romagna.
39.   Lilian Cristina Soares Silva. O efeito do uso de compósitos biodegradáveis em solos contaminados com gasolina. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Daniel Ayarroio Seixas.
40.   LUIS ROBERTO KANASHIRO. SOLDA POR ATRITO ROTATIVO EM MATERIAIS SIMILARES - LIGA DE ALUMÍNIO AA 6351-T6. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, . 2017.
Orientador: Renato Sousa Lima.
41.   Magda Sousa da Silva Gondim. Síntese dos pós de (Ni1-xCox)WO4 pelo Método de Precursores Poliméricos e estudo das suas propriedades ópticas.. Dissertação (Mestrado em PPG em Engenharia de Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, . 2017.
Supervisor: Priscila Gonçalves da Costa.
42.   Marilu Wirti. Efeito da fluoração superficial de fibras de aramida em compósitos à base de resina éster-vinílica com foco em comportamento em impacto. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos e Tecnologias) - Universidade de Caxias do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Supervisor: Nadia Andrade Aleixo.
43.   Mariza Aires Fernandes. Avaliação do potencial de lipossomas funcionalizados com transferrina para veiculação de docetaxel no tratamento do câncer de próstata (Processo FAPESP nº 2017/25190-8). Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Graciele Martins Arvelos.
44.   Michelle Suzane Mendes. Investigação das propriedades fotoluminescentes e fotocatalíticas dos cristais de molibdato e tungstato de bário sintetizados pelo método dos precursores poliméricos.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Supervisor: Priscila Gonçalves da Costa.
45.   Milene Carvalho. Inclusão de compósitos cimentícios em blocos estruturais cerâmicos com foco no conforto térmico. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . 2017.
Orientador: Nadia Andrade Aleixo.
46.   Mohamed Mahmoud. The Effect of Photobiomodulation Therapy in Management of Alveolar Osteitis After Tooth Extraction. Dissertação (Mestrado em Lasers in Dentistry) - ALLZ at RWTH AAchen Campus, . 2017.
Orientador: Ana Lúcia Perrone de Freitas Pan.
47.   Monise Brito Gomes. Datação de conchas e sedimentos do Pântano da Malhada: Correlação com a variação do nível do oceano no Holoceno. Dissertação (Mestrado em Física) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares/IPEN/SDECTSP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Carolina Domeniche Romagna.
48.   Natália Carolina Silva Gomes. SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES ESTRUTURAIS E MAGNÉTICAS DE FILMES FINOS DE SNO2 DOPADOS COM O ELEMENTO FERRO PARA A APLICAÇÃO COMO SENSORES DO GÁS METANO. Dissertação (Mestrado em Nanociência e Nanobiotecnologia) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Aline Priscila Campos Pereira.
49.   Osmar José Ferreira. Reparação óssea em tíbias de ratos com laser 660nm: Aplicação local versus irradiação transcutânea na corrente sanguinea (TILB).. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal) - Universidade de Araraquara, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Victor Buratto Tinti.
50.   Paula Scanavez Ferreira. Sistemas líquido-cristalinos como potencial estratégia para administração vaginal de ácido p-cumárico no tratamento de candidíase vulvovaginal (Processo FAPESP nº 2017/22928-6). Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Graciele Martins Arvelos.
51.   Paulo Henrique Camani. Nanocelulose de Resíduos de Eucalipto por Métodos Combinatórios: Pré-Tratamentos assistidos por Micro-ondas e Isolamento Ácido e Enzimático com Modificação por Surfactantes. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Daniel Ayarroio Seixas.
52.   PAULO HENRIQUE LIXANDRAO FERNANDO. ESTUDO DE OTIMIZAÇÃO APLICDO A TOPOLOGIA DE FURAÇÃO DE LONGARINA DE CHASSI ESTRUTURAL VEICULAR. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de São Paulo, . 2017.
Orientador: Renato Sousa Lima.
53.   Pedro Paulo Silva Magalhães. SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE NANOCRISTAIS DE CALCOPIRITA CuIn(S1-xSex)2 PARA APLICAÇÃO EM CÉLULAS SOLARES VISANDO PRODUÇÃO DE ENERGIA LIMPA. Dissertação (Mestrado em Nanociência e Nanobiotecnologia) - Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. 2017.
Orientador: Aline Priscila Campos Pereira.
54.   Raphael Anacleto Martins Pires de Oliveira. Estudo de Sinterização da Al2O3 dopado com Li+. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Raphael Anacleto Martins Pires de Oliveira.
55.   Raphael Anacleto Martins Pires de Oliveira. Estudo de Sinterização da Al2O3 dopado com Li+. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Raphael Anacleto Martins Pires de Oliveira.
56.   Renata Sena da Silva Garcia. EFEITOS DA RADIAÇÃO GAMA EM MONOCAMADAS DE DISSULFETO DE MOLIBDÊNIO (MoS2). Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Renato Figueira da Silva.
57.   RICARDO HIDEKI KUBO. PROPOSTA DE SISTEMA DE CONTROLE PARA ALOCAÇÃO DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E TRANSPORTE (VGAs) TOLERANTE A FALHA. Dissertação (Mestrado em Departamento da Engenharia Mecânica) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO , CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO, . 2017.
Orientadores: Renan Ferreira Menegassi de Souza, Renato Sousa Lima.
58.   Ricardo Magno Lopes da Silva. Fabricação e caracterização de capacitores ultracompactos baseados em nanomembranas. Dissertação (Mestrado em POSMAT -Pós-graduação em Ciência dos Materiais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: José Antonio Huamaní Coaquira.
59.   Rodrigo Sousa Freitas. Efeito do Teor e do Tamanho de Partícula do Polietileno Reticulado (XLPE) Como Carga nas Propriedades de Engenharia de Polietileno de Alta Densidade (PEAD). Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário da FEI, Centro Universitário da FEI. 2017.
Orientador: Monica Teixeira dos Santos Lavorenti.
60.   Silmara Cristina /lazarini. Utilização de diferentes composições de meios e variações de condições de cultivo visando a otimização da produção de celulose bacteriana para uso em medicina. Dissertação (Mestrado em Medicina REgenerativa e Química Medicinal) - Universidade de Araraquara, . 2017.
Orientador: Sérgio Damasceno.
61.   TARCISIO FURLANETTO. ESTUDO DOS PARÂMETROS DE SOLDAGEM POR ATRITO ROTATIVO NA UNIÃO DE MATERIAL SIMILAR LATÃO 65/35. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de São Paulo, . 2017.
Orientador: Renato Sousa Lima.
62.   Thais Cristina Lemes dos Santos. Síntese de nanotubos de Tio2 pelo processo de anodização e caracterização para aplicações fotoeletroquímicas. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . 2017.
Orientador: Lilian dos Santos Martins.
63.   Thales Borrely dos Santos. Controle de propriedades de filmes finos de óxido de alumínio através da assistência de feixe iônico. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade de São Paulo - Instituto de Física, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Ítalo Ricardo Serrão Bezerra.
64.   Victor Stabile Garcia. Obtenção de proteases a partir de fungos endofíticos de caules de mandioca e aplicação na quebra do glúten. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Centro Universitário da FEI (SBC), . 2017.
Orientador: Luara Carneiro Gobbo.
65.   Vinicius Torres dos Santos. Influência das variáveis térmicas de solidificação na fração volumétrica de fase alfa, microdureza, dureza e microestrutura da liga bronze alumínio níquel CUAl10NI5FE5. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, . 2017.
Orientador: Giselle Primo Samogim.
66.   William Alberto Leonel Ferreira. Interações de sistemas nanoestruturados de zircônia/ácido oleico em diferentes solventes orgânicos.. Dissertação (Mestrado em Quimica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Fernando Rogério Pavan.
67.   Ylich Peter Schmitt. Determinação da equação de crescimento de grão no aquecimento da liga ASTM F-138. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, . 2017.
Orientador: Giselle Primo Samogim.


(*) Relatório criado com produções desde 2017 até 2020
Data de processamento: 12/04/2021 17:31:19