PPG-NMA contra a Covid-19

O Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados (PPG-NMA) da UFABC está com inscrições abertas para 12 vagas de doutorado e 6 de pós-doutorado, exclusivas do projeto aprovado pelo Programa de Combate a Epidemias da CAPES. Intitulado Construção de plataformas nanoestruturadas para prevenção e detecção da Covid-19, o projeto foi um dos 31 selecionados pela CAPES no âmbito do Edital nº 09/2020, dentre 545 propostas de diversas instituições nacionais e estrangeiras.

Os candidatos aprovados nos processos seletivos receberão bolsas de doutorado e de pós-doutorado da CAPES e ingressarão em setembro de 2020. Seus projetos serão desenvolvidos por meio de colaborações entre docentes do PPG-NMA e pesquisadores do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), voltados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, com foco em prevenção e diagnóstico. Sua abordagem interdisciplinar permitirá a inclusão de alunos de diversas áreas do conhecimento, como física, química, biologia, saúde e engenharias.

Em geral, os projetos propõem o desenvolvimento científico-tecnológico e a geração de produtos: desenvolvimento de biosensores diagnósticos, desenvolvimento e reposicionamento de fármacos, materiais autodesinfetantes, veículos carreadores de fármacos, fotofísica e fotônica aplicadas à inativação viral, estratégias de eliminação viral no meio ambiente de forma ecologicamente correta, cálculos computacionais, machine learning, materiais semicondutores emissores de radiação ultravioleta, desenvolvimento de novos materiais nanoestruturados com alta capacidade pró-oxidante para combate ao vírus etc.

A seleção dos candidatos às bolsas de doutorado será realizada com base em três critérios principais: histórico escolar (graduação e mestrado); currículo Lattes; e entrevista, a ser realizada, remotamente, pela comissão de seleção. No caso dos candidatos às bolsas de pós-doutorado, os critérios serão: histórico escolar de doutorado; currículo Lattes; projeto de pesquisa; e entrevista, a ser realizada, remotamente, pela comissão de seleção.

As inscrições estarão abertas entre os dias 21 de julho e 3 de agosto (bolsistas de doutorado) e entre 31 de julho e 24 de agosto (bolsistas de pós-doutorado). Para mais informações, acesse:

– Edital n° 24/2020 – PROPG/CAPPG – Processo seletivo para ingresso de bolsistas de doutorado, Edital CAPES-Pandemias, do Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC

– Edital nº 27/2020 – PROPG/CAPPG – Processo seletivo para bolsistas de pós-doutorado, Edital CAPES-Pandemias, do Programas de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC

(Fonte) Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC



Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nessa sexta-feira, 19 de junho, o resultado do Edital nº 09/2020 do Programa de Combate a Epidemias, que financiará pesquisas e bolsas de pós-graduação nas áreas de epidemiologia, infectologia, microbiologia, imunologia, bioengenharia e bioinformática. Segundo a CAPES, o edital, que recebeu 545 propostas, previa a seleção de 30, mas, devido à alta qualidade, 31 atingiram a avaliação máxima e foram aprovadas. Cada uma será contemplada com até 30 bolsas e um valor de até 345 mil reais, entre custeio e capital.

No seleto grupo de projetos aprovados consta um do Programa de Pós-graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC, intitulado Construção de plataformas nanoestruturadas para prevenção e detecção da Covid-19. Dentre os seus principais objetivos está a atuação em duas linhas de frente no combate ao novo coronavírus: a de prevenção, por meio de estudos sobre a interação do vírus com materiais nanoestruturados, visando prevenir o contágio por superfícies contaminadas pela inativação viral para auto-desinfecção, e a de detecção e diagnóstico, por meio do desenvolvimento de testes precisos baseados em IgM-IgG (rápido) e material genético, além de modelos baseados em inteligência artificial (machine learning) para apoiar o processo de diagnóstico com diferentes materiais.

De acordo com o seu plano de trabalho, o projeto representa um desafio inovador para o desenvolvimento científico-tecnológico relativo à saúde pública, com grande impacto social. Sua abordagem interdisciplinar permitirá reunir profissionais de diversas áreas de pesquisas fundamentais, clínicas e tecnológicas em prol de um mesmo objetivo: a obtenção de novos conhecimentos, melhorias de processos e produtos para um controle mais efetivo do SARS-CoV-2. O projeto será realizado em colaboração com pesquisadores do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

Oportunidades para pesquisadores
Segundo o Prof. Dr. José Antonio Souza, coordenador do projeto e do Programa de Pós-graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC, objetiva-se, também, investir na formação de recursos humanos qualificados e, para tanto, está prevista a concessão de 12 bolsas de doutorado e 18 de pós-doutorado ao longo dos seus 3 anos de vigência.

Sobre o Programa de Combate a Epidemias da CAPES
O Programa é um conjunto de ações de apoio a projetos, pesquisas e formação de recursos humanos para enfrentar a Covid-19 e estudar temas relacionados a endemias e epidemias. Estrutura-se em duas dimensões – ações estratégicas emergenciais imediatas e ações estratégicas emergenciais induzidas em áreas específicas – e três editais: Epidemias (Edital nº 09/2020); Fármacos e Imunologia (Edital nº 11/2020); Telemedicina e Análise de Dados Médicos (Edital nº 12/2020).

O Edital n° 09/2020, no qual o referido projeto da UFABC foi aprovado, disponibilizará recursos na ordem de 70 milhões de reais para despesas de capital, custeio e bolsas. Os 31 projetos de pesquisa selecionados receberão até 345 mil reais cada, além de bolsas de doutorado e pós-doutorado – estima-se a implementação de 900 bolsas.
(Fonte) Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC