V NanoMat – Simpósio em Nanociência e Materiais Avançados

banner_simposiio_nonoMat

nanomat_v

Apoio

fapesp

Encerramento das inscrições será 15 de setembro
Para os alunos que pretendem concorrerem a apresentação oral os resumos devem ser submetidos até 5 de Setembro

Realizar inscrição

 

Almoço científico com Professor Juan (Tito) Scaiano da Universidade de Ottawa

No dia 26 de setembro do corrente ano, o Professor Juan (Tito) Scaiano oferecerá um almoço para um público de até 15 estudantes de Graduação, Mestrado e Doutorado, sendo esse ultimo com prazo de, no mínimo, um ano para defesa, que estejam interessados em estágio no novo centro de Pesquisa em Materiais (http://camar.chemistry.uottawa.ca) coordenado pelo professor. Os alunos de doutorado com prazo de um ano ou mais para defesa são elegíveis para o programa ELAP e outras bolsas
http://www.scholarships-bourses.gc.ca/scholarships-bourses/can/institutions/elap-pfla.aspx?lang=eng. O encontro para almoço contará também com a presença da doutora Jazmin Silvero que participou do programa ELAP e foi vencedora de prêmio internacional devido a esse trabalho desenvolvido. O almoço é gratuito e o local e horário serão oportunamente divulgados. A língua será o Inglês, mas para conversas com o professor pode ser usado o espanhol que é sua língua mãe. As inscrições encerram-se tão logo as 15 vagas tenham sido preenchidas.

 

Sobre o Simpósio

Chegamos à quinta edição do Simpósio do Programa de Nanociências e Materiais Avançados da UFABC (PPG-NMA), um programa que se fundamenta em duas linhas de Pesquisa: Nanociências e Materiais Funcionais Avançados que atuan na fronteira do conhecimento e de forma interdisciplinar.

Os Simpósios do Programa tem se mostrado como uma rica oportunidade de interação entre os grupos de pesquisa, de atualização conjunta sobre a produção do programa e das perspectivas da Nanociência e Materiais Avançados. O advento da Nanociência trouxe expectativas de avanços ainda não totalmente concretizados. Para o desenvolvimento de novos materiais e de instrumentos óticos e eletrônicos revolucionários, sabemos que já não basta o domínio da produção de nanoestruturas das mais variadas formas e tamanhos com uma multiplicidade de propriedades.

A visão mais atual é que esforços devem ser direcionados para o desenvolvimento de sistemas inteligentes capazes de atuarem em modo de cascata de ativação. Outro avanço importante é representado pelos metamateriais dielétricos, ou seja, cristais anisotrópicos com resposta eletromagnética de baixa perda que trazem a expectativa de possível integração de exóticos efeitos eletromagnéticos em práticos dispositivos fotônicos e o confinamento de subdifração e direcionamento da luz sem metais.

Portanto, a Nanociência está na base dos extraordinários avanços tecnológicos do futuro e invariavelmente associada à Ciência dos Materiais Avançados. O avanço na funcionalidade dos materiais envolve não apenas obter novas propriedades e melhor desempenho como também a sustentabilidade. A abordagem para o desenvolvimento de novos materiais envolve a pesquisa experimental associada à simulação e modelagem.

Em cada Simpósio a visão da fronteira do conhecimento da Nanociência e dos Materiais Avançados, suas novas perspectivas de aplicação e o intercâmbio de produção dos diferentes grupos do programa se renovam. Os Simpósios são também uma oportunidade para discutir as estratégias de crescimento do Programa O intercâmbio de informações sobre inovação estimula novas criações e parcerias científicas. Nossos Simpósios agregam os membros discentes e docentes do Programa para atualização, motivação e cooperações que nos mantém nos rumos da excelência científico-tecnológica com a consequente contribuição para o desenvolvimento do país. 

Programação

Hora

 

Atividades
27/09 28/09
9:00 h. Abertura do Simpósio – Desafio colocado

Quais os caminhos para a excelência do Programa?

Plenária Osvaldo N. Oliveira – USP, São Carlos.

O futuro da ciência dos materiais com aprendizado de

máquina e Big Data

9:30 Sessão Plenária (Plenary Lecture)

Juan Carlos (Tito) Scaiano. University of Ottawa.

Click nanocatalysis, one molecule at a time

Sessão Plenária (Plenary Lecture)

Luiz Henrique Caparelli Mattoso – Embrapa – Instrumentação Agropecuária

Desenvolvimento de Novos Materiais de Fonte Renovável Explorando a Nanotecnologia

10:00 Coffee break/ Apresentação de pôster Coffee break/ Apresentação de pôster
10:30 Sessão Plenária (Plenary Lecture) Adalberto Fazzio – USP/UFABC/CNPEM

2D Topological Insulators: Trends in Chemical Space via Machine Learning

Sessão Plenária (Plenary Lecture)

Luciano Caseli – Universidade Federal de São Paulo

Filmes ultrafinos bioinspirados para sensores e modelos de membrana

11:00 André Sarto Polo – Desenvolvimento de Materiais Funcionais Avançados para um Futuro Sustentável Ronei Miotto – Magnetic Nanoparticles for Medical Applications: Contribution of Simulation
11:15 Jazmin Silvero – Metallic Nanoparticles and mammals. Do they really like each other? The case of gold and zinc. Roosevelt Droppa  Jr– Defects and Strains in Nanostructured Materials Surface Studied by High Resolution X-Ray Diffraction.
11:30 Derval dos Santos Rosa – Cellulose Nanostructure Obtained from Residues:  Different Methodologies, Their Applications and Life Cycle Assessment Cedric Rocha Leão – The Effect of Diffusivity of Material from the Contacts in the Performance of Electronic Devices.
11:45 Marcia Spinacé – Compósito de amido termoplástico reforçado com celulose Mistérios da Água Confinada: Seu Segundo Ponto CríticoHerculano Martinho – Desvendando Alguns dos 
12:00 Almoço (Lunch) Almoço (Lunch)
14:00 Sessão Plenária (Plenary Lecture)
Luiz Henrique Catallani – Universidade de São Paulo. Tailoring properties of biodegradable polymers for tissue engineering
Apresentação oral convidado Wanius Garcia, docente do Programa de Biotecnociência – One Pot Synthesis of Metal Nanoparticles by Enzymes that Catalyses Biomass Degradation
14:30 Juliana Marchi – Biomateriais: Uma Abordagem Translacional Fabio Furlan Ferreira – Characterization of Superparamagnetic Iron Oxide Nanoparticles for Potential Biomedical Applications.
14:45 Discente Roger Borges – Caracterização Estrutural e Biológica In Vitro de Vidros Biocompatíveis Contendo Terras Raras. Pós Doc Fabio Negreiros Ribeiro – Water Adsorption on the Gypsum (0 1 0) Surface: A Theoretical and Experimental Study.
15:00 Discente Victoria Castagna Ferrari – Photoactive Multilayer Tungsten Oxide Electrode Synthesized Via Dip-Coating Deposition Solution. Discente Enésio Marinho da Silva Jr – Estudo Ab Initio das Propriedades Eletrônicas do BiVO4 dopado com Mo ou W
15:15 Discente Daniel Belchior Rocha – Starch as Green Coupling Agent for Recycling Polymer Composites Diretor da Assessoria de Relações Internacionais da UFABC Carlos Alberto Kamienski

Internacionalização: Um Caminho para a Excelência.

15:30 Coffe break/Apresentação de Posters Coffe break/Apresentação de Posters
16:00 Mesa Redonda – Inovação – Participação Diretoria da Inova UFABC

Anapatrícia O. M. Vilha.

Convidado: Eduardo Couto e Silva (CNPEM)

Mesa Redonda – Avaliação CAPES versus Destaque Internacional.

Chair Iseli Lourenço Nantes

17:30 Encerramento

Resultado da avaliação e datas para apresentação oral discente

27/09
27/09 às 14h45 Roger Borges
27/09 às 15h Victória Ferrari
27/09 às 15h15 Daniel Belchior
28/09 às 14h45 Fábio Negreiros
28/09 às 15h Enésio Marinho

Resultado da avaliação e datas para apresentação de pôster

Importante:
Para os pôster  podem ser utilizados qualquer tipo de layout porém os tópicos devem seguir o padrão de nosso modelo de exemplo.

Os displyas estarão disponíveis a partir das 9h para afixação dos trabalhos

Fazer download do nosso modelo de exemplo

27/09/2017 – 10h às 10h30 José Ricardo Nunes de Macedo
Daniel Victor Amaral Chiaretti
Karen de Souza do Prado
Júlia Rocha Gouveia
Silvano Leal dos Santos
Anderson Santos Soares
Andressa Vidal Müller
Victor Buratto Tinti
Giulia Maria Rodrigues
Alvares Nathalie Minako Ito
27/09/2017 – 15h30 às 16h Leandro Antonio De Oliveira
Luís Marcelo Garcia da Silva
Daniel Ricardo Argumedo
Eloana Patrícia Ribeiro
Aline Tiemi Sugano Segura Ramos
Aryane Tofanello
Elaine Teixeira Veiga
Bruna Tosco
Julio Gallinaro Maranho
Amanda Martins Nacas
28/09/2017 – 10h às 10h30 Vânia Mendes do Prado
Daniel Ayarroio Seixas
Rogério Ramos de Sousa Junior
Isis Sousa Oliveira Pereira
Hugo Gajardoni de Lemos
Midilane Sena Medina
Marina Almeida Santos de Nardi
Kelly Cristina de Lira Lixandrão
Karina Brenes Argüello
César Augusto Díaz Pomar
28/09/2017 – 15h30 às 16h Jéssica Helisa Hautrive Rossato
Paula Pereira Janusonis
Diego Anísio Modesto
Telma Zambanini
Alana Gabrieli de Souza
Asaph Armando Jacinto
Eduardo Gimenes Jabes
Juliane Nogueira Batista Dias Pelin
Gabriel Ravanhani Schleder
Hebert Freitas dos Santos
Adrianne Marlise Mendes Brito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *