V NanoMat – Simpósio em Nanociência e Materiais Avançados

banner_simposiio_nonoMat

nanomat_v

Encerramento das inscrições será 15 de setembro
Para os alunos que pretendem concorrerem a apresentação oral os resumos devem ser submetidos até 18 de Agosto

Realizar inscrição

Sobre o Simpósio

Chegamos à quinta edição do Simpósio do Programa de Nanociências e Materiais Avançados da UFABC (PPG-NMA), um programa que se fundamenta em duas linhas de Pesquisa: Nanociências e Materiais Funcionais Avançados que atuan na fronteira do conhecimento e de forma interdisciplinar.

Os Simpósios do Programa tem se mostrado como uma rica oportunidade de interação entre os grupos de pesquisa, de atualização conjunta sobre a produção do programa e das perspectivas da Nanociência e Materiais Avançados. O advento da Nanociência trouxe expectativas de avanços ainda não totalmente concretizados. Para o desenvolvimento de novos materiais e de instrumentos óticos e eletrônicos revolucionários, sabemos que já não basta o domínio da produção de nanoestruturas das mais variadas formas e tamanhos com uma multiplicidade de propriedades.

A visão mais atual é que esforços devem ser direcionados para o desenvolvimento de sistemas inteligentes capazes de atuarem em modo de cascata de ativação. Outro avanço importante é representado pelos metamateriais dielétricos, ou seja, cristais anisotrópicos com resposta eletromagnética de baixa perda que trazem a expectativa de possível integração de exóticos efeitos eletromagnéticos em práticos dispositivos fotônicos e o confinamento de subdifração e direcionamento da luz sem metais.

Portanto, a Nanociência está na base dos extraordinários avanços tecnológicos do futuro e invariavelmente associada à Ciência dos Materiais Avançados. O avanço na funcionalidade dos materiais envolve não apenas obter novas propriedades e melhor desempenho como também a sustentabilidade. A abordagem para o desenvolvimento de novos materiais envolve a pesquisa experimental associada à simulação e modelagem.

Em cada Simpósio a visão da fronteira do conhecimento da Nanociência e dos Materiais Avançados, suas novas perspectivas de aplicação e o intercâmbio de produção dos diferentes grupos do programa se renovam. Os Simpósios são também uma oportunidade para discutir as estratégias de crescimento do Programa O intercâmbio de informações sobre inovação estimula novas criações e parcerias científicas. Nossos Simpósios agregam os membros discentes e docentes do Programa para atualização, motivação e cooperações que nos mantém nos rumos da excelência científico-tecnológica com a consequente contribuição para o desenvolvimento do país.

27/09 28/09
9:00 h. Abertura do Simpósio – Desafio colocado

Quais os caminhos para a excelência do Programa?

Sessão Plenária (Plenary Lecture) Osvaldo N. Oliveira – USP, São Carlos.

O futuro da ciência dos materiais com aprendizado de

máquina e Big Data

9:30 Sessão Plenária (Plenary Lecture)

Juan Carlos (Tito) Scaiano. University of Ottawa.

Click nanocatalysis, one molecule at a time

Apresentação oral convidado Wanius Garcia, docente do Programa de Biotecnociência.

One Pot Synthesis of Metal Nanoparticles by Enzymes that Catalyses Biomass Degradation

10:00 Coffe break Coffe break
10:30 Sessão Plenária (Plenary Lecture) Adalberto Fazzio – USP/UFABC/CNPEM

2D Topological Insulators: Trends in Chemical Space via Machine Learning

Sessão Plenária (Plenary Lecture) Luciano Caseli – Universidade Federal de São Paulo.

Filmes ultrafinos bioinspirados para sensores e modelos de membrana

11:00 Apresentação oral docente Apresentação oral docente
11:15 Apresentação oral docente Apresentação oral docente
11:30 Apresentação oral docente Apresentação oral docente